09/12/2010

Aumento de transito na Av. Mariano Calado

Mais de 60% seguramente, do transito que entra em Peniche pela entrada nobre (parece que não mas é) ou seja pelos portões de Peniche de Cima, segue em frente e vira no acesso à Gen. Humberto Delgado para entrar depois nas diversas zonas da cidade, conforme imagem abaixo, esta situação faz com que uma zona (assinalada a vermelho) seja a mais perigosa, dada a maior densidade populacional e a presença duma Escola Primária, apesar do sinal de proibição de 50 km/H existente no local. Bem sei que praticamente todos os dias nas horas de maior transito e saída/entrada da Escola se encontra um Policia a regular o transito, mas penso que a situação pode-se tornar mais grave com o passar do tempo, devendo existir um sinal que funcionasse por Radar, regulando a velocidade de quem entra e principalmente de quem vai sair, a exemplo do que acontece em algumas terras do nosso concelho, como Atouguia da Baleia ou Serra Del Rei, sinal esse que poderia ou não ter botão de controle de passagem de peões.


Seguem as imagens da localização que eu considero mais complicada.



Esta simples proposta tem um carácter de participação e do exercício de Cidadania que TODO o munícipe deve exercer, sejam Reformados, activos, Estudantes ou desempregados, pode ou não ser atendível, pode até ser considerada ridícula, mas desde que apresentada de boa fé deve ser respeitada e tomada em conta. É assim que se funciona em Democracia, apresentando propostas para o bem comum e não denegrindo Câmaras ou pessoas atrás do anonimato.

6 comentários:

Raul Correia disse...

Mais uma proposta bem pensada na segurança das pessoas.
Na minha opinião tem todo o fundamento e deveria ter pernas para andar, embora eu não acredito muito que isso seja possível, pois a ideia não é de quem tem o poder e como tal deixa de ter viabilidade.

No dia 10 de Março de 2019 também alertei em assembleia municipal para o perigo que é o excesso de velocidade entre o Casal Moinho e o Casal da Vala, mas até hoje nada foi feito, quando acontecer algo de grave irão logo a correr para camuflar a situação.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENICHE * Acta da Reunião de 10.03.2010 * Livro 20 * Fl. 35


Senhor Raul Correia:
Referiu a falta de segurança dos peões em Casal da Vala e perguntou se estava
alguma medida prevista para obviar aquela situação.
Solicitou também a colocação de sinalização junto às passadeiras para peões na
Avenida do Porto de Pesca, em Peniche.

Senhor Vice-Presidente da Câmara:
Disse que iria avaliar a situação em Casal da Vala e a pertinência de colocação
de lombas moderadoras de velocidade naquela via.
Informou ainda que a Comissão de Trânsito tinha elaborado uma proposta para
colocação de semáforos na Avenida do Porto de Pesca.

Já passaram 9 meses e nada foi feito.

Tal e qual o amigo Francisco Vieira irei continuar a exercer a minha participação em actos de cidadania.
Um grande obrigado ao Francisco pela coragem que tem em fazer estas propostas.

Anónimo disse...

É claro que (nestes casos) não devemos denegrir as Câmaras ou os seus activos.
Mas em Peniche, a falta de respeito pelas regras básicas do trânsito começa onde?
Quem, há anos e anos, deixa arrastar o dossier TRÂNSITO pela incompetência generalizada de acessorias internas ou contratadas?
O Raúl Correia é bem (infelizmente para ele) a prova da atenção que os municipes merecem nesta terra.

Anónimo (obviamente, porque ainda não reformado)

João Moreira disse...

Foi apresentada a quem da Câmara ou do Pelouro do Trânsito ? Em que data?O texto não esclarece esses dados fundamentais para um cibernauta de bom senso e responsável.Pergunte ainda, se fez chegar alguma proposta através do endereço electrónico existente para o efeito no site da CÂMARA desde Fevereiro de 2010.Não posso deixar de sublinhar 4 bons exemplos de decisões tomadas pelo Pelouro de TRÂNSITO desta autarquia, a saber:
1- A recente construção da Rotunda na Fonte do Rosário.
2- O ordenamento do Largo da Consolação para mais de 50 viaturas.
3- Com a realização da obra para o novo recinto da Feira Mensal foi criado um espaço polivalente que permite já a sua utilização de centenas de carros por dia.
4-Aprovação do projecto gradual de instalação de semáforos na cidade, nomeadamente na zona do acidentado cruzamento do dispensário.
Nunca vejo comentários positivos neste site sobre o trabalho da CMP.Porque será?

FGV disse...

Sr. João Moreira, não sei quem é nem pretendo saber, simplesmente o Sr. parece estar a confundir o "inchaço com a gordura", se reparar bem e não será difícil, verá que isto não é sequer nenhuma critica à Câmara,antes pelo contrário (ou não reparou?)apenas uma simples sugestão. Ou será que também vai passar a ser proibido "sugerir?".

Anónimo disse...

QUANDO A CÂMARA FAZ BONS TRABALHOS ESTE SITE TAMBÉM OS REFERENCIA; COMO EXEMPLO O SR. JOÃO MOREIRA PODE CONSULTAR http://pinturasempeniche.blogspot.com/2010/04/escola-primaria-do-alemao-peniche.html

UM AMIGO DE PENICHE

Anónimo disse...

Sr. João Moreira não vale a pena ir por aí,o que se pretende é mostrar situações que possam merecer o interesse de quem de direito.
Neste caso que o Francisco apresenta, é urgente que se faça alguma coisa para regular o transito nesta zona para deixar de ser a pista com, mais de 1Km de recta, que muitas vezes é.

Joaquim José