18/12/2007

Parabéns Peniche


Completam-se hoje 18 de Dezembro, 20 anos em que foste elevada a cidade. É dia de festa portanto com palavras de circunstancia e justas homenagens, mas vejamos o que realmente mudou nos últimos 20 anos? Tens uma piscina municipal, tens um pavilhão municipal, estás a fazer uma nova biblioteca, tens uma nova Escola Superior de Tecnologia do Mar, tens uma linda entrada com passeio pedonal e muito arvoredo que há-de crescer, a tua entrada de Peniche de Cima está mais limpa e asseada, o teu transito infelizmente ainda não é regulado por semáforos, acho que és a única cidade do País assim, paciência, o emprego que tens para oferecer é o mesmo ou pior do que há 20 anos e isso está a obrigar a que os nossos filhos tenham de ir trabalhar para fora, eu sei que não é tua culpa estou só a apontar, tens mais pastelarias e mais agências imobiliárias, mas tens menos traineiras dentro do porto que pensávamos vir a ser o maior da zona centro, tens melhores estradas para vir para cá mas, também para sair, ainda tens problemas em que venham para cá grandes superfícies, eu sei és nova ainda, não percebes que se não vierem para cá vão para Lourinhã, Caldas, Torres Vedras e com a quantidade de emprego que há por cá isso é sempre bem vindo, dá a impressão que as orientações agora são que vamos definitivamente no caminho do turismo, (também não há industria) mas turismo não é só mais pastelarias e restaurantes, têm que ser politicas integradas e sustentadas, não vou apontar outros exemplos porque hoje é o dia do teu aniversário, dirás com alguma razão, é bom e fácil falar, o difícil é fazer, de acordo, por isso é que se elegem equipas autárquicas. Bem a nossa conversa já vai longa e tens de te preparar para a festa de logo á noite, não penses que estou zangado contigo, és a terra da minha vida, tens as vistas mais belas que se podem desfrutar á beira mar, assim o homem as saiba preservar. Adeus minha querida Peniche.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que lindo presente à nossa cidade maravilhosa! Muito sintético e acutilante. 20 Valores!

Estamos todos de parabéns também pois, apesar dos caminhos que cada um siga, a nossa terra não escolhemos, apenas nascemos lá. Decerto que por alguma razão.