domingo, 1 de fevereiro de 2015

A Tocha da Liberdade passou por Peniche

Dentro do programa da comemoração do 70º aniversário do final da 2ª Guerra Mundial, chegou a Peniche esta manhã, a Tocha da Liberdade, para assinalar o 70º Aniversário do final da 2ª Guerra Mundial. Quando as tropas soviéticas libertaram o campo de concentração de Auschwitz, depararam-se com um cenário de horror, que a humanidade terá de lembrar sempre para que nunca mais volte a acontecer. Em paralelo com esta cerimónia, foi inaugurada uma exposição de fotografia da URAP e uma outra de fotos de Carlos Inácio com fotos do Campo de Aushwitz. A Tocha da Liberdade fez um percurso por Peniche, conforme o programa.











Fotografias gentileza do amigo Carlos Tiago.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Borgen

Já há tempo que não escrevo, mas tenho acompanhado uma serie na rtp2, com o nome de Borgen, (nome do edifício que alberga o governo, o parlamento e penso que o tribunal superior) a serie é dinamarquesa, (penso que já vem de 2010), o enredo é baseado na vida de uma primeira-ministra deste pais e do dia a dia tanto do governo como da sua vida pessoal, que diferença, apesar de ser ficção, sei que o estilo de vida é assim, simples e sem luxos faustosos, a primeira ministra tem um assessor de imprensa a que chama, spin doctor, um assessor de ligação e aqui é que são elas, uma secretária que faz de telefonista do gabinete de primeiro ministro, claro que em situações de crise tem outros assessores e especialistas, mas já a vi chegar a casa e lavar a loiça depois de fazer o jantar, alem de outras coisas que a confundem com uma pessoa comum sem aquelas responsabilidades. Neste ultimo episódio que vi, a filha que tem um problema psicológico grave e precisa de internamento, as vagas no serviço público estavam com 50 semanas de espera o que inviabilizava o tratamento imediato, teve de a internar numa clinica privada, logo aproveitado pela oposição pois ela apresentava um projecto de reforço do serviço nacional de saúde em detrimento dos privados, os jornais, lá como cá, aproveitaram a doença da filha e montaram tenda à porta da clinica, alterando a vida da clinica e explorando ao máximo a doença da criança sem respeito pela sua vida, mas, para finalizar, sendo primeira-ministra não “arranjou” vaga milagrosa no serviço nacional de saúde para a filha, não, para libertar a clinica do sufoco que lhe montaram à porta, pediu a suspensão de mandato de primeira-ministra até à cura da filha. Que diferença de concepção do serviço público.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Fábio Verissimo é arbitro internacional FIFA

Fábio Veríssimo, jovem árbitro da A. F. Leiria, natural de Peniche, foi nomeado arbitro internacional FIFA. Desejamos-lhe as maiores felicidades neste novo passo da sua carreira.
Para maior desenvolvimento da notícia aceder aqui ao site da Federação.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

sábado, 24 de janeiro de 2015

Azenhas e açudes de Torres Vedras–imagens de um outro tempo

O amigo Jacinto Borges teve a gentileza de me enviar algumas fotos que tirou neste concelho e que eu vou publicar, trata-se de património em muito mau estado, a maioria degradado, mas não deixa de ser importante referir, este problema da deterioração do património não é exclusivo de Torres ou Peniche, antes é comum a todo o país. Nestas imagens vêm-se restos da Azenha da Boiaca e Açudes na Mata dos Cucos, vê-se depois outras imagens das Termas (ainda com bom aspecto) e de outras Azenhas e casas completamente degradadas, as imagens servem tão só para ilustrar aquilo que foi um valioso património e eu agradeço ao Jacinto Borges as ter enviado, pois apesar de em questões de património eu me centrar mais em Peniche e Concelho, também achei interessante divulgar estas imagens.

017

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Gentes de Peniche

Ti António Nobre, numa das minhas saidas de campo para fotografar, encontrei o Ti António, lá tivemos à conversa, contou-me casos da vida do mar, pedi-lhe se podia tirar um retrato, aqui está, com toda a sua naturalidade e genuinidade.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Um poema de Ary dos Santos nos 31 anos do seu desaparecimento

Da condição humana

Todos sofremos. 
O mesmo ferro oculto 
Nos rasga e nos estilhaça a carne exposta 
O mesmo sal nos queima os olhos vivos. 
Em todos dorme 
A humanidade que nos foi imposta. 
Onde nos encontramos, divergimos. 
É por sermos iguais que nos esquecemos 
Que foi do mesmo sangue, 
Que foi do mesmo ventre que surgimos. 

Ary dos Santos in "Liturgia do sangue"

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O naufrágio do "Santa Maria dos Anjos"

Mais uma vez uma embarcação naufragou, desta vez junto à praia das maçãs, era o "Santa Maria dos Anjos" a tripulação era do norte, de Caxinas, um dos naufragos nadou até terra, salvou-se, os outros cinco camaradas continuam desaparecidos. A embarcação tinha largado de Peniche para a faina, correm toda a costa, vidas de sacrificio.
Não encontro uma forma de homenagear estes homens estas familias, só o meu profundo respeito, pois toda a minha familia andou no mar também, apenas mostro uma imagem de traineiras que por vezes aportam a Peniche para virem trabalhar também do norte.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Uma expressão de liberdade

Pensei em expressar o meu sentimento de liberdade, hoje, após o terror ter andado à solta. Saiu-me isto, uma gaivota, assim, voando livre e sem vigias nem medos.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Equipa de futebol da "A. D. C. R. Independente" de Peniche de Cima - anos 80 sec. XX

Nesta fotografia revejo muitos amigos, alguns já não estão entre nós, como o Carlos Rico, o Zé Luis, o Catorze. Enfim são recordações que vou juntando neste imenso album de Peniche.

Em cima da esquerda para a direita:
Carlos Rico, Zé Luís, Totas, Pascoal, João Carlos, Zé Tó, Adriano,Varela, Jacinto, Catorze, Zé Maria, Fernando
Em baixo da esquerda para a direita:

Luís Ataíde, Calhau, João Carlos, Pires, Calongo, Joaquim Aguiar, João Viola.

Foto disponibilizada pelo Nuno Louzeiro.

sábado, 3 de janeiro de 2015

Concerto de Ano Novo na Igreja S. Pedro - Coro Antigos Orfeonistas Univ. de Coimbra

Decorreu hoje pelas 21h30 o Concerto de Ano Novo, organizado pela Camara Municipal de Peniche com o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Tratou-se de um excelente espectáculo proporcionado por este Coro, numa Igreja repleta de publico que por certo não esquecerá tão cedo. 
Breve Descrição do Coro dos Antigos Orfeonistas da Univ. de Coimbra
Programa do Concerto

Concerto de Ano Novo 03JAN15 - Igreja S. Pedro - 21H30


Pessoal do atletismo do Farolim e o primeiro banho do ano 2015

Como vai sendo hábito o pessoal "das corridas", que se costuma juntar ao pé do farolim de Peniche de Cima, mais uma vez tomou o primeiro banho do ano, eu não estive lá porque cheguei cedo demais, mas graças à foto que o Carlos Tiago me enviou também aqui publico por fidelidade de quem me acompanha no estrangeiro e deve gostar de ver.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Uma praia para iniciar o ano

Nada como iniciar o ano aqui no Pinturas em peniche mostrando aquilo que temos de melhor, a praia. Um bom ano para todos os que visitam esta página.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Uma contemplação da natureza enquanto o tempo se vai

Se houvesse um sitio para ficar e ver o desenrolar do tempo, a sequencia das coisas boas e más, ao mesmo tempo que se aprecia a beleza que a natureza nos mostra, esse era certamente assim, ali para os lados do Bº do Visconde, numa foto de 2013.



quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Fish Tour - Um documentário, um trabalho, um projecto

Asssisti na ESTM num auditório "à cunha", à exibição do documentário FISH TOUR. Trabalho excelente, baseado nas gentes de Peniche  e passado maioritáriamente a bordo da traineira "Afrodite".
Poderá ser uma das vertentes do futuro, a combinação entre o turismo e a pesca de cerco.
Algumas imagens captadas com telemovel.


domingo, 14 de dezembro de 2014

A passagem para a ilha do Baleal

O desassoreamento da Baía de Peniche de Cima é um facto, aliado ao aumento do nível das águas do oceano, da erosão natural das dunas e seu sistema defensivo,  à intervenção humana e de causas naturais, tenho para mim no entanto que uma das origens que apressou este fenómeno na nossa Baía foi a construção em maciço da estrada que liga a terra à ilha do Baleal. Como a imagem documenta, esta obra não prevendo a passagem natural das areias de norte para sul, ajudou ao fenómeno. esta é uma ideia que mantenho há muitos anos, no entanto dado que não possuo formação técnica/cientifica para o provar, ficarei apenas com este "palpite".

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O sal da lingua

O sal da lingua

Escuta, escuta: tenho ainda
uma coisa a dizer.
Não é importante, eu sei, não vai
salvar o mundo, não mudará
a vida de ninguém - mas quem
é hoje capaz de salvar o mundo
ou apenas mudar o sentido
da vida de alguém?
Escuta-me, não te demoro.
É coisa pouca, como a chuvinha
que vem vindo devagar.
São três, quatro palavras, pouco
mais. Palavras que te quero confiar,
para que não se extinga o seu lume,
o seu lume breve.
Palavras que muito amei,
que talvez ame ainda.
Elas são a casa, o sal da língua.


Eugénio de Andrade

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

À conversa com Laborinho Lucio - "O Chamador, livros, pessoas e territórios" - 4/12/14

O Rotary Clube de Peniche convida para finalizar o seu ciclo de palestras este ano, o Dr. Laborinho Lucio para um encontro a realizar no Auditorio do Edificio Cultural da Camara Municipal de Peniche. Para mais informações clicar AQUI.