27/05/2010

Desculpa-os Belmiro

Quando aqui há tempos comecei a consolidar a ideia de te fazer um pequena homenagem neste meu espaço de escrita e passei à pratica, era para ser só isso, uma pequena e singela homenagem, feita por uma pessoa independente que me prezo de ser e que tu bem sabias, mas que não necessita de o estar a dizer a toda a hora.

Era um texto simples e escolhi propositadamente a aproximação da data do aniversário do teu desaparecimento, com uma especial saudação ao 25 de Abril.

Com a apresentação do texto muitos comentários surgiram de apoio, a esmagadora maioria dos quais de insuspeitas pessoas sob o aspecto partidário, simplesmente ou foram vizinhos como eu ou eram amigos.

Entretanto, alguém se lembrou dentro dos comentários, de propor o nome do Belmiro para uma rua, se possível em Peniche de Cima, sem ter sido esse o principal objectivo daquele texto, não podia por coerência ter outra postura que não fosse concordar, a ideia era ir à Assembleia Municipal e apresentar essa proposta, alguém lá foi, no caso, o proponente. Passados uns dias recebi um mail a perguntar se não me importava de passar pelo jornal “Correio de Peniche”, para uma pequena conversa acerca do artigo que escrevera sobre o tema, fui, a conversa durou 15 minutos e o jornalista disse-me que ia publicar um artigo com base nessa conversa, tudo bem e correcto até aqui.

Fiquei surpreendido, para não dizer outra coisa, quando vi aqui publicada uma iniciativa de “camaradas” que propõem nome de rua de comunistas, etc, etc, uma coisa sem pés nem cabeça, e que me chocou ainda mais por vir de uma pessoa que pensava ser amiga (por isso dói mais), estás tu a ver Belmiro o que se pode arranjar nesta terra quando se pensa dizer bem de um amigo.

Começo a pensar que tinha alguma lógica quando me disseram que tinha tido “coragem por escrever o artigo”, coragem (?) por quê (?), um simples artigo de homenagem? Que terra é esta? Afinal se calhar tinham razão essas vozes.

Em conversa com o teu irmão Joaquim, ele que pertence aquela casta de pessoas simples e anónimas de Peniche, disse-me Chico (é assim que me chamam os amigos), agradeço-te o que fizeste pela memória do meu irmão, só por isto o meu obrigado. Com pouca gente falei acerca deste assunto, assim é o meu feitio, mas só esta frase do teu irmão, foi o suficiente para eu sentir que cumpri o meu dever de cidadania.

Este artigo que me faz falar do que eu não queria vem referir-se a “camaradas”, possivelmente num sentido pejorativo, enfim, os teus verdadeiros camaradas Belmiro, devem estar a rir-se, se lerem aqueles ditos.

Chega-se à conclusão, que a atribuição proposta pelos visitantes deste Blogue, não era/é fácil por aquilo que me vou apercebendo, tanto da parte dos camaradas (os verdadeiros) como daqueles que se dizem democratas, o que reforça ainda mais a justeza da pequena homenagem que te fiz. Ficamos também a saber que nem todos os que foram políticos podem ter nomes de rua nesta terra, senão é um problema político partidário, ou seja, pode uma pessoa, tendo sido um extraordinário homem ou mulher, ter nome de rua se pertenceu ao Partido X ?, hummm… está o caldo entornado, não pode ser. Pode o pescador ter nome de rua? Não, só empregado de comércio ou de serviços, pode um artista natural de Lisboa ter um nome de rua em Peniche? Pode, foi importante e é de fora, etc.

A cereja em cima do bolo é quando te consideram co-responsável pela possibilidade da construção da Urbanização da Papôa, melhor era impossível.

Para esclarecimento do autor da citada crónica informo que o Partido Socialista segundo me disseram, apresentou também na dita Assembleia Municipal uma lista de seis nomes para ruas de Peniche entre os quais o Belmiro.

Termino amigo Belmiro este pedido de desculpa, porque não vou alimentar mais polémica em relação a este assunto, possivelmente não irás ter o tal nome de rua, porém não te preocupes, terás aquela muralha, a Travessa da Fé, o portão onde gostavas de te sentar, serás sempre lembrado pelos mais simples.

Ao autor da crónica ora citada agradeço que não alimente mais polémica sobre este assunto, além do mais por respeito por quem não está já entre nós.

Duas coisas são infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que diz respeito ao Universo ainda não adquiri a certeza absoluta.

Albert Einstein

12 comentários:

Anónimo disse...

CHICO gostei imenso de ler as tuas palavras a respeito do nosso amigo e vizinho BELMIRO. Até amanhã.

Anónimo disse...

Chico,

No tempo da Amália não desabrochava tanta Dália.
E no tempo do Raul Solnado não se via tanto bloguer abichanado.

Raul Correia disse...

Na parte que me toca, irei até ao fim para que o Belmiro tenha uma Rua com o seu nome.
Não querendo alimentar polémicas, tenho a dizer que o autor desse texto, quando não tem ninguém para dizer mal , diz mal dele próprio.
Não comentar no blogue dele, porque isso era ta a dar importância a quem não tem.
Eu estava na assembleia quando após eu ter feito essa proposta em nome de todos nós e com a permissão do Chico para falar em nome do "PINTURAS EM PENICHE", o partido socialista fez uma proposta para nomes de ruas, onde incluía o nome do nosso sempre saudoso Belmiro.
Por um contacto que já tive, posso dizer que a proposta é pacífica e tem pernas para andar e não será alguém que não me merece qualquer crédito que me irá demover a mim e a todos os amigos do Belmiro para que isso aconteça.

Termino com esta citação:
"Não há admiração mais deliciosa do que a do inimigo".

Farelhão disse...

Já que entraste em diálogo com o Belmiro, conta-lhe que, um dia, ele terá a rua com o nome dele a confluir para o largo da Honra com a rua Luís Leonardo. Para trás, lá bem nas traseiras, ficarão as ruas do oportunismo, da corrupção, do clientelismo, da mentira e da hipocrisia.
Como é que uma terra tão linda tem alguma gente tão chunga!
Não te desgastes, Germano, que gente dessa laia apenas merece desprezo. Ou nem isso.
Dá um abraço meu e do meu pai ao Belmiro. E outro para ti.

Anónimo disse...

Também ponderei antes de enviar esta mensagem, mas seguindo a lógica de liberdade de quem lançou este blog resolvi fazer uso da minha. Gostava apenas de comentar que é lamentável que, ainda que manifestando a sua legítima opinião nesse blog "Conversar em Peniche", esta seja envolta de tanto preconceito, imprecisão, e é manifestamente triste que aos olhos de muita gente um indivíduo só adquira a qualidade de "PESSOA" se vestido e catalogado com capas de cor política.

Alguém questiona a índole, cor política, valores morais, etc, de personalidades que invadem o nosso quotidiano e penetram nas nossas vidas, muitas das vezes com carimbo de Deuses...?

Ainda mais triste é quando uma simples "lembrança" de um amigo se transforma numa, desculpem a expressão, nojenta guerrinha que traz à baila a mesquinhez humana e aproveitamento político inadmissível e incompreensível num país que já conta com 36 anos de liberdade no papel, mas que por vezes ainda tem cheiro a mofo e bafio de outros tempos.

Espero que não desvirtuem aquilo que me parece ser o propósito inicial - lembrar um amigo, que por acaso ajudou muita gente.

El Comandante disse...

Força com isso.
Por aquilo que eu conheço da malta de Penixecima, não será um tipo com esta baixeza que irá demover o pessoal.
Será bom que que esse tipo não alimente polémicas por uma situação tão óbvia.
Por todos os comentários que tive o prazer de ler, não vi algum que se referi-se a alguma classe partidária, mas sim pelo que seria justo por uma pessoa que tanto fez por muitos e que nunca quiz nada em troca.

Ele onde tiver perdoa a todas estas pessoas, alguns de nós até sabemos qual a dor deles, mas enfim.

Luis Santana disse...

Tenho a certeza que o Belmirinho vai ter uma rua com o seu nome, pois como o Raul disse, o projecto tem pernas para andar e sera uma realidade. Chico, quero-te dizer que coordenas um dos melhores (senao o melhor) blogs na area e que talvez seja por isso que os "alcatrazes comecaram a malhar", portanto espero que continues com o teu excelente trabalho.Citando:" A inveja e a arma dos imcompetentes". Um abraco a todos

Anónimo disse...

Olá a todos
Estamos em liberdade,o nome do Belmiro tem que estar numa rua de Peniche e tem que ser em Penixima assim como, um largo de todos os antifascistas de Peniche de Cima que são muitos desde a familia Leiria o Zé do Carmo,Pitorras e muitos mais, portanto ali no largo da bica seria o ideal .
Pois nós temos em Penixima nomes de Pessoas que nada tem a ver com penixima
Agradeço esta opinião pois durante muitos anos fomos abandonados era tudo para peniche de baixo e só se lembravam do portão porque náo havia outra entrada em peniche.
Adeus e até sempre

maria disse...

Obrigada! Apetece dizer "há sempre alguém que resiste!" O que escreveu merece certamente a admiração de muitos. Bem haja! Não desista!
maria

Albino disse...

Estive um dia sem abrir o teu blog Chico e li tudo..o teu e de todos os que habitualmente comentam..Eu por minha parte estarei sempre de acordo com todos aqueles que fizeram bem ao servico do povo.O Belmiro foi um desses e portanto era bom mesmo uma rua com o seu nome..e com grande admiracao Chico por ti quando defendes os homens de valor,obrigado grande amigo
Abraco

jorge saldanha disse...

Arre Chico! Basta estar um ou dois dias sem abrir o pinturas em Peniche e encontro logo contestatários ao simples facto, de se ter manifestado uma opinião, sobre alguem que foi nosso amigo, até em épocas diferentes. Dizia eu, bastou ter estado dois ou três dias sem abrir o teu sitio, e pelos vistos, já há uma guerra politica. O meu comentário, no Conversar em Peniche é apenas um comentário que quiz ser isento de partidarismos e ao mesmo tempo esclarecer o seu autor que vivi num regime comunista e não gostei, daí o ter-me vindo embora. Mas não passou disso. Defendo e defenderei todos aqueles que por um motivo ou outro, se distinguiram e se vão distinguindo ao longo dos anos, seja na cultura, seja na luta por direitos das pessoas menos previligiadas e sejam de que partido forem. Prezo a minha independência acima de tudo. Continuo a permitir que o Raul faça, até uso do meu nome, na proposta que apresentou na AG da Camara. O que me faz confusão é Amália e Solnado, sem lhes tirar valor artistico nenhum, tenham uma rua em Peniche e um Penicheiro ou Penichense, que deu tudo de si em prol da melhoria de condições de vida dos pescadores, não possa ter o seu nome proposto para uma rua. Volto a referir que tanto Amália como Raul Solnado foram excelentes artistas, mas que fizeram por Peniche ou pelos seus pescadores?
Um Abraço

José disse...

O nome do Belmiro numa rua pode deixar muita gente incomoda não sei porque motivos, político-partidários, mesquinhez ou inveja!
O que é certo é que para muitos ele contribuíu à maneira dele para o desenvolvimento da nossa população quer muitos queiram ou não. Se foi na política ou no meio sindical, muitos lembram-se da sua postura simples, como é humano por ventura cometeu erros, mas quem não os cometeu ao longo da sua vida!
Tive a sorte de estar com ele muitas vezes incluíndo poucas horas antes de falecer pouco antes da data que tanto amava, o 25 de Abril. Ainda hoje sempre que passo na zona (sobretudo na rua onde morava) lembro-me daquele lobo do mar sentado nos Portões de Peniche de Cima ou em casa em que viveu com a Irmã.
Também tenho na memória a padaria no Largo da Boa Viagem de outro Homem Grande da nossa terra.
Será por terem sido do partido que escolheram pertencer que não merecem essa homenagem?
Quanto ao "Zé Padeiro" ou José da Costa, só em 1999 é que teve lugar a um largo, largo esse que até foi dado o nome quando a presidência da CMP era de outro partido e quem eram os vereadores da altura?
Espero bem que o Belmiro tenha nome de Rua como outros penichenses tem! Chico, não desistas! Muitos ainda tem memória!