sábado, 18 de abril de 2015

Almoço de confraternização de amigos da Escola Industrial e Comercial de Peniche

Mais uma vez decorreu com muta animação o almoço semestral de amigos e antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Peniche. Desta vez o repasto foi no António Eugénio e constou de uma belissima Caldeirada.


terça-feira, 14 de abril de 2015

A Gruta da Furninha

Situada a 850 metros do cabo carvoeiro na costa sul de Peniche, também conhecida em Peniche como Cova Dominique, continua a ser uma das estações arqueológicas mais importantes da pré-história portuguesa. Explorada por Nery Delgado, que veio a apresentar trabalhos e conclusões no Congresso de Lisboa de 1880, esta gruta que fica a cerca de 15 metros acima do nível do mar foi ocupada pelo Homem paleolítico assim como por determinados animais selvagens como ursos ou lobos, que para ali transportavam as suas presas, tal como o homem. È dessa gruta, da entrada mais concretamente, que apresento algumas imagens.













quinta-feira, 9 de abril de 2015

300.000 visitas

Ontem recebi um mail de um leitor, Sr. Rui Mendes, onde diz que vinha passar férias a Peniche e que nos últimos anos devido a impedimento, são palavras suas, “O seu Blog tem sido o elo que me tem mantido ao corrente da vida e desenvolvimento da terra e suas gentes durante uma década de ausência”, a única ligação que o mantinha a par de Peniche, terra que adora, era este Blogue, que outra notícia poderia ter melhor para comemorar as 300 000 visitas e mais de meio milhão de páginas visitadas.

Ao longo do tempo este Blogue serviu para divulgar a nossa terra, o que tem de melhor, as suas tradições e cultura. Serviu também para unir pessoas que há muito não se viam ou falavam, familiares que desconheciam o paradeiro de outros familiares foi aqui que se encontraram, tenho muitos casos desses ao longo deste trabalho.

Termino com um comentário de um amigo leitor destes escritos e fotos:

Poesia, primavera, fotos lindas da nossa terra, marés que me lembram tempos idos... Coisas boas que suavizam o desespero em que temos vivido "neste areal onde não nasce a aurora",  como escrevia o Zeca Afonso.
Um abraço, Germano. Por favor, continua a mandar postais de encantar. 


Pois vou continuar até que não possa mais, enquanto for útil a esta terra, estas gentes, aos nossos que estão longe, pela defesa do nosso património e da nossa cultura.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Pedras

Estamos na entrada da minha terra, cidade de Peniche, a entrada principal, dum lado o acesso à praia, do outro o inicio do fosso das muralhas, o acesso à praia é feito através de um caminho de madeiras velhas de traves de caminho de ferro, muitas já deterioradas, agora, com certeza com boa intenção, colocaram uns pedregulhos a acompanhar o mesmo estrado até à praia, outros pedregulhos foram colocados penso eu, para delimitar uma espécie de parque de estacionamento, é assim em Peniche de Cima, as pessoas olham com uma certa tristeza para o local de que tanto gostam, vamos ao baleal, são passadiços novos com pilares de madeira e/ou corda até à praia, em todo o lado se aprimora, aqui é o que as imagens documentam. Gostaria de pedir às pessoas que têm influencia nestas coisas e que eu sinceramente já não sei quem é, que olhassem com outros olhos para isto. Este é um pedido sincero, sem politiquices de espécie nenhuma.

 

WP_20150407_001 WP_20150224_003

sexta-feira, 20 de março de 2015

Quando vier a Primavera


Quando vier a Primavera, 
Se eu já estiver morto, 
As flores florirão da mesma maneira 
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada. 
A realidade não precisa de mim. 

Sinto uma alegria enorme 
Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma 

Se soubesse que amanhã morria 
E a Primavera era depois de amanhã, 
Morreria contente, porque ela era depois de amanhã. 
Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo? 
Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo; 
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse. 
Por isso, se morrer agora, morro contente, 
Porque tudo é real e tudo está certo. 

Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem. 
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele. 
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências. 
O que for, quando for, é que será o que é. 

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos" 
Heterónimo de Fernando Pessoa 

* Fotografia tirada na Papôa - Peniche.

domingo, 15 de março de 2015

Mergulho na História - Afundamento do "SS Dago" ao largo de Peniche em 15/3/1942

Decorreu com bastante interesse a conferência organizada pela Associação Patrimonium, no Clube Recreativo de Peniche, subordinada ao tema do afundamento do navio inglês S.S. Dago pela aviação alemã na 2ª grande guerra, a sul do Cabo Carvoeiro, a dissertação esteva a cargo de Jorge Russo, natural de Peniche, formado em Arqueologia Subaquática e Historia, abordou toda a história do afundamento e a temática da validação dos destroços como pertencendo ao SS Dago, já que havia um outro destroço de navio a vapor também por perto. De notar que toda a tripulação do navio foi salva, com a colaboração dos pescadores de Peniche. Algumas imagens do evento.


Maquete dos destroços e do navio.


Maquete dos aviões intervenientes, um dos aliados que havia passado antes e um bombardeiro alemão no caso um Focke-Wulf 200 Condor responsável pelo afundamento. 


sexta-feira, 13 de março de 2015

Mergulho na História - O afundamento do "SS Dago" - 15/3/2015 - Clube R. Penichense

Dia 15/3 pelas 15H terá lugar no Clube Recreativo Penichense uma conferência com o Historiador Jorge Russo, patrocinada pela associação Patrimonium, sobre o afundamento do navio inglês SS Dago pela aviação alemã em 15/3/1942.


quinta-feira, 12 de março de 2015

As Rendas de Peniche vão à escola–Peniche - 2015

Mais uma vez por iniciativa da Câmara Municipal de Peniche realizou-se no Pavilhão E.B.  2.3  D. Luís de Ataíde, um mega encontro com as crianças do primeiro ciclo do concelho num total aproximado de 1100 alunos. Entre jogos e diversões mais uma vez as crianças tiveram contacto com as rendas de bilros, numa acção no sentido da preservação do património cultural desta cidade.

Algumas imagens recolhidas durante a manhã.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Já vieram as Cegonhas

Tal como em anos recentes as "nossas" cegonhas já cá estão a preparar o ninho para nidificar, esperemos que como o ano passado tenham sorte.

quarta-feira, 4 de março de 2015

segunda-feira, 2 de março de 2015

Praia do Quebrado

Sentados no Bar do Quebrado a observação da natureza que nos rodeia é soberba, a praia ali mesmo á frente e a imensa baía de Peniche de Cima, com o extenso areal que vai das muralhas até ao Baleal completam o postal.