14/09/2018

Discussão da 2ª Fase da obra do Fosso da Muralha


Decorreu ontem uma sessão aberta ao público e organizado pela Câmara Municipal de Peniche, para apresentação do PROJECTO DA 2ª FASE DO FOSSO DAS MURALHAS. Numa sessão muito viva, com a presença de muito público, na mesa para além do Sr. Presidente da Câmara, os Arquitectos responsáveis do projecto.
Devo dizer que gostei sinceramente, primeiro da organização do debate pela Camara para ficarmos a saber um pouco mais duma obra emblemática da cidade, depois gostei do próprio projecto em si, com algumas dúvidas aqui ou ali, mas não muito relevantes.
Depois da apresentação pelo Sr. Presidente da Câmara, seguiu-se a apresentação do Arquitecto responsável, que nos foi elucidando passo a passo.
Das intervenções da assistência, saliento uma que sugere que o projecto não acabe no cais das gaivotas mas siga até à Ribeira Velha e faça a ligação Portões de Peniche de Cima – Ribeira Velha, de outra que gostava de ver a antiga porta de muralha (Hoje fechada) existente no jardim ser ligada por ponte pedonal à nova obra e da demolição dos actuais Armazéns da Câmara, falou-se de apoio náutico para a prática de canoagem etc, mas aqui colocam-se dois problemas, um a poluição que ainda graça no espelho de água, devido a águas que caem dos antigos esgotos e a Eclusa que não funciona, por fim saliento uma outra intervenção que para além de propostas interessantes mas que poderão ficar em carteira para uma fase mais adiantada (o dinheiro disponível actual cerca de 1.2 M € é pouco) mesmo assim falou numa questão pertinente, uma vez que está contemplada a passagem da Festa da Boa Viagem para a nova área (zonas de estacionamento) e dado que são os meses mais críticos, Julho e Agosto, porque não continuar a fazer a festa dentro das muralhas (não sendo feita no Campo da Torre) para ”obrigar” os forasteiros a entrar na cidade, é pertinente mas os sítios apontados para mim não são possíveis, para isso como dizia um amigo que me acompanhava ontem fazia-se onde já foi em tempos na área entre o Mercado e a antiga Fábrica da Ramirez, enfim, ideias.

P.S. – Só tive conhecimento desta sessão por acaso num grupo do facebook a dois dias do mesmo, nem tenho a imagem do cartaz, antigamente este Blogue divulgava eventos de interesse para a cidade porque recebia essa informação via e-mail, poderá fazer o mesmo desde que lhe enviem a informação e desde que seja considerada relevante para a cidade e concelho.




2 comentários:

Alvaro Marques disse...

Obrigado pela informação. Espero que alguém repare na tua "disponibilidade" para informar quer os munícipes que outras pessoas que sejam emigrantes ou não e vivem fora de Peniche.
Obrigado e um abraço

Unknown disse...

Obrigado pela informação não percebi a falta de informação em alguns grupos soube por um amigo