24/04/2010

Belmiro dos Santos Alves 17-12-1940 a 21-4-2003


Nasceu em Peniche de uma família pobre e humilde, eram 5 irmãos quatro rapazes e uma rapariga, eles eram todos pescadores, lembro-me do pai dele o Ti Joaquim “Borralho”, homem alto e muito calmo e bom.
Começou a trabalhar com 12 anos após a escola primária, foi aprender com o Ti Zé do Carmo na “Amélia Maria” como “atador de redes”, o Armazém era logo ali.
A sua casa ficava praticamente em frente à minha na Travessa da Fé, eu era um miúdo e nos nossos jogos de futebol o Albino tinha no Belmiro o seu primeiro treinador de Guarda-redes, pela muralha o bom do Belmiro treinava o Albino à baliza, também lá aparecia por vezes o Lino “Mil e um” para nos dar umas lições. Por vezes pela tarde, da minha casa, via o amigo Belmiro, que não tinha electricidade em casa como eu, a ler um livro à janela, já ao entardecer a aproveitar a iluminação natural da rua.
A partir do 25 de Abril de 74 dedicou-se ao Sindicato dos Pescadores, sendo um dos fundadores. Tendo a principal conquista com a sua participação determinante assim como a de outros companheiros de Peniche e do norte e centro a passagem da reforma dos pescadores para os 55 anos, que ainda hoje se mantém. Como membro da direcção do Sindicato foi Administrador da Cooperativa de Consumo dos Pescadores e ainda chegou a membro do Secretariado da CGTP.
Membro do Partido Comunista Português a partir de 1974, muito também por influência do Ti Zé do Carmo (este bom homem, avô do meu amigo Albino, viria a morrer de comoção no dia 25 de Abril de 74) e do Ti Carlos Leiria, que antes do 25 Abril se manifestavam contra o regime vigente, tendo sido perseguidos pela PIDE por várias vezes, sei que algumas vezes o Ti Carlos Leiria se escondeu em casa do Belmiro em alturas mais críticas. Foi ainda Vereador da Câmara Municipal de Peniche.
Foi sempre um homem bom, honesto, humilde, nunca colheu louros para si próprio, lembrando que apesar da sua pouca instrução escolar era possível fazer algo pelos seus semelhantes, fizeram-lhe poemas, como todos os que se evidenciam também denegriram o seu nome. Quantos pescadores mais antigos e sem recursos para tratar “dos papeis”, receberam a sua reforma graças ao trabalho do Belmiro que ia para Lisboa e tratava dos documentos daqueles que não o conseguiam fazer, naquele tempo era assim.
Foi sempre um homem de pouca saúde desde menino, sendo os diabetes que sempre o acompanharam e que lhe retiraram quase a vista que acabaram por contribuir para o seu desaparecimento.
Esta é a minha forma de, através desta singela homenagem ao Belmiro dos Santos Alves, um homem do povo, homenagear o 25 de Abril, tenho a certeza que esta seria a vontade dele.

25 comentários:

FILIPE da SILVA disse...

Lembro-me deste Senhor, e tenho uma imagem dele numa célebre luta na década de 90 da revolta dos pescadores e ele estar lá uma vez mais ao lado deles, e por conversas com terceiros eu nunca ouvi uma palavra contra este Senhor Belmiro, penso que foi um lutador dos direitos dos homens do mar..e è sempre com essa ideia que vou ficar, por ter enorme consideração pl'os Pescadores mais terei por aqueles que lutaram a dignificar esta nobre profissão...Há gente que não se esquece

POUCO HAVERÁ A DIZER
DE UM HOMEM COMO ESTE
MUITOS NÃO HÃO-DE TE ESQUECER
POIS BELMIRO TU..."NÃO MORRESTE"

Luis Santana disse...

Chico muito obrigado por esta singela e justa homenagem ao amigo Belmirinho (era assim que eu lhe chamava), que deixou muitas saudades, a muita gente e ,especialmente aos pescadores. Era um homem bom, com caracter e integro, sendo muitas vezes aliciado pelo patronato ( foi-me dito pelo proprio Belmiro) ao qual ele sempre respondeu nao, que nao estava a venda, mantendo-se sempre fiel ao caminho que ele trilhou, a luta em prol dos pescadores de Peniche, e nao so, pois seria ele, a par com dois sindicalistas de norte, que conseguiriam a reforma aos 55 anos para todos os pescadores do Pais, isto ao contrario do que ja foi dito, por alguem, neste blog, foi o que o camarada Belmiro legou aos pescadores da nossa terra, alem de outras coisas. Chico, mencionaste o nome do meu Tio Ze do Carmo ( avo do amigo Albino) e eu devo dizer que foi no armazem da Amelia Maria, onde trabalhavam o Cobra e o Belmiro, que eu li pela primeira vez 0 Jornal Avante, isto na clandestinidade,em 69/70. Quero completar enviando esta mensagem para o Belmiro. Para nos, nao ha mortos, so ha vivos, ja dizia o Ary dos Santos. Um feliz dia 25 de Abril para todos e por favor participem nas festividades. Um abraco. Luis Santana

Albino disse...

Uma homenagem bem merecida a um homem que sinceramente a nao ser durante aqueles anos em que me treinava a Guarda-redes...sendo a baliza a parede onde os meus queridos avos moravam...depois da vinda para Africa perdi o contacto com ele,mas em 1984 falei com ele por pouco tempo assim como a irma Argentina..tenho muito orgulho de saber que o meu avo foi como um mentor do Belmiro...Luis acho que embora havendo muita gente de opinioes diferentes penso como tu e o Chico este senhor merece pelo que fez pelo seu povo..
Abraco

maria disse...

Permitam que me associe a essa homenagem. Ao Homem e ao 25 de Abril.
maria

Anónimo disse...

Chico, obrigado por este teu post.
Na verdade, este grande Homem era um ser humano espectacular, muitos daqueles que contra ele falavam, estavam a cuspir no prato que comeram. Quantos e quantos ele ajudou? Aqueles a quem ele ajudou a colocar em certos lugares, hoje se estão bem , mas bem na vida, muito devem ao Belmiro, mas a memória é curta, pois quando ele precisou , onde é que eles estavam?
Posso dizer que em conjunto com o Zé Paulino Ângelo e o Chico Fernandes fomos muitas vezes ao Baleal tomar café e era sempre um bocado bem passado.
Uma das coisas que eu mais lamento foi aqueles a quem ele pôs lá em cima , se tenham esquecido do Belmiro, eles sabem quem são e a quem me refiro, abandonaram-no quando ele mais precisou, alguns nem seque o foram visitar ao hospital, e se lhe deviam muito, mas para o Belmiro nunca havia problema por causa disso nem se lamentava, só queria que eles tivessem muita sorte.

Penso que este Homem merecia uma Estátua em Peniche , ou em alternativa uma rua com o seu nome, uma placa nos portões para ser sempre recordado pelos mais velhos e poder-se explicar aos mais novos quem foi o Belmiro.

Deixo aqui estas sugestões e espero ouvir outras.

Não posso terminar sem agradecer mais uma vez ao Francisco Vieira por este brilhante post, obrigado Chico.

jacinto borges disse...

Quero felicitar o amigo Francisco Germano pela homenagem que faz no seu blogue ao seu saudoso amigo Belmiro Alves, é nestes gestos que se vê a grandeza de alma das pessoas. Eu conhecia o Belmiro como a muitas pessoas de Peniche, apenas um bom dia, boa tarde, estás bom,privei com ele algumas poucas vezes quando eu como vendedor de produtos alimentares visitava a Cooperativa de Consumo dos Pescadores de Peniche em missão de trabalho, a recordação que tenho dele é a de uma pessoa educada, amável e cordial, da sua luta por melhores condições para a classe piscatória, por tudo o que tenho ouvido dizer e pelo seu comentário acho que merecia dessa mesma classe ser lembrado de uma forma bem mais merecida.Para si Francisco os meus parabéns por esta singela homenagem,sinceramente gostei.
Um abraço Jacinto

Raul Correia disse...

O anónimo sou eu, houve uma falha minha e não apareceu o nome.

Não há muito tempo, falou-se numa reunião de câmara e foi proposto uma rua com o nome de Raul Solnado( que não discordo, nem concordo) mas gostaria de fazer recordar a quem tem o poder que temos muito boa gente que fez muito pela nossa terra e que merecia uma rua com o seu nome também, ( mas parece que damos muito pouco valor ao que é nosso)

Nesta fase que eu passei com o problema da casa, posso dizer que senti muitas vazes a falta do Belmiro, foi um grande amigo meu e que muito me ensinou, para mim ele continua sempre presente.

Bom fim de semana para o pessoal.

Anónimo disse...

Pai, talvez fosse esta a única possibilidade de eu poder "viver" um pouco deste 25 de Abril de 2010, uma vez que estou fora do país. Lembro-me deste senhor e acho que esta foi uma forma muito bonita de relembrar uma pessoa importante para tanta gente.

Obrigado e beijos,
Marco

Unknown disse...

aqui venho eu dizer mais uma vez que este sítio é especial......e mais uma vez o foi, lembar Belimiro Alves é de coragem, amado por uns odiado por outros, por mim era amado, foi com ele que aprendi a compreender o que era o 25 de abril, tinha na altura 15 anos e o belmiro trabalha com o meu pai, os dois como atadores da ortélia barco que pertencia aos gaivotas, foi com ele que aprendi que com o 25 de abril terminara a repressão, regressava a liberdade, vinha aí o fim da guerra e do colonialismo, vinha aí a democracia, frases simples mas de muito significado para um puto como eu na altura...........não se pode apagar a memória porque importa ter presente a razão de ser do 25 de abril, assumindo como herdeira dos que tudo arriscaram para a liberdade no nosso povo, e Belmiro pertence a este lote dos que tudo arriscaram..........
no dia de hoje também queria aqui lembrar outro da linha do Belmiro,(simples - humilde e amigo de todos), o meu querido amigo Aleixo Pereira Brás, que infelizmente também já não figura entre nós........

um abraço a todos

joão manuel viola

Manuel Leonardo disse...

Nova Rua em Peniche
Por manuel j . leonardo (IP: 24.84.194.125) em 25-04-2010 19:40 Responder
à Mensagem

Para um 25 de Abril mais puro !
Com o pedido de publicacao no Pintar em Peniche com a devida ve'nia do Oeste Online


A rua Raul Solnado cruza com a avenida Comandante Silvano Ribeiro - sim Avenida pois se ainda estao lembrados o sr entao Presidente da Assembleia Municipal de Peniche Carlos Mota declarou solenemente que essa homenagem nao poderia ser com uma rua qualquer -.
Tambem para esclarecer os " rapazinhos de Peniche " que " desconhecem " quem foi O Sr. Comandante Silvano Ribeiro eu faco um pouco de historia real ,foi um comandante na Capitania do Porto de Peniche que nos anos finais da decada de 50
lutou de maos dadas com os pescadores de Peniche e ai perdeu a sua carreira brilhante . Voltou a brilhar nos anos de 70 e pos no poleiro todos os politicos de esquerda , como pomposamente ainda sao chamados em Peniche ,com umas dicas deste carola que de ca´ de longe deu umas ideias que foram seguidas mas no final mal interpretadas pelos brilhantes oportunistas e conrumpidos que tem tomado o Poder .
Desculpem-me a minha crueldade mas a Verdadeira Historia faz-se com os factos reais nao com as amizades que tentam encobrir mazelas que estao a´ vista de todos que as queiram ver .
Para os faltos de memoria esta Assembleia foi ha´ mais de trinta anos - ver actas- e foi reunida numa pequena sala na qual estavam em " camocha " no Hotel local de entao , na minha presenca com pouco mais de trinta pessoas cujas votaram em maioria essa proposta com os votos contra de dois democratas presentes .
Vao ao Google e la´ as poderao encontrar no Infinito penicheiro .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Ladainha Penicheira :
Salvem o Porto de Pesca, salvem o Hospital - que eu ja julgava que estava Salvo- ,Salvem Peniche , Reparem a ETAR e Sereis Salvos.
Salvem o 25 de Abril que o 28 de Maio ja´ chegou a´ Madeira
P. S.
Para os que gostam de inauguracoes de ruas em Peniche alegrem-se pois ja esta na forja mais uma rua com um nome de uma pessoa importante na vila e Cidade de Peniche

Francisco disse...

É uma excelente homenagem a quem tudo deu pelos outros sem pedir nada para si! Ainda por cima numa data querida para ele!

Esqueceste-te de dizer que para encontra-lo nos últimos anos passavamos pelos portões de Peniche de Cima e lá estava ele!

"A morte levou um combatente da librdade mas não os seus sonhos e ideais!"

Anónimo disse...

CHICO um muito Obrigado pela tua Lembrança de aqui Homenageares o nosso Amigo e Vizinho BELMIRO Bom Homem e eu que Convivi com um Cunhado meu muito com ele nos Tempos de Infãnçia bons bucados passamos em conjunto os tres PAZ á´sua ALMA no seu Iterno Descanço

Farelhão disse...

Numa data tão especial com a de hoje, um abraço para os que aqui homenagearam o Belmiro. A ele já não podemos abraçar, mas curvo-me à sua memória íntegra, em contraste com a vergonha a que temos assistido em Portugal.
- Sabes, Belmiro, o nosso 25 de Abril não foi, não é e nunca será o deles que, de cravo ao peito, vão-se amanhando com o suor e, não raro, com o sangue de quem trabalha.
Viva o Belmiro e viva o 25 de Abril dos TRABALHADORES. (activos, desempregados e reformados)

jorge saldanha disse...

Têm todos razão! Numa terra piscatória, onde os pescadores muito devem ao Belmiro, onde há um monumeto ao pescador, onde há ruas com nomes de presidentes de camara, artistas, como Raul Solnado, que não sei qual foi a sua ligação a Peniche, Amália Rodrigues, que além de boa fadista e que levou o nome de Portugal além fronteiras, também não sei qual a sua ligação a Peniche,não pondo em causa o merecimento das ruas com esses nomes, lembro-me sempre de um ditado que diz "a galinha da vizinha é melhor que a minha". Peniche tem pessoas importantes, que muito fizeram pela cidade, sobretudo pelas pessoas e que caíram no esquecimento, caso do BELMIRO, Para mim sempre foi o Belmiro da Borralha e ele sabia disso, pois era assim que o tratava, tratei sempre. Concordando ou não com as ideias politicas do Belmiro, que agora até tem uma camara, cujo partido ele também era militante, sempre foi, não acredito que ninguém se tenha lembrado de propor o nome dele para uma rua, uma largo, qualquer coisa que faça perpetuar a sua memória. Estejas onde estiveres, perdoa a quem não é capaz de reconhecer o teu valor.

Anónimo disse...

Concordo que se dê o nome do Belmiro a uma rua se possível de Peniche de Cima, até porque não sei se existe alguma rua nesta terra com nome de pescador, mas duvido que as pessoas com influência para isso venham ver este sítio.

Um amigo do Belmiro

Aniceto disse...

Tambêm quero fazer parte e presto homenagem ao Belmiro apesar de não o ter conhecido pessoalmente, mas estava a par do seu trabalho. Que o seu nome seja lembrado através do nome de uma rua desta cidade que bem o merece.
Abraço
Luis Aniceto

Raul Correia disse...

Parece que a ideia de haver uma rua com o nome do AMIGO BELMIRO vai de encontro à opinião de vários visitantes deste sítio tão especial. Sendo assim deixava a proposta que se recolhesse assinaturas para que isso fosse possível. O BELMIRO para muitos de nós será sempre recordado por tudo aquilo que foi.
Quero também dizer que era um sonho dele ter uma rua com o seu nome, ainda ontem em conversa com o João Manuel( antigo proprietário do barco Centurião) , que vive no Forte da Luz me foi transmitido esse sonho do BELMIRO.

MAIS UMA VEZ UM GRANDE OBRIGADO AO CHICO POR ESTA HOMENAGEM A ESTE GRANDE HOMEM.

jorge saldanha disse...

Desculpem lá Raul e João Manuel (da Conceição Oliveira)! Não se trata de ser um sonho do Belmiro ter uma rua com o nome dele. Trata-se de a população reconhecer o valor do trabalho dele. O sonho não passa disso mesmo, um sonho! que para este assunto não é importante. Importante é em assembleia municipal ser apresentada uma proposta para que isso vá avante. Recolha de assinaturas, contem comigo. Quando digo que o sonho dele não é importante, quero dizer, que sonhar toda a gente pode, merecer é que nem por isso, o que não é o caso do Belmiro. O Belmiro merece! Estou a falar assim porque até não sou suspeito por achar que ele é merecedor, como ele também sabia, não tinhamos a mesma tendência politica, até o próprio João Manuel o sabe. Por isso reforço que se houver recolha de assinaturas, contem comigo.

Raul Correia disse...

Amanhã vou à assembleia municipal como já é habitual e se tiver a permissão do Chico e dos amigos deste blogue , lançarei essa proposta em nome dos AMIGOS deste blogue.
Concordo com o Jorge quando diz ,que o sonho dele não é importante,mas quero dizer que isso foi só um acréscimo ao tema, porque foi em conversa com o BELMIRO uns tempos antes de ele falecer que isso veio à baila.

Se me for dada essa permissão da parte de todos vós, amanhã depois da assembleia direi qual foi a aceitação da mesma.

Obrigado.

FGV disse...

Raul, da minha parte podes avançar com a iniciativa e apoio-a.

Abraço


Francisco Germano Vieira

FILIPE da SILVA disse...

Força som isso, penso que os comentários a este "Post" foram em tudo positivos, por isso acho que todos estarão de acordo.

Os fiéis do blog esperam noticias...

Luis Santana disse...

Amigos Chico e Raul, embora longe podem contar, tambem, com a minha colaboracao. Um abraco. Luis

Raul Correia disse...

Olá a todos, acabado de chegar assembleia municipal com novidades.

Penso que a proposta foi bem aceite, embora a única intervenção tenha sido a do Henrique Bertino,que ainda disse que o BELMIRO não foi só determinante na reforma dos pescadores aos 55 anos, como, se não fosse ele os pescadores ainda hoje muito provavelmente não seriam reformados com essa idade.

Além dessa intervenção do Henrique que ainda disse que iria ver todas as possibilidades para que o nome de o BELMIRO numa rua fosse uma realidade. Tive também a garantia de outro AMIGO da CDU que se iria empenhar ao máximo para que isso fosse possível, ( embora eu gostasse de ouvir outras mais pessoas da CDU no fim da assembleia a vir garantir-me o mesmo).

Também da bancada do Partido Socialista surgiu uma proposta com nomes de 6 pessoas já falecidas para nomes de ruas do nosso concelho, onde figurava os nomes do BELMIRO e do também meu amigo ALEIXO BRÁS.

Na próxima edição do Correio de Peniche irá sair uma reportagem sobre o BELMIRO, fui nesta mesma
assembleia convidado pelo jornalista para ir ao jornal falar sobre o BELMIRO,convite que vou dirigir também ao AMIGO CHICO para que se lhe for possível estar presente comigo, 6.ª feira ás 11h da
manhã no jornal em frente á pastelaria Roma.

Tenho esperança que este desejo de muitos de nós se torne uma realidade.

Álvaro Paiva disse...

Chico, e no entanto a história move-se. Homem de Abril, e a ser homenageado que seja ou no 25 de Abril, ou no 1º de Maio!

Não sei se será este ano, mas não está esquecido, e porque daqui a dias faz anos do seu desaparecimento e recordo-me bem da ultima conversa com o Belmiro e o choque que que tive quando faleceu passadas poucas horas.

Falamos melhor pessoalmente, e que os que aqui deram o testemunho possam ajudar na causa!

Abraço!

André disse...

Hoje chorei, saltaram-me as lágrimas a recordar o Belmiro. Lembro-me bem faz hoje anos que estive com ele pela última vez, lembrar-me da lambreta vermelha, que tinha, que guardei na memória e da sua irmã tb já desaparecida, com quem vivia. Lembro-me de receber a noticia incrédulo, mal sabia eu que a pessoa que me disse iria falecer uns anos depois, e que todas as homenagens a essa Mulher são poucas. Há sonhos que nunca morrem!