sábado, 16 de maio de 2015

Campanha Pirilampo Mágico - Maio 2015

Está a decorrer a campanha "Pirilampo Mágico" durante o mês de Maio, colabore e compre o seu Pirilampo. Comprando ajuda a CERCI - Peniche, ajuda a ajudar.

Na minha casa já existe Pirilampo.


domingo, 3 de maio de 2015

vagabundo do mar

Sou barco de vela e remo
sou vagabundo do mar.
Não tenho escala marcada
nem hora para chegar:
é tudo conforme o vento,
tudo conforme a maré...

Muitas vezes acontece
largar o rumo tomado
da praia para onde ia...

Foi o vento que virou?
foi o mar que enraiveceu
e não há porto de abrigo?
ou foi a minha vontade
de vagabundo do mar?

Sei lá.

Fosse o que fosse
não tenho rota marcada
ando ao sabor da maré.

É, por isso, meus amigos,
que a tempestade da Vida
me apanhou no alto mar.

E agora,
queira ou não queira,
cara alegre e braço forte:
estou no meu posto a lutar!
Se for ao fundo acabou-se.
Estas coisas acontecem
aos vagabundos do mar.

Manuel da Fonseca

Poeta, romancista, contista e cronista

(15/10/1911 – 11/03/1993)

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Organismos fotossintéticos das zonas litorais - Colóquio A. M. Peniche - 07 de Maio

Em baixo nota de imprensa enviada pela organização:

Dia 7 de maio, em Peniche

"Organismos fotossintéticos das zonas litorais: diversidade e potencial económico " são tema de colóquio

No próximo dia 7 de maio, pelas 21h30, terá lugar no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche um colóquio subordinado ao tema "Organismos fotossintéticos das zonas litorais: diversidade e potencial económico".
A palestra será proferida pela Dra. Teresa Mouga, professora da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche.
Esta é mais uma organização conjunta da Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e do Rotary Clube de Peniche, que conta com o apoio do Município de Peniche, com o objetivo de proporcionar à comunidade penicheira, através de parcerias entre entidades locais, oportunidades de aprendizagem e debate sobre temas de que importa refletir.
A não perder!

terça-feira, 28 de abril de 2015

As pescas em Peniche–carta de um ex-pescador



Por norma, não costumo reproduzir aqui o conteúdo do que me deixam no Livro de Visitas e tenho lá textos bastante interessantes, mas este último escrito por alguém que eu conheço desde pequeno, chama-me a atenção para o drama que é/vai ser o futuro da pesca em Peniche, sem mais delongas, aqui reproduzo o pequeno texto deixado por um pescador que teve de abraçar outra profissão para poder sobreviver:

 
""Sr. Francisco, antes de mais quero lhe dar os parabéns pelo seu blog. Venho por este meio expressar a minha tristeza por estar a ver a nossa terra a morrer aos poucos, e o sonho de muitos jovens que amam o mar não poderem exercer a sua profissão. Fui pescador desde os 16 anos até aos 24 anos e fui obrigado a deixar a minha atividade devido a não me dar condições de subsistência, pois quando se começa a ter encargos fixos todos os meses, desta forma não é fácil gerir a nossa vida. É com grande tristeza que quando vou ao porto de pesca, sinto que estou num deserto com tendência a piorar, olho para o que resta sem nenhum futuro à vista. No meu caso e de muitos homens do mar foi-nos arrancado um pedaço da nossa vida, e um sonho que nos mantinha ligados a esta maravilhosa terra (O MAR E A PESCA). Nesta altura do campeonato só me resta a pesca desportiva para não me esquecer que continuo a ser Penicheiro e filho da terra. Um grande voto de sorte e de coragem para o que resta da pesca e dos nossos pescadores que ainda só continuam a lutar por amor a sua profissão.
Raul Barradas""

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Convento do Bom Jesus - Peniche


Apresentação dos trabalhos arqueológicos efectuados em 2010, pela Drª Sónia Simões.
Uma organização da Associação Patrimonium, no Clube R. Penichense em 19ABR2015



Um pouco de História

1542 – Enfermaria Franciscana

1570 – Fundação do Convento Franciscano do Bom Jesus de Peniche (D. Luís de Ataíde), integrava nave única com azulejo até meia altura e tecto integralmente coberto a azulejo. No seu interior localizava-se o túmulo de D. Luís de Ataíde, cujos restos mortais haviam sido trasladados de Goa.
1844 – Por solicitação da Irmandade do Santº Sacramento a Camara Municipal de Peniche autorizou a retirada de azulejos para utilização na Igreja de S. Pedro.
1856 - Devido a uma epidemia de cólera (Cholera morbus), uma parcela do terreno originalmente pertencente ao Convento foi utilizada para inumação de vítimas do flagelo.
1864 - É construída a Estrada dos Remédios, que passa por terras do antigo Convento.
Entre finais do século XIX e início do século XX, as terras agrícolas do Convento e os remanescentes das suas estruturas passaram por um processo de re-urbanização, com a formação de uma zona industrial, sendo a igreja do convento utilizada como fábrica de guano.
1930 – Construida a EN114 que liga o Cabo carvoeiro a Évora.
Em meados do século XX, a zona começa a ganhar outra configuração com a transformação da então fábrica de guano em armazém
Em algum momento na segunda metade do século XX, o espaço do adro recebe um telhado
e é transformado em armazém.
2010 – Ultima grande transformação com a construção de uma superfície comercial em terrenos adjacentes, (que motivaram a intervenção arqueológica). São demolidas as estruturas ainda existentes do adro da igreja antes do início do acompanhamento arqueológico dos trabalhos de construção.



À Descoberta da Papôa - percurso/caminhada

Divulgado pela Organização ambientalista Arméria, aqui disponibilizo um mapa de caminhada à volta da Papôa.


domingo, 26 de abril de 2015

Espetáculo de revista à portuguesa Gente Gira hoje em Peniche

IMG_2363

Teve lugar hoje um excelente espectáculo de revista à portuguesa proporcionado pela companhia Gente Gira do Cadaval, na Associação R. Penichense, no ambito das comemorações do 25 de Abril.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Peniche antigamente

Nestas imagens enviada pelo Raul Barradas vê-se o barco de transporte para as Berlengas em duas épocas distintas mas antigas, era ao tempo em que o mestre do barco se chamava José Barradas.


Peniche antigamente

Nestas fotografias enviadas pelo Sr. Rui Mendes, retrata-se a passagem da procissão da Nª Sra da Boa Viagem nos anos 60, na Av. 25 de Abril, a zona que hoje é arborizada (mau grado a doença que afectou as palmeiras) e tapete verde era um campo de areia e pedras.



sábado, 18 de abril de 2015

Almoço de confraternização de amigos da Escola Industrial e Comercial de Peniche

Mais uma vez decorreu com muta animação o almoço semestral de amigos e antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Peniche. Desta vez o repasto foi no António Eugénio e constou de uma belissima Caldeirada.


terça-feira, 14 de abril de 2015

A Gruta da Furninha

Situada a 850 metros do cabo carvoeiro na costa sul de Peniche, também conhecida em Peniche como Cova Dominique, continua a ser uma das estações arqueológicas mais importantes da pré-história portuguesa. Explorada por Nery Delgado, que veio a apresentar trabalhos e conclusões no Congresso de Lisboa de 1880, esta gruta que fica a cerca de 15 metros acima do nível do mar foi ocupada pelo Homem paleolítico assim como por determinados animais selvagens como ursos ou lobos, que para ali transportavam as suas presas, tal como o homem. È dessa gruta, da entrada mais concretamente, que apresento algumas imagens.













quinta-feira, 9 de abril de 2015

300.000 visitas

Ontem recebi um mail de um leitor, Sr. Rui Mendes, onde diz que vinha passar férias a Peniche e que nos últimos anos devido a impedimento, são palavras suas, “O seu Blog tem sido o elo que me tem mantido ao corrente da vida e desenvolvimento da terra e suas gentes durante uma década de ausência”, a única ligação que o mantinha a par de Peniche, terra que adora, era este Blogue, que outra notícia poderia ter melhor para comemorar as 300 000 visitas e mais de meio milhão de páginas visitadas.

Ao longo do tempo este Blogue serviu para divulgar a nossa terra, o que tem de melhor, as suas tradições e cultura. Serviu também para unir pessoas que há muito não se viam ou falavam, familiares que desconheciam o paradeiro de outros familiares foi aqui que se encontraram, tenho muitos casos desses ao longo deste trabalho.

Termino com um comentário de um amigo leitor destes escritos e fotos:

Poesia, primavera, fotos lindas da nossa terra, marés que me lembram tempos idos... Coisas boas que suavizam o desespero em que temos vivido "neste areal onde não nasce a aurora",  como escrevia o Zeca Afonso.
Um abraço, Germano. Por favor, continua a mandar postais de encantar. 


Pois vou continuar até que não possa mais, enquanto for útil a esta terra, estas gentes, aos nossos que estão longe, pela defesa do nosso património e da nossa cultura.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Pedras

Estamos na entrada da minha terra, cidade de Peniche, a entrada principal, dum lado o acesso à praia, do outro o inicio do fosso das muralhas, o acesso à praia é feito através de um caminho de madeiras velhas de traves de caminho de ferro, muitas já deterioradas, agora, com certeza com boa intenção, colocaram uns pedregulhos a acompanhar o mesmo estrado até à praia, outros pedregulhos foram colocados penso eu, para delimitar uma espécie de parque de estacionamento, é assim em Peniche de Cima, as pessoas olham com uma certa tristeza para o local de que tanto gostam, vamos ao baleal, são passadiços novos com pilares de madeira e/ou corda até à praia, em todo o lado se aprimora, aqui é o que as imagens documentam. Gostaria de pedir às pessoas que têm influencia nestas coisas e que eu sinceramente já não sei quem é, que olhassem com outros olhos para isto. Este é um pedido sincero, sem politiquices de espécie nenhuma.

 

WP_20150407_001 WP_20150224_003