Assunto recorrente e fenómeno que acontece um pouco por toda a costa de norte a sul, é o desassoreamento das praias e consequente desgaste das dunas de protecção das nossas praias.
Peniche não foge à regra e de facto na praia de Peniche de Cima, ganha cada vez mais contornos de preocupação, à medida que os anos vão passando cada vez temos menos "pedaço" de praia, as pedras vão aparecendo e mais preocupante, o mar galga cada vez mais a terra, de modo que se não se começar a tomar providências atempadamente, podemos um dia ir a correr "atrás do prejuízo", como se passou ainda recentemente na Costa da Caparica, com obras à pressa e de resultados sempre duvidosos.
Bem sei que este é um acontecimento que está farto de ser apontado, mas é minha obrigação escrevê-lo também neste espaço. As providências podem ou não ser tomadas, pode ou não haver condições para executar alguma coisa, mas eu tenho de o escrever.
Assim, hoje de manhã fui ao Baleal pela praia e tirei algumas fotos que dão para ver o estado a que estão as dunas, algumas completamente destruídas pelo mar, de modo que a altura facial de algumas ultrapassa os 2 metros (comidas pelo mar), ou seja cada vez temos menos praia.
Era importante que este assunto fosse acompanhado, nem que seja com "remendos" até um estudo mais pormenorizado ser efectuado.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

5 comentários:
Como sempre,bem atento!Tenho pequena noção do que se vai passando ano a ano com as fotos que vou tirando e vendo as respectivas diferenças.Esperamos que se faça algo para abreviar o mais possivél,o avanço do mar nesta costa tão maravilhosa.
Abraço
Eu que não percebo nada do assunto, pergunto: a solução não seria um molhe em Peniche de cima (ou para aqueles lados)?
Ja tinhamos reparado no Verao passado quando dos passeios ao Baleal e muito se tem falado no que realmente esta a acontecer, e ate agora ainda nada feito..Sera que vamos perder a nossa querida praia?..ESPERO QUE NAO.
Abraco a todos
para proteger as dunas de Peniche tanto a norte como a sul há que lembrar o que foi feito na Figueira da Foz e Nazaré na Figueira o mar chegava ás casas hoje existe mais de um quilómetro de areia entre as casas e o mar na Nazaré o entrava pelo centro a dentro hoje não em dia não entra é ver o que foi feito na Figueira e Nazaré para que Peniche não passe a ser uma ilha
A CAUSA DESTA EROSAO TAO GRANDO E A TRASFORMAÇAO DO BALEAL NUMA PENISULA E FUTURAMENTO, PENICHE NUMA ILHA.
CONCIENCIA PRECISA-SE SENHORES POL
ITICOS DA MINHA TERRA
Enviar um comentário