26/10/2012

Para a História do Rancho Folclórico dos Pescadores e Rendilheiras de Peniche (1940-50)

Recebi e passo a mostrar alguns elementos que podem acrescentar algo mais à História do Rancho Folclórico de Peniche, como recebi assim reproduzo.
O Rancho terá sido fundado pelo Sr. José Gaspar e pelo Sr. Assalino, por volta de 1940 e teve uma dúzia de anos de actividade, altura em que um dos fundadores, José Gaspar, voltou para Lagos sua terra natal e aí fundou o Rancho Folclórico do Clube Marítimo de Lagos. No início, este Rancho tinha no seu reportório algumas músicas do Rancho de Peniche.
Junto algumas fotos de um dos fundadores do Rancho, José Gaspar e da sua esposa Julieta, uma fotografia de grupo do Rancho quando foram actuar no Carnaval de Torres Vedras em 1952 e outra de algumas raparigas do Rancho.
Segue ainda um link com algumas músicas do primitivo Rancho dos Pescadores e Rendilheiras de Peniche.

José Gaspar e esposa, um dos fundadores do Rancho
Uma fotografia de grupo no Carnaval de Torres Vedras

Raparigas do Rancho

Link para músicas do Rancho.
P.S. - Este material foi-me enviado pelo Sr. Armindo Gaspar Gutmann, filho de José Gaspar, natural de Peniche e residente em Lagos.













1 comentário:

Albino disse...

Observei o video e as fotografias,e reparo que numa das fotos onde estao as raparigas do rancho,e parece que a minha tia Preciosa e uma dessas raparigas...
Muito possivel mesmo,ja que o rancho penso eu tera sido formado depois da segunda Guerra Mundial.
A minha tia teria portanto uns 18 anos??.Achava realmente saber Chico.(a foto e onde diz raparigas do rancho,e ela esta na ponta direita).obrigado
Abraco