27/02/2010

Bairro dos Pescadores - Década de 50

Esta fotografia retrata o Bairro dos Pescadores no inicio da década de 50 do Século XX, deve ter sido tirada a partir do depósito de água a que nós em Peniche de Cima sempre chamámos "Filtro".
Ao fundo à direita, a Fábrica de Conservas Algarve Exportador e parte das casas de habitação pertencentes à Fábrica com o grande quintal e o poço.

Foto enviada pelo Nuno Louseiro

15 comentários:

Anónimo disse...

concordo com a localização da foto e acho-a espectacular!

Luis Santana disse...

Bonita vista, de entao, do Bairro onde muitos de nos vivemos.E bem visivel o muro, que a malta tantas vezes saltou, para ir ao figo do Moniz. Agora esta area esta muito diferente, para melhor e ainda bem. Um abraco

Albino disse...

Claro Luis e Chico um Bairro da nossa infancia que ja na altura parecia com muito bom aspecto e tambem frequentado pos nos...estou-me a recordar dos jogos de bola que havia de vez em quando por detras da casa dos pais do Augusto..que ainda moram la por sinal assim como o sitio dos jogos...
Abraco

Anónimo disse...

No lado direito desta foto aonde se vê so 2 casa e o "canto" é o Casal dos Violas de aonde eu venho havia là a Taverna do meu Avô o Manuel Viola.
Um casal que naquela altura de certeza era so Violas o que é o contràrio hoje jà sao poucos os Violas que por là estam e é pena que este sentido nao vai mudar.
E na parte da frente desta foto à volta da bica é a Auto-estrada que nos servia para os carrinhos de rodas de cortiça, o trianglo à direita era o nosso campo de Futebol porque o Estàdio era por tràs do Filtro em frente da praia do Porto Areia.... mas isto era nos principios 70.

Carlos Pacheco

Raul Correia disse...

Uns mais novos, outros menos novos, mas quase todos os que passam por o PINTURAS EM PENICHE viveram ou frequentaram esta zona especial. Sou uns bons anos mais novo que o Luís e ainda fiquei algumas vezes com os lábios inchados por causa dos figos.

É por estas e outra parecidas que este blogue é especial para nós de Peniche de Cima.

Um cumprimento especial para o meu amigo Pacheco, pois já não o vejo à uns anos.

P.S. AGORA FALTA A FOTOGRAFIA DAS ESCADINHAS, ONDE A MALTA JOGAVA MUITAS VEZES FUTEBOL.

Aniceto disse...

Como diz o Raul(não devo conhecer!),este blogue é especial, para mim foi uma lufada de ar puro como se costuma dizer, deu-me uma certa alegria revivendo a infância dos bons tempos que agora vou partilhando com os frequentadores deste blogue.Nós os de Peniche de Cima como diz o Raul mostra um certo Bairrismo muito saudável e ainda bem, esses valores não se devem perder.Apesar de ter pertencido a Peniche Central, frequentei muito Peniche de Cima pois corria todos os cafés entregando os bolos que o Silva dos bolos(meu Pai) fazia,há... e tambêm ia muitas vezes com a malta beber uns copitos ddo famoso vinho branco do Manuel Viola.
Saudades!!
Luis Aniceto

Aniceto disse...

Já que este blogue é especial, mando pró ar uma ideia:que tal juntar um dia os frequentadores deste blogue em Peniche?E outras ideias?

Raul Correia disse...

Sr. Aniceto, muito provavelmente não conhece, ou possivelmente até conhece.

Eu nasci no numa das casas do Algarve Exportador, o meu pai era o falecido Raul, que era irmão dos também já falecidos Zé Jólas e Idilidio electricista.

Acho muito interessante essa ideia de juntar os frequentadores deste blogue.Será uma boa dor de cabeça para o amigo Chico.

jacinto borges disse...

Obrigado pela ideia Luís. Vamos nessa de juntar os frequentadores do blog do Francisco em convíveo. têm desde já o meu voto.
Jacinto

Anónimo disse...

Olà malta de Penixima é verdade que este blog é muito bom para quem conhece este sitios, para mim isto é um passeio que dou em um clic e a 1800km isto faz bem !!!

Um grande abraço para o Raulzinho.

Carlos Pacheco de Penixima

Unknown disse...

por razões profissionais não tenho vindo com a assiduidade ao sitio do pesoal de peniche de cima, mas assim que abri a pagina esta foto bateu muito forte em mim, aqui vivo ( casal dos violas) todos os dias do meu meio seculo de existencia......as casas que estão de frente para nós é fácil reconher o pessoal que aqui vivia, da direita para a esquerda tia gloria...maria ventura.....jose brigue......joao da ceu.......tia rosa e tia zezinha..este ultimo bloco deu dos melhores atletas do gdp tavares e jóia........aqui foram feitos grandes jogos de futebol (mas aqui sem árbitro o campo estava sempre inclinado rsrsrsr)..
alguns craques que pisaram este pelado que agora é relva.....géninho que vinha do bairro calvário porque não lhe deixavam jogar no campo do marçalo rsrsr...jose varina....faria....jose brigue.......marinho do alves....jé dos bois..viola touguia.....quim do vasco.....antonio martelo......raul (lozano rsrsrs).....história mais caricata deste campo foi o faria a atacar para o lado sul dá de trivela na bola comprada na loja do senhor artur, e esta entra pela porta da taberna do eduardo viola e parte os óculos á jabarda (companheira do taberneiro)fugimos todos e quem nos escondeu do feroz taberneiro foi o tio francisco dos bois no porto areia.......enfim momentos que hoje já não existem.........

aproveito a oportunidade para enviar um abraço ao meu primo carlos viola..........

e tu chico germano vai-te preparando para organizarmos o primeiro encontro dos amigos deste blogue..........

um abraço a todos.......
joão manuel viola

Aniceto disse...

Este comentário do José Viola é extraordinário, parece um autêntico relato de futebol dito com entusiasmo e saudosismo. Lindo!! é o que posso dizer, com o único senão, penso que a palavra "trivela" dada pelo Faria nessa altura ainda não existia.
Tás a ver Germano!!!! Tu és o "culpado" destas saudáveis conversas que estão a aparecer no teu blogue.
Um abraço para todos.
Luis Aniceto

Raul Correia disse...

O joão Viola é um brincalhão e um grande saudosista dos bons tempos, um grande amigo de todos e um rapaz espectacular.

Eu costumo dizer que a malta de Peniche de Cima até nos funerais se nota a diferença, quando se vê um amigo da nossa família de Peniche Cima partir, só os que não sabem , ou os que não têm mesmo possibilidades de se ir despedir desse familiar é que não comparecem.

Sem querer menosprezar quem quer que seja. peço desculpa, mas nós de Peniche de Cima somos diferentes, somos muito bairristas e saudosistas.

O Choco vai ter que ter paciência, mas vai ter que ser ele com a ajuda de todos nós a organizar um almoço alancharado para a malta. Daqui até ás f´rias dos amigos que emigraram já não falta muito tempo.

Um grande abraço para todoe e em especial para o João Viola( mais conhecido pelo Rubech, o melhor ponta de lança do Independente nos anos 80)

Raul Correia disse...

O Chico vai ter que ter paciência, mas vai ter que ser ele com a ajuda de todos nós a organizar um almoço alancharado para a malta. Daqui até ás férias dos amigos que emigraram já não falta muito tempo.

P.S. Rectificar - quis dizer Chico e não Choco.

RVCosta disse...

Boa noite e uma noite boa.
Residi três anos no Bairro dos Pescadores, casa 12.
Frequentei a Escola primária 54/55. 55/56 e 56/57, tendo sido meu professor o Sr. Armando Manuel Saraiva de Carvalho, natural de Trancoso.
Fraterno Abraço do
Rui Ventura e Costa