22/04/2010

Companha da traineira "Nª Sra da Ajuda - 1939


Esta fotografia tirada nos Remédios após a missa do barco e a função, tirada no longínquo ano de 1939, retrata a companha daquela embarcação de Peniche de Cima, destes só o miúdo João Viola está vivo.
Em cima:
Jesuino, Joaquim Vidinhas, Manuel Vidinhas, António Resende, Joaquim Viola (Mestre), João Viola (Contra-Mestre), ? , José Viola, ?.
Em baixo:
Gribaldino (Atador), João Vicente, José Chora, ?, Belchior
Miudos: João Viola, Silvino Viola.
P.S. - O então miúdo João Viola é o pai do amigo João Manuel Viola e o Silvino Viola era o pai do meu saudoso amigo Silvino Viola.
Fotografia pertencente ao João Viola


7 comentários:

jacinto borges disse...

Pescadores do tempo do meu avô,pescador tambem bastante conhecido em Peniche,para quem gosta, esta foto é uma relíquia, penso que será assim para o amigo bairrista José Manuel Viola e vendo aqui tantos Violas acho que eram homens do mar e da terra pois penso que um avô Viola seria também produtor e vendedor do famoso e bom vinho branco de Peniche,será que estou errado? Já agora gostava que o Viola explicasse.
Abraço Jacinto

Anónimo disse...

Sr Jacinto, nao erra a dizer que o meu avô Manuel Viola era produtor e vendedor de "àgua pé" o famoso vinho branco que ele vendia na taverna dele no Casal dos Violas, mas estes Violas sao primos e do Casal dos Violas também.
So o meu Tio José Viola é o mais velho dos cinco filhos do meu avô, ele està na foto o segundo em pé a contar da direita.
Desta foto so me lembro de conhecer o meu Tio e o Silvino Viola.

Se nao me engano é assim, o que dizes Joao Manuel ??

Um @braço a todos os Penicheiros e um mais forte aos Violas que por aqui passam !

Carlos José Viola Pacheco

jacinto borges disse...

Obrigado pela informação,eu conheço alguns Violas ligados à mesma família dando-me bem com alguns deles,mas só através deste blogue soube que os Viola Pacheco faziam parte da mesma família, pois andei na escola penso que com um seu irmão mais velho com o qual me relaciono bem e não sabia que tinham ligações familiares com os mesmos,de si também me lembro bem.
Um abraço Jacinto

Farelhão disse...

A todos os pescadores de Peniche, anónimos ou menos anónimos, o meu obrigado e o meu profundo respeito pelo seu inigualável contributo para a nossa terra. Não têm nomes nas ruas da sua terra, não receberam nada do "poder" a não ser ostracismo e não figuram na galeria dos "ilustres". Mas eles sim, fizeram Peniche. A nossa terra

Anónimo disse...

Sr Jacinto déve conhecer o meu irmao Joel, quanto a mim muita gente se lembra de mim porque quando era pequeno era muito sossegadinho ;o))))

e para comentar o que diz o Farelhao "PENICHE" foi feito pelos os Homens do Mar o resto é so politica

Uma pergunta ao Joao ou para quem sabe o dono da traineira Na Sra Ajuda quem era ??? Nao seria o meu avô Manuel ??

Carlos José Viola Pacheco

Unknown disse...

boa tarde a todos os amigos deste sitio...venho aqui todos os dias, mas já não escrevo aqui a algum tempo, por sentir que fui muito mal interpretado no ultimo comentário que aqui deixei em 19/03/2010, sobre os "15 de peniche na tropa - RI5 Agosto 1965" enviado pelo amigo jacinto borges, mas a esta fotografia eu não podia deixar de a comentar........e vou começar por dar alguns esclarecimentos......ao amigo jacinto borges dizer que o casal dos violas era composto por três irmãos o jaoaqium o manuel e o joão...na altura desta foto ano de 1939 o joaquim era mestre da embarcação nossa senhora da ajuda e tinha o irmão joão (meu avô) como contra-mestre, esta embarcação pertencia ah parte rica da familia residentes no monte do estoril....o manuel o do famoso vinho branco na altura era mestre de uma embarcação de nome ventura de deus que tinha como proprietário o ramiro bilhau.......para o meu primo carlos viola que aproveito desde já para lhe enviar um grande abraço, te dizer que para além do teu tio zé e do silvino também conheces o meu pai que felizmente como diz o chico na apresentação da fotografia é o único que se mantém entre nós, e para te dizer também que o primeiro barco que o teu avó teve tinha de nome "ajuda do mar" e depois passou a ter o anacleto que foi vendido ao joaquim comboio que mais tarde o substitui pelo mestre comboio.......para dizer também que esta companha da nossa senhora da ajuda foram os primeiros a chegar ao naufrágio do "cuyabá" um vapor brasileiro que abicava numa tarde de nevoeiro do dia 12 de junho de 1937 (dia do nascimento do tio antónio do amigo chico germano) na parte sul do da velha (berlengas).........
dar aqui também ao farelhão os meus parabens pela coragem de escrever o seu comentário......

um abraço a todos

e já agora porque estamos na véspera.....................

25 DE ABRIL SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEE

joão manuel viola

Anónimo disse...

Obrigado Joao Manuel, por estes esclaresimentos a minha Mãe tinha me contàdo isto tudo, mas jà me esquéci um pouco, secalhar falta de pratica.

Hoje 25 Abril, vou dizer como se dizia à 36 anos ... VIVA PORTUGAL, VIVA A LIBERDADE.

Um grande @braço a todos

Carlos José Viola Pacheco