domingo, 14 de novembro de 2010

Navio encalhado na Praia de Peniche de Baixo - 12-12-1970

Trata-se de uma fotografia que me foi enviada pelo amigo João Rosado e da qual se desconhece o nome do navio, nacionalidade e a data do encalhe. Possivelmente o navio acabou por se "safar", a data penso ser década de 60.


Actual. 18:43- Por informação do Sr. Jacinto Neves através de comentário, esclareço que o navio se chamava "Santa Maria", que era um Caça-Minas e que devido a forte temporal de SW foi parar à praia dos barcos de Peniche de Baixo. O navio não conseguiu "safar-se" tendo sido desmantelado. Este acidente ocorreu em 12/12/1970. Desde já agradeço o esclarecimento e participação do Sr. Jacinto Neves no contributo para o enriquecimento da nossa memória colectiva.

4 comentários:

Jacinto Neves disse...

Grande foto.
Este Navio é o Caça-Minas da Marinha de Guerra Portuguesa "Santa Maria".
Dei à costa em 1968 ou 69.Foi de garra devido ao forte temporal de SW, a maioria dos marinheiros estavam no Cinemar. Conheço um 1º Sargento que estava abordo e relatou-me toda a operação de encalhe. O antigo Patrão do Salva-Vidas, Sr.Antonio Abreu (Antonio Florentino)participou nesta operação de socorro e contava-a muitas vezes. Foi uma noite de temporal por volta das 23h, quando o Patrão Antonio foi à janela da Estação Salva-Vidas e reparou que o navio ia de garra para a praia dos barcos, de imediato telefonou para o Patrão-mor,o P.mor disse-lhe se ele estava a brincar.O navio que era a vapor e não pode meter maquinas, começou a apitar repentinamente. De imediato apareceu a Guarnição do SM. no ISN para embarcar no Salva-Vidas e deslocar-se para o navio.
Acabou por não ser possivel devido ao Santa Maria já estar na praia encalhado. Nas semanas seguintes tentou-se desencalhar, não sendo possivel, foi então desmantelado e morreu ali na praia dos barcos.
Tenho no meu gabinete (ISN) a replica em miniatura desse Navio Santa Maria.

Albino disse...

Olhem bem como era tambem bonita a praia de Peniche de Baixo onde muitos de nos se banhava nos dias de Verao...hoje o Porto de Peniche desde os anos 80 ??
Abraco

Anónimo disse...

Este barco foi à praia na noite de 10 para 11 de Dezembro de 1970. Foi desmantelado, no entanto, o seu casco seguiu para Vila Franca de Xira para o transporte de areia no rio Tejo.

Fausto Maia disse...

Engraçado, até hoje sempre pensei que o SANTA MARIA, era um navio auxiliar da Marinha de Guerra. Eu era Marinheiro na altura e estava exactamente num Draga-Minhas o "LAJES". No Santa Maria, estava um AMIGO meu o 555/69 Marinheiro M Recordo bem que foi o ULTIMO Navio a CARVÃO da Marinha de Guerra! Por este facto, nunca o ter esquecido. Maia Ex-Marinheiro M