16/09/2009

Naufrágio da Traineira "Benito" - 30-09-1977


Vai para 32 anos, naquela noite de nevoeiro de 30 de Setembro de 1977, pelas 22 horas, o Benito vinha com peixe, as buzinas do Cabo estavam avariadas, quando se aperceberam estavam em frente das rochas da Sª dos Remédios, foi uma noite de aflição, lembro-me muito bem.
Deste naufrágio, dos 18 homens que compunham a tripulação, 7 perderam a vida.

Vicente Cativo, António Serpa, Laureano Serpa, Joaquim Borrego, António Batista, Félix Azevedo, Américo Pedro.

Seria justo que a Autarquia colocasse uma placa ou Memorial com os nomes dos Falecidos e a referência ao Naufrágio.

4 comentários:

Elvira Carvalho disse...

O mar e os seus perigos.
Noites trágicas como essas perduram sempre na memória de quem as viveu.
Um abraço

Manuel Leonardo disse...

Antonio Serpa era sapateiro e queria ir para o mar porque la ganharia mais.
Nao era filho ,ou neto de pescador nao poderia tirar a cedula maritima , eram essas as regras .
Manel me dizia ele ,arraja-me cedula para ir para o mar
Nos eramos Amigos e um dia conversando com o Comandante Silvano Ribeiro contei-lhe a historia .
Manda-me o rapaz a Capitania com os papeis que ele tem
Passado uma semana ja tinha cedula maritima e comecou a andar ao mar Foi para o Benito e com ele levou o filho pois o pai ja era pescador e a cedula tambem logo apareceu, o pai era pescador...
Uma profissao melhor que sapateiro .
O Benito era um barco que nao pescava muito mas era para o Antonio e seu filho Laureano uma sorte andarem ao mar e terem quase sempre dinheiro para fazerem a vida e eram felizes ,ate a noite que a infelicidade lhes bateu a porta tambem
Falou-se nessa epoca que o Laureano ja estava a salvo em cima de uma pedra quando ouviu o pai gritar por ele . Amandou-se ao mar novamente e desapareceram os dois .
O Antonio Serpa nao sabia nadar e eu nunca lhe perguntei como tinha saltado esse obstaculo ,nao eram contas do meu rosario.
Cada vez que me lembro deles sinto-me sempre constrangido.
Paz as suas almas e demais companheiros de infortunio.
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Miguel Lourenço disse...

Alguem consegue fotos da traineira Benito?

Candy disse...

Vivia no Largo dos Remédios, tinha feito sete anos em julho desse ano! Dizem que o rempo apaga as memórias de uma criança... Não!!! Os gritos ecoavam e do mar parecia que vinha uma brisa de dor e gemidos soprados pela dor dos naufragos. Muitos afirmam imaginar o que alí aconteceu naquela madrugada, mas não... Ninguém sonha! Só quem lá esteve!!! O desespero de homens que cravavam as unhas nas rochas tentando fugir à morte certa! Mas as unhas não eram suficientes contra aquele triste destino e, como que sugados por uma qualquer entidade, perdiam as forças e lá se deixavam ir!
Hoje, sempre que acontece algo parecido na costa não há quem me consiga arrancar de lá sem antes ver todos a salvo! É um reviver da dor passada. Um reviver da angústia que senti naquele dia!
O meu vizinho do lado passou já cadaver,numa "padiola", em frente ao meu pai (Delmiro dos CTT) que presenciou tudo aquilo. Tal era o estado de angústia que ele sentia que nem o próprio vizinho, presença habitual em nossa casa, ele conheceu!
O hobbie do meu pai era a pesca com cana, na rocha! Passaram alguns anos até ele conseguir pescar de novo naquele sítio! O meu Pai já não está connosco, mas as suas memórias e vivências estão guardadas comigo. Certamente teria muito que contar acerca do "Benito".
Paz às suas almas!