17/09/2009

A ASAE, a "sopa dos pobres", o Forte da Berlenga e o bom senso.

Nos últimos dias fomos confrontados com notícias do encerramento da "sopa dos pobres" da Misericórdia de Faro pela ASAE, devido segundo se diz à falta de condições de funcionamento do refeitório e ainda, o encerramento do Forte de S. João Baptista da Ilha da Berlenga, devido à falta de qualidade da água e devido a não haver licenciamento para o aluguer de quartos.
Se esta última notícia de carácter local não me surpreende e não me choca, dado tratar-se de um local de veraneio num esquema de funcionamento especial, já o encerramento do refeitório da Misericórdia de Faro, que fornecia cerca de 500 refeições a pessoas carenciadas (com fome), logo agora neste tempo de crise e em que se faz a apologia da solidariedade social, me deixa perplexo com a falta de sensibilidade das autoridades fiscalizadoras competentes.
Um refeitório que fornece comida para pobres, não é um restaurante qualquer, é um local de solidariedade.
Mesmo considerando, que o refeitório não estava a respeitar as condições mínimas de higiene, deve imperar o bom senso e dar as oportunidades que forem necessárias para o dito refeitório se ir adaptando às condições de higiene, porventura parar um ou dois dias para uma grande desinfecção e depois retomar a sua actividade normal.
Haja sensibilidade humana.

5 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Posso assinar por baixo? É que estou absolutamente de acordo. E sabe de uma coisa? Aqui perto de mim existe uma padaria. E um pouco mais à frente, três caixotes de lixo. Onde todos os dias à tardinha, vários sem abrigo se debruçam em busca de um pedaço de pão. Isso é melhor?
Um abraço

Anónimo disse...

Estamos em Portugal e quem está de barriga cheia esquece-se de quem a tem vazia, infelizmente é assim, eles que passem a visitar as habitações e em todas as que não houver condições mandem os senhorios fazer obras, se formos por a nova legislação, o gás tem de ser canalisado, os quartos têm que ter janelas , as casas de banhos têm que ter saida e entrada de ar,o que será que eles vão fazer?
Como dizia alguem ,a Santa Casa da Misericórdia de Faro não é nenhum restaurante aberto ao público, mas sim para matar a fome a quem a tem,mesmo depois da explicação que foi dada pela Misericórdia de Faro, que tinham estado a fazer a desbaratização, depois desta operação é normal que apareçam baratas mortas, se não tivessem feito a desbaratização possivelmente não haveria baratas á mostra durante o dia, pois por norma só saiem do esconderijo durante a noite.
Eu até comprendo isto, porque matando-se os pobres acaba-se com a pobreza,logo deixa de haver pobres em Portugal, mas tambem pode acontecer que se arranje um esquema qualquer para acabar com todos os reformados que têm reformas chorudas e asim tambem se acaba com o problema da despesa da segurança social, isto um dia chega a todos.

Anónimo disse...

Assinemos todos a petição on-line contra a postura e forma de actuação da ASAE!!!

Anónimo disse...

É pena fecharem o refeitório e não darem alternativas provosórias até a santa casa fazer as obras,porque mesmo sendo sopa para os pobres tem que haver higiene.
E a Santa casa em vez de dar ao futebol o lucro dos jogos euromilhões etc,façam as obras nas instituições de solidariedade que foi para isso que foram criadas.
Adeus.

Anónimo disse...

O ter encontrado baratas não quer dizer que haja falta de higine, se for essa a razão têm que fechar metade dos estabelecimentos em Portugal.
A solidariedade em Portugal só existe para quem vem de fora, como de pode constatar no caso de Alexandra, a menina que foi para a Rússia, só para ela regressar e viver em Portugal dão-lhe apartamento para a familia viver, estabelecimento para explorar e mais uma série de coisas, será que não há nenhumas familias em Portugal em que os pais estão desempregados e eles passam fome que precisam de ajuda , ninguem lhes dá um estabelecimento para explorarem, tambem há muito boa gente que não consegue pagar renda e ninguem lhes dá um apartamento

Temos Portugal no nosso Melhor