segunda-feira, 8 de junho de 2015

Praia de Peniche de Cima - barcos e lanchas

Fotos de anos passados
O bota abaixo dos barcos do estaleiro do Manuel Malheiros
 Quando ainda haviam muitas lanchas junto à guarita
 Uma lancha encalhada na Fuzelha
 Um barco que foi abaixo do estaleiro do António Malheiros
 Era dia de festa, vêm-se as bandeiras

Fotos enviadas pelo Sr. Rui Mendes

sábado, 6 de junho de 2015

XXXII Triatlo de Peniche–algumas imagens

Realizou-se esta tarde o já consagrado e pioneiro triatlo de Peniche, do evento dou conta aqui de algumas imagens:
Primeiro classificado - Vasco Pessoa - Águias de Alpiarça
IMG_2842
Segundo classificado
IMG_2846
Terceiro classificado
IMG_2849
Primeira classificada
IMG_2865

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Reparação de passadiços na praia de Peniche de Cima

Estão a proceder-se à substituição dos passadiços da praia da gamboa, agora só falta o arranjo da frente que vai do antigo edificio do ISN até ao bar da praia da gamboa.


domingo, 31 de maio de 2015

Dia do Pescador

Comemora-se hoje o Dia do Pescador, como filho de uma família de pescadores, quero aqui prestar a minha homenagem a todos os que já partiram, aqueles que foram levados pelas ondas e a todos os que ainda se mantêm na pesca, mau grado toda a crise que este sector atravessa. As imagens que se seguem servem de algum modo para os homenagear.












segunda-feira, 25 de maio de 2015

domingo, 24 de maio de 2015

Grupo Desportivo de Peniche - Campeão Distrital 2014/15

O G. D. Peniche sagrou-se campeão distrital de Leiria a uma jornada do fim do campeonato, subindo assim para o Cameonato Nacional de Seniores.
Parabéns aos dirigentes, treinadores e jogadores pelo sucesso alcançado.
Parabéns GDP


O Peixe-seco na nossa gastronomia

Quando era miúdo, ainda me lembro, dos “farnéis” que a minha mãe fazia para o meu pai levar para o mar, a minha mãe tinha sempre uma pequena armação com rede, com peixe ao sol, como vivíamos perto da muralha, era fácil, então os carapaus secos eram passados pelo calor das brasas e temperados com azeite e alho, era um dos pitéus que o meu pai gostava de levar para o mar. Passado este tempo é normal vermos um pouco por todo o lado na nossa terra (felizmente) peixe a secar ao sol. Esperemos que não nos tirem esse gosto, são essas as imagens que aqui trago hoje, com fotografias de peixe ao sol, desde o Forte da Luz até ao Campo da Torre, passando pelo porto de pesca, um pouco por todo o lado os nossos costumes culturais vão resistindo.

peixe seco (1)

peixe seco (2)peixe seco (3)peixe seco (4)peixe seco (5)peixe seco (6)peixe seco (7)

sábado, 16 de maio de 2015

Campanha Pirilampo Mágico - Maio 2015

Está a decorrer a campanha "Pirilampo Mágico" durante o mês de Maio, colabore e compre o seu Pirilampo. Comprando ajuda a CERCI - Peniche, ajuda a ajudar.

Na minha casa já existe Pirilampo.


domingo, 3 de maio de 2015

vagabundo do mar

Sou barco de vela e remo
sou vagabundo do mar.
Não tenho escala marcada
nem hora para chegar:
é tudo conforme o vento,
tudo conforme a maré...

Muitas vezes acontece
largar o rumo tomado
da praia para onde ia...

Foi o vento que virou?
foi o mar que enraiveceu
e não há porto de abrigo?
ou foi a minha vontade
de vagabundo do mar?

Sei lá.

Fosse o que fosse
não tenho rota marcada
ando ao sabor da maré.

É, por isso, meus amigos,
que a tempestade da Vida
me apanhou no alto mar.

E agora,
queira ou não queira,
cara alegre e braço forte:
estou no meu posto a lutar!
Se for ao fundo acabou-se.
Estas coisas acontecem
aos vagabundos do mar.

Manuel da Fonseca

Poeta, romancista, contista e cronista

(15/10/1911 – 11/03/1993)