12/06/2010

Morreu Monsenhor Bastos

Morreu o Padre Bastos, ouvi os sinos da Igreja da Ajuda e quando questionei por quem seriam os sinais, foi-me dito que era pelo Monsenhor Bastos.
Curvo-me pela memória deste Homem que ficará para sempre ligado à História de Peniche, desde a minha juventude que aprendi a respeitá-lo.
O trabalho do Padre Bastos marcou a segunda metade do século XX em Peniche e ficará para sempre ligada à sua história. Para além do seu trabalho religioso quero realçar aqui a sua obra social, cujo maior expoente é a obra do Lar de Santa Maria com tudo o que o envolve, como no desenvolvimento do desporto para os jovens, lembro-me que o primeiro equipamento que vesti foi no "campo do Marçal", equipamentos fornecidos pela sua dedicação, a construção do primeiro pavilhão desportivo e depois o grande Pavilhão Polivalente, equipamento esse que se não fosse ele ainda não existiria nenhum igual em Peniche. Recordo a vertente cultural, com a Sala de Cinema do Centro Paroquial, onde desde miúdos víamos os filmes por um preço simbólico e que curiosamente ainda hoje é a única Sala de Cinema existente nesta terra.
Não cabe aqui fazer a História da importância e influência de Monsenhor Bastos no desenvolvimento cultural e social de Peniche, outros mais habilitados o farão, quero simplesmente prestar a minha homenagem ao Homem que sempre admirei e respeitei desde os meus tempos de criança.
Os meus sinceros pêsames.
Que descanse em paz.

8 comentários:

jacinto borges disse...

Peço a permissão do Francisco Germano para através do seu blog prestar homenagem ao Monsenhor Bastos.Homem que também sempre admirei e respeitei desde criança,faço minhas todas as palavras do Francisco.
Os meus sinceros pêsames.
Que descanse em paz.

C disse...

Peniche sente-se orfã.
Obrigado sr. Prior e até um dia.

maria disse...

De uma forma ou de outra muitos temos recordações que nos levam a Monsenhor Bastos, O Sr. Prior como lhe chamávamos.
Associo-me à sua homenagem neste blog.
maria

Albino disse...

Descanse em paz Monsenhor Bastos...se o nao disse ainda vou agora dizer,'as palavras de Jesus que aquele que acredita em mim tera a vida eterna"..Um homem que lutou toda a sua vida para bem do proximo vai ter essa recompenca,assim como todos nos que nele fe e acredita nas suas palavras..assim como tu Chico ele marcou muito a minha vida e a minha homenagem para ele Abraco

Anónimo disse...

O padre Bastos baptizou-me em 1950 pouco tempo depois de ter vindo para a então Vila de peniche.Obrigado Sr. Prior por tudo o que fez por Peniche.Que descanse em PAZ.

AC

jorge saldanha disse...

Mais um homem de valor que se vai. Um Homem com obra feita, deixa-nos um legado valioso. Esteja onde estiver, a população de Peniche, jamais o esquecerá, Sr. Prior. À familia enlutada, aproveito o teu sítio para lhes dar as minhas condulências, pois não tive oportunidade de ir ao funeral. Descanse em paz Monsenhor Bastos.

Aniceto disse...

Presto a minha homenagem a esse Grande Homem que fez muito por Peniche. Tenho boas recordações no tempo de estudante quando frequentava o Stella Maris.
Descanse em paz.
Luis Aniceto.

Margarida Bastos disse...

O meu tio foi um pai,irmão,padrinho e amigo para todos. Este sentimento me lembro ele sempre o verbalizar à sua família.Foi um homem de coragem,de valores e além do mais,de uma grande Fé.Por toda a família,agradeço todo o apoio e especialmente às enfermeiras, doutores e pessoal do Lar de Santa Maria que com tanto carinho o ajudaram nos seus últimos dias.

Margarida (Guida) Bastos