13/11/2010

Traineira "Vivicajo" com uma carga de Chicharro




Fotografias que retratam o velho "Vivicajo" carregado de Chicharro atracado para descarga.


Fotografias enviadas pelo neto do Mestre Charrinho, Vitor Glória

7 comentários:

Albino disse...

E eu que tanto gosto de chicharro...fantastica foto do passado..

Luis Santana disse...

Era no tempo em que o Charro ( Chicharro) ia a 5 tostoes por cabaz. Era um fartote para uns e uma carga de fome para outros. Enfim, outros tempos, que e bom nao esquecer, eu ca nao.Um abraco

Anónimo disse...

Olá

É bom recordar estas fotos de antigos barcos, mas hoje mostreias a uma pessoa que viveu muitos anos da sua vida trabalhando nestes barcos: Vivicajo, Donzela, Xitó etc, c/o trabalho de moço não foi nada fácil, mas foi c/alguma emoção que o meu Bom Sogro Aires as viu.

Um Abraço
Tito Caetano

jorge saldanha disse...

Tempos antigos....ia dizer saudades loucas. Tenho saudades do chicharro.

Filipe Jorge disse...

Como os tempos mudam,nos dias de hoje tira-se carapau ao mar, aconteceu a semana passada e anteriores, porque ninguém o compra, não se percebe, mas enfim, com tanta fome no país, com lares de idosos com necessidades, será que não à camaras frigorificas para armazenar esse peixe em vez de mandá-lo de novo para o mar para sustento dos peixes?. Coloca-se milhões em Bancos cujos administradores se aproveitaram dele,compra-se submarinos para andarem a fazer o quê? gasta-se dinheiro em belos automóveis para a cimeira da Nato, enfim!
Antigamente havia 80/90 traineiras na frota de Pesca em Peniche, grande parte delas traziam 300, 400 500 e mais cabazes do dito "CHICHARRO" era vendido a meia duzia de escudos o cabaz, mas escuava todo, não havia tantas camaras frigorificas, havia sim muito sal, hoje com tantas tecnologias, com muita gente carenciada, não há espaço para albergar o peixe de um barco ou dois que não conseguem vender o seu produto.
Um abraço
Filipe Jorge

Miguel Lourenço disse...

Parabens ao autor do Blog pelo trabalho fantástico que tem a recuperar estas fotos junto da comunidade piscatória.

Anónimo disse...

Seria possível postar fotos da embarcação Baia de Peniche?