29/11/2009

Naufrágio do "Vougamar" em Frei Rodrigo - Peniche






Estas fotos dão conta de um naufrágio de um barco de arrasto na costa norte de Peniche, desconheço o nome da embarcação e o ano do acidente.

Se alguém puder ajudar agradeço.

-




* Informação fornecida através de comentário por Filipe da Silva, indicam o nome da embarcação como "Vougamar" e a data do naufrágio em 1994 ou 1995, agradeço a colaboração.


* Informação adicional fornecida por Nuno Leitão dá conta de que o naufrágio ocorreu a 27/10/1995 tendo os tripulantes sido salvos por um helicóptero Puma da Força Aérea como o auxílio dos Bombeiros Voluntários.


-
Fotografia 1 enviada por Nuno miguel Leitão
Fotos 2 e 3 enviadas por Damião Granada

10 comentários:

FILIPE da SILVA disse...

esta embarcação tinha o nome de "VOUGAMAR" e o ano foi em 94 ou 95

FILIPE da SILVA disse...

http://olhares.aeiou.pt/sonhos_naufragados_foto2494166.html

OUTRA FOTO DO VOUGAMAR

Anónimo disse...

O nome era Vougamar, ou seria ALGAMAR? Julgo que foi em 1994, mas certamente a Capitania e/ou os Bombeiros poderão confirmá-lo. Abraço

Anónimo disse...

Vougamar - Dezembro de 1995. Mais uma foto em: http://www.dpreview.com/challenges/Entry.aspx?ID=180837

FGV disse...

Obrigado pela informação e pela dica do site.

André disse...

Também tens outra fonte, salvo erro a seguradora era a Mútua Dos Pescadores!

Nuno Leitão disse...

Uma avaria no sistema de propulsão e pilotagem levou esta embarcação a encalhar no dia 27 de Outubro de 1995.
O salvamento foi feito por um helicóptero Puma da F.A.P e com ajuda dos Bombeiros Voluntários de Peniche.

Anónimo disse...

Constou-se na altura que tinham ido á agua-pé do TEXUGO.

Anónimo disse...

tens razao nuno pois eu fui a peniche em novembro vi o barco mas olha nuno nem vi a agua pe do meu amigo antonio santos ''texugo tal nao foi o correpio por causa do barco e eu fui do canada para beber uma canequinha e ja nao havia nada para ninguem por isso tens a data certa nuno um abraco para todos os amigos deste blog;;;;;;adeus ''''humberto silva

Candy disse...

Correctíssimo, o nome era Vougamar. Tinha matricula A-3441-C.
Estive lá nessa noite com o meu pai! Mal soubemos do ocorrido fomos, como muitos outros, ver o que se passava. Talve fosse por volta da 1 da manhã ou pouo mais que para lá fomos e mantivémo-nos por lá até ao fim das operações, talvez por volta das 5 e picos da manhã. Foi de louvar o trabalho dos BVP! Perante a insistência daqueles homens que gritavam, "vou saltar! Vou saltar", o pessoal dos bombeiros consegui dissuadi-los enquanto não chegava o Puma. Se saltassem teria sido o último salto das vidas daqueles homens.
Eu e o meu Pai (Delmiro do Correio), principalmente o meu pai não conseguimos sair de lá sem nos certificarmos que não aconteceria o mesmo que já tinhamos presenciado, na década de 70, aquando do naufrágio do "Benito". Nós viviamos nos Remédios e um dos que alí perdeu a vida era nosso vizinho, do lado. Quem viu nunca poderá esquecer!
Bem hajam todos os que contribuiram para que os homens do "Vougamar" saissem de lá a salvo!