03/11/2009

Descarga de peixe na Ribeira Velha


Foto enviada pelo amigo "Cobra"

5 comentários:

Jorge disse...

Trabalho duro e dignificante.
Parabens por o lembrares. As gerações vindouras precisam ver isto. Eu,lembro-me da ribeira durante o Verão estar cheia de pessoas a assistir à descarga do peixe. Digo pessoas porque havia tambem muitos Penicheiros a assistir e não só gente de fora, turistas, trabalho árduo, mas bonito de se ver.
Um abraço para ti e para o "Cobra" que não conheço, ou pelo menos não me lembro
Jorge saldanha

Anónimo disse...

Concordo com o amigo. Era um trabalho muito arduo e perigoso descarregar o peixe desta maneira, eu proprio ajudei a descarregar algum, embora reconheca que houve pessoas muito mais massacradas com este tipo de descarga. Hoje, felizmente e outra loica. Obrigado, Chico por publicares mais esta foto e os meus agradecimentos ao Senhor Antonio Martins Bento (Cobra), amigo de longa data, por providenciar a dita foto. Um abraco.Luis

Zé Pedrosa disse...

O peixe ia em cabazes para os armazéns dos compradores. Aí, por cada cabaz dava-se uma chapa e, no final da descarga, às chapas somadas chamavam-se CARRETOS.
Foi assim que eu, miúdo, comecei a "trabalhar" no armazém do meu avô Joaquim Vitorino e nos Luzes (com o patrocínio do gde.amigo João Rocha).

É bom ter saudades!

Manuel Leonardo disse...

Aquela cesta que se ve em cima do peixe nos baileus era do ajudante apanhador de peixe que quando aparecia algum peixe de escolha misturado com a sardinha ,logo apanhava punha na cesta e no fim repartia com o mestre uma pequena porcao e o resto ia vender ou levava para casa.
Coisa insolita que sucedia nessa altura ...
Manuel Joaquim Leonardo

Miguel Lourenço disse...

Era bom que o autor deste blog tenta-se junto da comunidade juntar fotos das traineiras porque muitas pessoas não dão valor e por vezes deitam-nas fora.
Eu em Sesimbra tenho conseguido algumas.