Tarragona
é uma cidade catalã que desde logo impressiona pelo importante porto comercial,
depois pela história que alberga em cada rua ou em cada beco, ali existe um dos
mais bem conservados Circo Romano, as ruas de calçada romana, extremamente bem
conservadas, a sua catedral e aqui e ali os vestígios da antiga civilização
romana, de tal forma que ainda hoje se fazem demonstrações de combates de
gladiadores, fazem desta cidade um local turístico de que gostei muito. Também
me chamou a atenção, talvez devido à altura em que estamos, a quantidade de
bandeiras da Catalunha dispostas às janelas das casas. Partilho por isso
algumas poucas imagens dessa passagem.
Ambiente, Cultura, Fotografia, Independência, Liberdade, Património, Pintura, Responsabilidade
sexta-feira, 18 de setembro de 2015
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
Passando por Montserrat - Catalunha
Quando avistamos a montanha ao longe, parece-nos uma coisa
mágica, com os seus contornos escuro e claro e a sua imponência, imaginamos
então o que haverá ali? Pois lá em cima naquela montanha de 1236 metros de
altitude, encontramos além do Mosteiro dedicado à Virgem Negra de Montserrat, um
conjunto de estruturas que vão além da parte religiosa também a parte cultural,
com efeito, quando chegamos lá acima ficamos deslumbrados com tudo o que vemos,
desde infraestruturas como comboio, funicular e teleférico, restaurantes, um
museu com exposições de fotografia e de pintura contemporânea, depois a paisagem
deslumbrante, um passeio pela mata da serra dá para encontrar a espaços obras
de Gaudi em plena serra. Foi enfim um passeio que não esquecerei.
terça-feira, 15 de setembro de 2015
O naufrágio da traineira "Graça de Deus"
Foi há 60 (sessenta) anos em 13/9/1955, que naufragou na
barra de Aveiro a traineira de Peniche “Graça de Deus”, governada pelo mestre António
Paulo o “Sardinha Arinca”, nesse naufrágio ocorrido à saída da barra quando a
embarcação se preparava para regressar a Peniche depois da venda e apesar dos
avisos de mau tempo, o barco saiu e a tragédia deu-se, morreram 16 pescadores
eram 7h45 da manhã.
A embarcação tinha vendido 40 cabazes e reparado as redes no
dia anterior e regressava ao seu porto, no naufrágio pereceram 16 pescadores,
toda a tripulação, excepto 3 que haviam ficado em Peniche e assim salvaram a
vida. Naquela manhã fatídica também saiu a traineira "Beira Nova" também de Peniche mas
deu meia volta quando viu a força do mar, já a "Graças de Deus" não conseguiu
evitar um vagalhão que a inundou , a "Beira Nova" então lançou aflitos SOS para
os barcos presentes e que tinham desistido da saída, "Venturosa", "Duas Filhas" e "Estrela do Mar" e para terra, mas a tragédia consumou-se, nada se podia fazer.
Eis a lista dos valorosos pescadores que perderam a vida:
António Paulo Júnior, 51 anos, Mestre; João de Jesus, 25
anos, Contramestre; Belarmino matos Figueiredo, 24 anos, Motorista; Jacinto dos
Santos Nunes, 39 anos; António Encarnação Mamede, 19 anos; João Matoso Xavier,
todos de Peniche; Paulo Quintino e Gelásio Dias de Setúbal; Manuel Nunes,
Francisco Correia e João dos Ramos Deus, todos da Quarteira; José Simão Sintra
e António Fernandes ambos de Vila de Bispo; António Pata de Buarcos; José
António Santos de Lisboa e João da Luz Lopes de Lagos.
Não possuindo em arquivo fotografia da traineira "Graça de Deus" apenas refiro que foi construida em Vila do Conde em 1947 e que tinha cerca de 15 metros de fora a fora.
Estas informações apesar de algumas correcções foram disponibilizadas a partir daqui:
quinta-feira, 3 de setembro de 2015
Ontem andei pelo cais
Ontem andei pelo chamado cais da sardinha, assim chamado para diferenciar do peixe grosso que é fronteiro à Lota, mas ontém foi Quarta-Feira e parecia Domingo, o silêncio pesava, os barcos atracados e as redes tapadas à espera de outra ocasião, havia uma pequena traineira que vinha, mas não trazia nada, possivelmente não encontrou o que procurava, havia homens que conversavam com outros homens, de outra embarcação, são assim mais ou menos os dias do cais da Sardinha.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




