18/11/2010

Mestre Charrinho e o "Vivicajo"

Na primeira imagem vêm-se o Mestre Charrinho e os quatro filhos à proa da traineira.

Nesta imagem os Campeões da pesca de 1958, Mestre Aníbal (Traineira "Duas Filhas") e Mestre Charrinho, no meio o Presidente da Câmara da altura Sr. António da Conceição Bento.
Nesta imagem em que além do Mestre Charrinho reconheço os Mestres Zé Maria e António Maria e Mestre Jeremias, têm uns troféus que possivelmente estarão relacionados com o engalanamento das traineiras na Festa da Nª Srª da Boa Viagem.
Mestre Charrinho no Vivicajo no Estaleiro.
Mestre Charrinho com camaradas a bordo.

Qualquer erro ou omissão ou algo que queiram completar, agradeço que façam a correcção através de comentário.

Agradeço ao Filipe Jorge o contributo.





Fotografias enviadas pelo Vitor Glória netos do Mestre Charrinho.

13 comentários:

Filipe Jorge disse...

Chico, nestas fotos para além das pessoas por ti identificadas, quero-te dizer que na segunda foto para além do mestre Charrinho os outros senhores são Mestre Anibal, dono e mestre da traneira "Duas Filhas" e o presidente da Camara de Peniche, senhor António Conceição Bento.
Na terceira foto o senhor da esquerda é o mestre Jeremias, sogro do nosso comum amigo Honorio.Na quinta foto reconheço o senhor de óculos,de nome Hernani Patrão, penso que era o motorista do barco, de costas um dos chamados "Moços" da traineira o senhor Francisco mais conhecido pelo "Chico Patolas".
Um abraço
Filipe Jorge

Miguel lourenço (Sesimbra) disse...

Sr. Germano na 1 foto é uma nova Vivicajo para o lugar daquela antiga que veio do Algarve, é possivel exclarecer o ano e o estaleiro que foi construida a nova Vivicajo do mestre Charrinho.

Anónimo disse...

Caro Germano, na terceira foto, o segundo senhor é António Maria, pai do tó Zé Cação.

Vitor Glória disse...

Na primeira foto eu acho que não é o "VIVICAJO", Eu acho que é a "DONZELA", mas não tenho a certeza. Vou confirmar com o meu pai.

Miguel Lourenço disse...

A Donzela não é, porque tinha 3 estrelinha e o circulo ficava mais acima da risca (tabua da tabica)e a protecção em ferro do bico da proa era diferente.

Vitor Glória disse...

Já confirmei com o meu pai. De facto é o "VIVICAJO" (novo). Este foi construido em Vila do Conde no ano de 1965 ou 66.

Vitor Glória disse...

Já agora e para quem não sabe, a origem do nome deste barco do meu avô têm proveniência nas 2 primeiras letras dos nomes dos seus filhos.

VIVICAJO

VI de Vítor, VI de Vidaul, CA de Carlos e JO de José Matias

Miguel lourenço disse...

Gostava de ver uma foto da nova Vivicajo construida em Vila do Conde possivelmente pelo Samuel!!!

maria disse...

..obrigada. O mestre Aníbal, a traineira "Duas filhas"...Memórias da minha infância, o meu Pai trabalhava nesse barco como motorista.
maria

Anónimo disse...

BOA NOITE CHICO O VIVICAJO ERA AS PRIMEIRAS DUAS LETRS DOS FILHOS MAS TAMBEM TIVERAM UMA LANCA QUE PROVAVEL NA QUELE TEMPO ERA PARA IREM A LULA OU OUTRES ENTRETIMENTOS QUE SE A MEMORIA NAO ME FALTA CHAMAVA-SE ((JOCAVIVI ))IDALINO

Anónimo disse...

jocavivi era uma enviada que o mestre Charrinho usava para cargas e descargas quando o Vivicajo nao vinha a terra como nos dizia-mos no nosso tempo da pesca penso que estou certo....Humberto

Anónimo disse...

Para que não fique dúvidas a 1ª foto é o VIVICAJO novo, no dia do bota-abaixo em Vila do Conde a 05 de Maio de 1966

Vitor Charrinho

Anónimo disse...

Campeao das docas em Leixoes foi sem duvida Joaquim da Silva Rodrigues Pereira Camaço .
apelido Quim Camaço .