14/01/2009

A erosão das dunas da praia de Peniche de Cima

Assunto recorrente e fenómeno que acontece um pouco por toda a costa de norte a sul, é o desassoreamento das praias e consequente desgaste das dunas de protecção das nossas praias.
Peniche não foge à regra e de facto na praia de Peniche de Cima, ganha cada vez mais contornos de preocupação, à medida que os anos vão passando cada vez temos menos "pedaço" de praia, as pedras vão aparecendo e mais preocupante, o mar galga cada vez mais a terra, de modo que se não se começar a tomar providências atempadamente, podemos um dia ir a correr "atrás do prejuízo", como se passou ainda recentemente na Costa da Caparica, com obras à pressa e de resultados sempre duvidosos.
Bem sei que este é um acontecimento que está farto de ser apontado, mas é minha obrigação escrevê-lo também neste espaço. As providências podem ou não ser tomadas, pode ou não haver condições para executar alguma coisa, mas eu tenho de o escrever.
Assim, hoje de manhã fui ao Baleal pela praia e tirei algumas fotos que dão para ver o estado a que estão as dunas, algumas completamente destruídas pelo mar, de modo que a altura facial de algumas ultrapassa os 2 metros (comidas pelo mar), ou seja cada vez temos menos praia.
Era importante que este assunto fosse acompanhado, nem que seja com "remendos" até um estudo mais pormenorizado ser efectuado.









5 comentários:

Anónimo disse...

Como sempre,bem atento!Tenho pequena noção do que se vai passando ano a ano com as fotos que vou tirando e vendo as respectivas diferenças.Esperamos que se faça algo para abreviar o mais possivél,o avanço do mar nesta costa tão maravilhosa.

Abraço

Anónimo disse...

Eu que não percebo nada do assunto, pergunto: a solução não seria um molhe em Peniche de cima (ou para aqueles lados)?

Anónimo disse...

Ja tinhamos reparado no Verao passado quando dos passeios ao Baleal e muito se tem falado no que realmente esta a acontecer, e ate agora ainda nada feito..Sera que vamos perder a nossa querida praia?..ESPERO QUE NAO.
Abraco a todos

Anónimo disse...

para proteger as dunas de Peniche tanto a norte como a sul há que lembrar o que foi feito na Figueira da Foz e Nazaré na Figueira o mar chegava ás casas hoje existe mais de um quilómetro de areia entre as casas e o mar na Nazaré o entrava pelo centro a dentro hoje não em dia não entra é ver o que foi feito na Figueira e Nazaré para que Peniche não passe a ser uma ilha

Anónimo disse...

A CAUSA DESTA EROSAO TAO GRANDO E A TRASFORMAÇAO DO BALEAL NUMA PENISULA E FUTURAMENTO, PENICHE NUMA ILHA.

CONCIENCIA PRECISA-SE SENHORES POL
ITICOS DA MINHA TERRA