14/11/2010

Navio "Santa Maria" encalhado na "Praia dos Barcos" de Peniche de Baixo - 10 para 11DEZ1970


O Navio da Marinha, "Santa Maria" um Draga-Minas a vapor (único navio na época a funcionar a carvão) estava ancorado no porto de Peniche, até que se deu um valente temporal que fez o navio "ir dar à praia", de nada serviram os esforços da tripulação que acorreu ao chamamento das buzinas do ISN. pois não o conseguiram "safar".
Segundo indicação de um leitor deste Blogue, o navio foi desmantelado mas o casco ainda foi rebocado para Vila Franca de Xira, para transporte de areias do Tejo.
Existe uma réplica deste navio no ISN segundo indicação do Sr. Jacinto Neves.

Agradecimentos:
Ao Sr. João Rosado que me enviou a fotografia
Ao Sr, Jacinto Neves que através do seu comentário fez luz sobre muitas dúvidas que eu tinha
Ao Sr. Maia (Ex- Marinheiro) através de comentário
Ao anónimo que esclareceu o fim do navio (através de comentário

5 comentários:

Jacinto Neves disse...

Grande foto.
Este Navio é o Caça-Minas da Marinha de Guerra Portuguesa "Santa Maria".
Dei à costa em 1968 ou 69.Foi de garra devido ao forte temporal de SW, a maioria dos marinheiros estavam no Cinemar. Conheço um 1º Sargento que estava abordo e relatou-me toda a operação de encalhe. O antigo Patrão do Salva-Vidas, Sr.Antonio Abreu (Antonio Florentino)participou nesta operação de socorro e contava-a muitas vezes. Foi uma noite de temporal por volta das 23h, quando o Patrão Antonio foi à janela da Estação Salva-Vidas e reparou que o navio ia de garra para a praia dos barcos, de imediato telefonou para o Patrão-mor,o P.mor disse-lhe se ele estava a brincar.O navio que era a vapor e não pode meter maquinas, começou a apitar repentinamente. De imediato apareceu a Guarnição do SM. no ISN para embarcar no Salva-Vidas e deslocar-se para o navio.
Acabou por não ser possivel devido ao Santa Maria já estar na praia encalhado. Nas semanas seguintes tentou-se desencalhar, não sendo possivel, foi então desmantelado e morreu ali na praia dos barcos.
Tenho no meu gabinete (ISN) a replica em miniatura desse Navio Santa Maria.

Albino disse...

Olhem bem como era tambem bonita a praia de Peniche de Baixo onde muitos de nos se banhava nos dias de Verao...hoje o Porto de Peniche desde os anos 80 ??
Abraco

Anónimo disse...

Este barco foi à praia na noite de 10 para 11 de Dezembro de 1970. Foi desmantelado, no entanto, o seu casco seguiu para Vila Franca de Xira para o transporte de areia no rio Tejo.

Unknown disse...

Engraçado, até hoje sempre pensei que o SANTA MARIA, era um navio auxiliar da Marinha de Guerra. Eu era Marinheiro na altura e estava exactamente num Draga-Minhas o "LAJES". No Santa Maria, estava um AMIGO meu o 555/69 Marinheiro M Recordo bem que foi o ULTIMO Navio a CARVÃO da Marinha de Guerra! Por este facto, nunca o ter esquecido. Maia Ex-Marinheiro M

Jose Julio (ex aluno da escola de pesca de Peniche) disse...

Amigo a data não corresponde ao dia do encalho foi em 1970, segundo o seu amigo Sargento não lhe contou quantos marinheiros ficaram feridos, por se terem saltado boda fora, o resto da história está mais ou menos correcta.