quarta-feira, 8 de maio de 2013

Muralha da Gamboa - Património Nacional a degradar-se

Digo-o com muita pena e algum receio que possa vir a acontecer o que as autoridades parecem não acreditar, mas uma volta pelas muralhas do Baluarte da Gamboa, no pano virado a norte, o que era um pequeno buraco na muralha (imagens de Janeiro de 2013) está a tornar-se num enorme buracão, onde se pode ver que, segundo as imagens que junto se verifica que dois pequenos blocos sobrepostos estão a aguentar o que pode vir a desembocar num desmoronamento com as consequências que todos sabem e com os custos então sim muito mais altos.

Chamo também a atenção para o estado da Guarita que continua no seu caminho para a destruição se não for reparado a tempo.

Perante as imagens que se seguem só resta às autoridades competentes alertarem como situação de emergência a reparação da Muralha, antes que haja algum problema grave.

Muralha da Gamboa lado norte

P1110820

P1110818

P1110821

P1110822

Guarita, estado actual

P1110824

P1110826

P1110829

Actualização às 19h40: Conforme nota enviada pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara informo que na planificação dos trabalhos da Câmara estão previstas intervenções com carácter de urgência na muralha, mais informa que a reparação da Guarita exige meios não disponíveis pela Câmara, mas que o Sr. Presidente da Câmara alertou a tutela da gravidade e da urgência da obra.

2 comentários:

José Carlos Romão disse...

http://visao.sapo.pt/camara-de-peniche-vai-intervir-na-muralha-da-cidade-para-evitar-uma-derrocada=f72364
A autarquia já assumiu a responsabilidade da reparação, pelo que espero que as obras estejam concluídas antes de outubro.

Albino disse...

Ao ver estas fotos espero que se as reparacoes sejam mesmo o mais rapidamente feitas...Foram 400 anos de resistencia..
Abraco