17/10/2008

O Parque de Jogos do G.D.P.

Para memória futura aqui mostro o antigo parque de jogos do Grupo Desportivo de Peniche, hoje só utilizado pela formação. Um dia se, conforme esperamos todos, as obras do fosso da muralha avançarem até aqui, isto desaparecerá tudo. Ficam as memórias de quem aqui jogou e de quem como eu vi tantos jogos do Peniche, na 2ª Divisão Nacional.



Quantas vezes estávamos pelo café aos domingos e ouvíamos aquela música marcial (nunca percebi porque era a musica sempre militar) como que a chamar-nos para a "bola" e lá íamos todos em grupo, pelo caminho comprava-se logo umas castanhas, não era o tempo da massificação do futebol pelas televisões, era o tempo de gostarmos de ver o Peniche.

Quantas vezes vínhamos da escola e daqui desta muralha assistíamos ao treino de quinta-feira, o chamado treino de conjunto, onde ficávamos logo a saber qual a constituição da equipa, eram eles os nossos "Ronaldos", o Carapinha, o Joia, o Lino, etc
Num célebre jogo a que eu assisti, Peniche vs Leões de Santarem, ouve invasão de campo, o Peniche estava a ser "roubado", então do alto desta muralha foi disparado um tiro, seria de aviso (?), concerteza, mas foi muito baixo e apanhou um miúdo que como eu estava a ver o jogo. A bala penetrou na clavícula do rapaz, nunca mais me esqueci.


Balneários e zona de "aquecimento"

É só para que fique registada a memória dos nossos tempos de miúdos, em que tínhamos ali os nossos ases à mão de semear. Por certo há muitos de vós que como eu têm boas recordações deste campo, é um tempo que não volta, é só para registar.

9 comentários:

Anónimo disse...

Chico ao ver estas fotos e o teu comentário ao célebro jogo com os Leões de Santarem, falas do miúdo que era na altura, certamente não sabes quem é a pessoa? ou sabes?. Sobre a marcha que falas, que o grito "epiranga" penso que era a "PONTE DO RIO KWAIT", não sei se a ultima palavra está bem escrita. Cumprimentos. Filipe Jorge

Anónimo disse...

Como deves calcular Chico, Filipe Jorge essas noticias do antigo Campo do Baluarte e do desaparecimento total daqui a uns tempos claro que fico muito triste..e nao devo ser so eu de certeza..talvez porque estou tao longe e adoro ver para recordar os sitios de infancia.. esse jogo de que falas eu tambem estava la e penso que o povo de Peniche assistia os jogos e vibrava muito..
O que eu hei-de fazer?
Para mim deixavam o campo em paz.. como museu para a geracao seguinte..ja retiraram tanta coisa pelo menos deixem algumas para recordar.
Abraco

Anónimo disse...

Depois de ver se havia alguns comentarios da Equipa maravilha vi que se mantem viva e Filipe jorge obrigado. sempre assim fico a voltar a recordar ja que estou tao longe..podem imaginar concerteza a minha vontade de por este blog querer saber mais.
O Luis penso que deve sentir o mesmo...
Em relacao mais uma vez ao condenado velho campo de baluarte porque nao paravam a fossa so ate a parte norte do campo?
alguem me podera dizer porque nao?

Anónimo disse...

Olá Albino e Filipe Jorge, obrigado pelos comentários. Filipe Jorge lembro-me do rapaz e sei quem é. Albino não concordo contigo pois que o que se vai fazer é uma obra de grande envergadura que será um enriquecimento para o património de Peniche, as fossa da muralha irão até perto do portão de Peniche de Cima, será uma grande obra de que te vais também orgulhar. Não é por acaso que eu estou a colocar aqui estas memórias é para que fique também registado e não esquecido, é a minha pequena contribuição.
Abraços

Elvira Carvalho disse...

Amigo gostei do post e das fotos.
Passei também para informar que na próxima Terça-feira, vou fazer nova cirurgia que me vai afastar de novo do vosso convívio. Na Terça,à noite, a minha irmã dará notícias sobre a cirurgia no Sexta.
Um abraço e bom fim de semana

Anónimo disse...

Chico como vejo pelo teu comentario que estas de acordo com estas obras da fossa e que comprendo pois como penicheiro estas mais atento do que eu a evolucao da nossa terra..sao apenas opinioes que penso sao comprensiveis para mim visto que estou tao longe..de qualquer maneira este projecto ja leva algum tempo...
Quando comeca as obras?.. ou ja comecaram?...
Terei que aceitar o progreso da nossa terra..
Abraco

Anónimo disse...

Albino

Penso que a primeira parte das obras vão começar dentro de um ano ou dois, será a parte das eclusas na zona do portinho do meio até à Ponte Velha. A parte final para o lado de Peniche de Cima ficará para mais tarde, talvez até nem seja para o nosso tempo, não sei.

Abraço

Anónimo disse...

Chico
vai ser realmente uma obra de grande magnitude e que certamente ira ser realizada em partes sendo penso eu e como tu dizes a ultima parte onde se encontra o campo de baluarte..e agora com a crise financeira mundial have-ra fundos para tudo?
Vou esperar e como dizes podera nao ser no nosso tempo...sempre da para as camadas jovens que utilizam o campo mais uns anos..
aquela zona toda onde a feira e a festa da Boa Viagem e feita tera que desaparecer tambem?
para o ano se Deus vou tentar ir ate ai e ate la obrigado pelas informacoes.
Abraco

Anónimo disse...

Ola malta e principalmente aqueles que estao longe da nossa terra..
Luis o que dizes a tudo isto?
gostava de saber a tua opiniao please..sabendo que provavelmente nao sera para o nosso tempo...
diz coisas..o meu novo email e.
bino.ff.santos@gmail.com
Abraco forte