sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Em Terragona - Catalunha

Tarragona é uma cidade catalã que desde logo impressiona pelo importante porto comercial, depois pela história que alberga em cada rua ou em cada beco, ali existe um dos mais bem conservados Circo Romano, as ruas de calçada romana, extremamente bem conservadas, a sua catedral e aqui e ali os vestígios da antiga civilização romana, de tal forma que ainda hoje se fazem demonstrações de combates de gladiadores, fazem desta cidade um local turístico de que gostei muito. Também me chamou a atenção, talvez devido à altura em que estamos, a quantidade de bandeiras da Catalunha dispostas às janelas das casas. Partilho por isso algumas poucas imagens dessa passagem.





































Trabalhos de reforço do paredão do Quebrado






quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Passando por Montserrat - Catalunha

Quando avistamos a montanha ao longe, parece-nos uma coisa mágica, com os seus contornos escuro e claro e a sua imponência, imaginamos então o que haverá ali? Pois lá em cima naquela montanha de 1236 metros de altitude, encontramos além do Mosteiro dedicado à Virgem Negra de Montserrat, um conjunto de estruturas que vão além da parte religiosa também a parte cultural, com efeito, quando chegamos lá acima ficamos deslumbrados com tudo o que vemos, desde infraestruturas como comboio, funicular e teleférico, restaurantes, um museu com exposições de fotografia e de pintura contemporânea, depois a paisagem deslumbrante, um passeio pela mata da serra dá para encontrar a espaços obras de Gaudi em plena serra. Foi enfim um passeio que não esquecerei.

















terça-feira, 15 de setembro de 2015

O naufrágio da traineira "Graça de Deus"

Foi há 60 (sessenta) anos em 13/9/1955, que naufragou na barra de Aveiro a traineira de Peniche “Graça de Deus”, governada pelo mestre António Paulo o “Sardinha Arinca”, nesse naufrágio ocorrido à saída da barra quando a embarcação se preparava para regressar a Peniche depois da venda e apesar dos avisos de mau tempo, o barco saiu e a tragédia deu-se, morreram 16 pescadores eram 7h45 da manhã.
A embarcação tinha vendido 40 cabazes e reparado as redes no dia anterior e regressava ao seu porto, no naufrágio pereceram 16 pescadores, toda a tripulação, excepto 3 que haviam ficado em Peniche e assim salvaram a vida. Naquela manhã fatídica também saiu a traineira "Beira Nova" também de Peniche mas deu meia volta quando viu a força do mar, já a "Graças de Deus" não conseguiu evitar um vagalhão que a inundou , a "Beira Nova" então lançou aflitos SOS para os barcos presentes e que tinham desistido da saída, "Venturosa", "Duas Filhas" e "Estrela do Mar" e para terra, mas a tragédia consumou-se, nada se podia fazer.

Eis a lista dos valorosos pescadores que perderam a vida:

António Paulo Júnior, 51 anos, Mestre; João de Jesus, 25 anos, Contramestre; Belarmino matos Figueiredo, 24 anos, Motorista; Jacinto dos Santos Nunes, 39 anos; António Encarnação Mamede, 19 anos; João Matoso Xavier, todos de Peniche; Paulo Quintino e Gelásio Dias de Setúbal; Manuel Nunes, Francisco Correia e João dos Ramos Deus, todos da Quarteira; José Simão Sintra e António Fernandes ambos de Vila de Bispo; António Pata de Buarcos; José António Santos de Lisboa e João da Luz Lopes de Lagos.

Não possuindo em arquivo fotografia da traineira "Graça de Deus" apenas refiro que foi construida em Vila do Conde em 1947 e que tinha cerca de 15 metros de fora a fora.

Estas informações apesar de algumas correcções foram disponibilizadas a partir daqui:

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Ontem andei pelo cais

Ontem andei pelo chamado cais da sardinha, assim chamado para diferenciar do peixe grosso que é fronteiro à Lota, mas ontém foi Quarta-Feira e parecia Domingo, o silêncio pesava, os barcos atracados e as redes tapadas à espera de outra ocasião, havia uma pequena traineira que vinha, mas não trazia nada, possivelmente não encontrou o que procurava, havia homens que conversavam com outros homens, de outra embarcação, são assim mais ou menos os dias do cais da Sardinha.