03/11/2009

O que eu queria dizer hoje


-->
Por vezes a vida vai-nos ensinando a ser duros, contrariamente aquilo que se pensava, nestes tempos de tanta incerteza, não são os anos que nos estão a trazer a tal paciência e tolerância, nunca como agora tive tantas dúvidas, nunca como agora li tanto e no entanto os tempos deixaram de ter aqueles rituais certos, do começo e do fim das coisas, como no tempo dos nossos avós e pais para nos depararmos com novas perplexidades.
Tal como o pescador ou o lavrador que trabalham debaixo das intempéries e cuja pele facial fica tisnada e crispada devido ao tempo, tanto sol, chuva, vento e frio, de tal maneira que quase se torna insensível ao toque duma criança, também eu por vezes me sinto assim, como se tivesse uma carapaça dura, motivada não pelas intempéries mas pela própria vida, assim acontecendo um pouco com todos nós, a vida vai-nos dando esta dureza que nos torna por vezes insensível e em estado de permanente alerta.
Talvez por isso e quando respondi a alguns comentários aqui neste sítio, fui brusco, respondi a quente, não avaliei a situação com ponderação, pelo menos em dois casos de que me lembro, são dois amigos (as) que sem culpa levaram com uma resposta rápida e dura. Depois, bem, depois verifiquei que me tinha precipitado, fiz mal a avaliação das palavras.
Serve este artigo para comunicar com eles, que me desculpem, que continuem a usufruir deste espaço, que digam o que têm a dizer, para que consigamos aprender todos uns com os outros a viver a respeitar a conhecer e amigos, gente iluminada já não existe, isto é sempre um projecto colectivo, todos os dias aprendemos coisas novas e não é necessariamente sozinhos.
Era isto que tinha para dizer hoje.

4 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Passei amigo. Não costumo ler os comentários anteriores pelo que não sei o que se passou e até custa a crer que uma pessoa educada e sensível como o amigo tenha sido mais ríspido com alguém.
Um abraço

Filipe Jorge disse...

Chico.
Outra coisa não era de esperar da tua pessoa, o reconhecimento público, de algo que na tua ótica esteve menos bem.
É efectivamente de um homem com um H muito grande.
Continua.
Um abraço
Filipe Jorge

jorge disse...

Olá Chico!
Mais uma vez cá estou eu, leitor assíduo do teu sitio, para te dizer que concordo com o que o Filipe Jorge disse. Se é o Filipe Jorge que eu penso, tambem o conheço há uns bons 55 ou 56 anos. Ele mal andava. È por estas coisas que eu tenho abusado do teu sitio em relação ao tal almoço que tu "quase enxofraste".
Um Abraço para ti e para o Filipe Jorge
Jorge Saldanha

Albino disse...

Um gesto de louvar..Grande amigo
Abraco forte