Ambiente, Cultura, Fotografia, Independência, Liberdade, Património, Pintura, Responsabilidade
domingo, 31 de maio de 2015
Dia do Pescador
terça-feira, 26 de maio de 2015
segunda-feira, 25 de maio de 2015
Grupo Desportivo de Peniche–Campeão Distrital da Divisão de Honra 2014-15
domingo, 24 de maio de 2015
Grupo Desportivo de Peniche - Campeão Distrital 2014/15
Parabéns aos dirigentes, treinadores e jogadores pelo sucesso alcançado.
Parabéns GDP
O Peixe-seco na nossa gastronomia
Quando era miúdo, ainda me lembro, dos “farnéis” que a minha mãe fazia para o meu pai levar para o mar, a minha mãe tinha sempre uma pequena armação com rede, com peixe ao sol, como vivíamos perto da muralha, era fácil, então os carapaus secos eram passados pelo calor das brasas e temperados com azeite e alho, era um dos pitéus que o meu pai gostava de levar para o mar. Passado este tempo é normal vermos um pouco por todo o lado na nossa terra (felizmente) peixe a secar ao sol. Esperemos que não nos tirem esse gosto, são essas as imagens que aqui trago hoje, com fotografias de peixe ao sol, desde o Forte da Luz até ao Campo da Torre, passando pelo porto de pesca, um pouco por todo o lado os nossos costumes culturais vão resistindo.
sábado, 23 de maio de 2015
quinta-feira, 21 de maio de 2015
domingo, 17 de maio de 2015
sábado, 16 de maio de 2015
Campanha Pirilampo Mágico - Maio 2015
terça-feira, 12 de maio de 2015
domingo, 10 de maio de 2015
sábado, 9 de maio de 2015
terça-feira, 5 de maio de 2015
domingo, 3 de maio de 2015
vagabundo do mar
sexta-feira, 1 de maio de 2015
quinta-feira, 30 de abril de 2015
Organismos fotossintéticos das zonas litorais - Colóquio A. M. Peniche - 07 de Maio
Dia 7 de maio, em Peniche
terça-feira, 28 de abril de 2015
As pescas em Peniche–carta de um ex-pescador
""Sr. Francisco, antes de mais quero lhe dar os parabéns pelo seu blog. Venho por este meio expressar a minha tristeza por estar a ver a nossa terra a morrer aos poucos, e o sonho de muitos jovens que amam o mar não poderem exercer a sua profissão. Fui pescador desde os 16 anos até aos 24 anos e fui obrigado a deixar a minha atividade devido a não me dar condições de subsistência, pois quando se começa a ter encargos fixos todos os meses, desta forma não é fácil gerir a nossa vida. É com grande tristeza que quando vou ao porto de pesca, sinto que estou num deserto com tendência a piorar, olho para o que resta sem nenhum futuro à vista. No meu caso e de muitos homens do mar foi-nos arrancado um pedaço da nossa vida, e um sonho que nos mantinha ligados a esta maravilhosa terra (O MAR E A PESCA). Nesta altura do campeonato só me resta a pesca desportiva para não me esquecer que continuo a ser Penicheiro e filho da terra. Um grande voto de sorte e de coragem para o que resta da pesca e dos nossos pescadores que ainda só continuam a lutar por amor a sua profissão.
Raul Barradas"" |













