05/12/2009

Excursão a Fátima da Companha da "Amélia Maria" - Anos 60


Nas décadas de 50, 60 e 70, principalmente, havia uma peregrinação anual a Fátima, de pescadores de todo o país. Partiam de Peniche excursões de 20 e 30 autocarros, onde pescadores e familiares lá iam, cada autocarro normalmente correspondia a uma traineira. O Padre Bastos foi um dos principais animadores destas iniciativas.
Hoje penso que existe ainda uma peregrinação anual de pescadores, mas sem o impacto que tinha na altura.
Lembro-me quando era miúdo, de ir assistir à chegada dos autocarros de Fátima, era uma festa.

2 comentários:

Albino disse...

Essa foto deve ser dos fins dos anos 50 ou principio dos anos 60,pois estao alguns familiares,como a minha irma Maria Emilia em cima entre as tres,o meu avo Jose do Carmo e penso que alguns primos e primas....alem de caras bem conhecidas de Peniche de Cima e que eram pescadores na sua maoria das traineiras FE e Amelia Maria...
Tambem tal como tu Chico tenho recordacoes desse tempo,tendo ido a Fatima numa das ocasioes...
E bom recordar
Abraco

Anónimo disse...

Ola a todos , lembo-me de ver esta fotografia em casa dos meus pais , a minha falecida mae esta na terceira fila , a segunda a contar da direita, e a minha irma Emilia ista no meio na fila de cima assim como tambem estao o meu avo . o Belmiro , a minha tia Preciosa , os trez ultimos ja falecidos , tambem eu irmao tenho saudades desses tempos
beijinhos a todos