30/12/2008

Salvem a Guarita da Muralha de Peniche de Cima!

No intuito de alertar as autoridades locais responsáveis, quer da Junta de Freguesia da Ajuda quer da Câmara Municipal, e consequentemente as Nacionais, venho apresentar em imagens recolhidas recentemente o estado em que se encontra a guarita da muralha de Peniche de Cima. Conforme as imagens documentam existem brechas importantes tanto na cúpula como no corpo da guarita.
A importância desta chamada de atenção é não só, para a perda do património (autentico ex-libris de Peniche de Cima) mas também para o problema de segurança de que se reveste toda a área de banhos da nossa praia junto à muralha.
Penso por isso que deveria com carácter de urgência ser de imediato feito uma cintagem de protecção ao corpo da guarita e posteriormente com a brevidade possível uma reparação de monta, sob pena de podermos vir a chorar por algum acidente.





Gostaria que este assunto não caísse no esquecimento, isso também depende de todos, a bem do património de Peniche de Cima.

8 comentários:

Anónimo disse...

Ola Chico.
a caminho da cidade do Cabo espreitei o blogg e vejo isto...Nao sei se sera por isto mas tenho visto nas vezes que venho a Peniche malta saltar da Guarita para o mar em mare-cheia coisa que nao me lembro quando miudo ter feito,o visto...claro que nao deve ser so disso mas pode ter influencia...o certo e como dizes ser reparado antes que realmente aconteca coisa grave...
O teu proximo emprego deveria..penso que nao queres..o de ser inspector do patrimonio em Peniche porque estas cima de tudo o que se passa ai..e de dar a saber a todos nos..obrigado
Abraco

Luis Santana disse...

Ola a todos. Gostaria de apelar, a qem de direito, que nao deixem cair o guarita de Peniche de Cima. Nao guardem para amanha o que podem fazer hoje. Um emigrante que se preocupa com a sua terra... Um abraco e um Feliz Ano Novo a todos. Luis Santana

Anónimo disse...

È com muita tristeza que nos defrontamos com situações destas. Por favor,não deixem estas belas Guaritas do passado desaparecerm!

Bom Ano de 2009 para todos.
Um abraço

Anónimo disse...

ola chico concordo com esse reparo ..apelo as autoridades competentes para que algo seja feito e nao deixem ficar no esquecimento,,um feliz Ano Novo para todos os amigos deste blogg//adeus um grande abraco Humberto silva

Rogério Paulo Pereira disse...

Caro Francisco,
Este ano para variar estou a passar o Natal e Ano Novo em Peniche e também já tinha reparado e comentado com a família o estado de degradação que não só a guarita que refere apresenta, mas toda a muralha que vai até à Capitania de um modo geral.
Neste aspecto atrevo-me a incluir também a muralha da fortaleza.
Não nos podemos esquecer que este tipo de construção militar era geralmente rebocada e pintada de amarelo ocre, como se mantém na ponte velha. Por isso o que conhecemos há muitos anos já são muralhas que pouco têm que ver com as originais.
Relembro o que se passou no Castelinho em Angra, em que parte da muralha do Forte ruiu e não acredito que tão cedo seja reparada, pois agora que está no mar ninguém assume responsabilidades.
Por isso, se não quisermos no futuro que da muralha reste apenas o que se pode ver hoje do forte que existia a seguir ao Quebrado, alguém tem de começar a intervir não só na guarita mas em todas as muralhas da cidade. Pode parecer que não, mas não são eternas.
Tenho a certeza que se a guarita cair vão passar muitos anos até que se reconstrua, se alguma vez se reconstruir.
Aproveito para lhe desejar boas festas.
Um abraço

Margarete disse...

Ola a todos
Quando estou cà, vou quase todos os dias à muralha, para mim é quase
uma obrigação, ir là ver este cantinho que eu adoro, e jà tinha visto que a guarita e as muralhas estão muito degradadas, esperamos que as autoridades competentes, não deixem esta beleza desaparecer.
Un abraço a todos

Anónimo disse...

Caro Rogério

Espero que a sua estadia na nossa terra lhe corra bem. De facto toda a zona de muralha incluindo a Fortaleza precisa urgentemente de intervenção, aguardemos que com as obras agendadas da fossa das muralhas parte das mesmas sejam recuperadas para já, vamos a ver. O Problema da Guarita de Peniche de Cima e parte da muralha do meio baluarte antes do Quebrado são mais urgentes.
obrigado pela visita e um abraço.

Cristina Leitão disse...

Olá Francisco,
Naturalmente partilho da sua preocupação, e custa-me muito saber que podemos perder este património.
Também me custa ver que a Câmara Municipal não se interessou minimamente pelas ideias deixadas pelo PSD quanto à minimização do risco de ruína.
Pedimos para que não seja possível aos veiculos estacionar e circular junto à muralha, agora especialmente na area da guarita da Gamboa,
em concreto o estacionamento abusivo de caravanas que todos os dias estão naquela zona.
A vibração por estes provocada naturalmente não ajuda aos problemas de deslocamento da guarita.
Seria tão fácil promover esta acção, que se torna incompreensível o facto de ainda nada ter sido feito!!
Um abraço, Cristina Leitão