24/01/2009

IC11 - Ligação Peniche - Torres vedras «chumbado»

Foi chumbado pelo Ministério do Ambiente o traçado do IC 11 projectado para ligar o nó de Atouguia da Baleia ao nó do Ameal (A8). O parecer desfavorável emitido pelo Ministério foi devido a «afectar extensas áreas agrícolas» segundo a agência de notícias Lusa.

2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

A saúde debilitada de meus pais, ele internado no hospital onde foi amputado a uma perna, ela em casa, mas totalmente dependente, teem-me impedido de visitar os amigos virtuais e reais.
Um abraço e uma boa semana

Unknown disse...

aqui vão novidades meus amigos:
Torres Vedras, Lisboa, 28 Jan (Lusa) - Os autarcas do Oeste receberam hoje a garantia do ministro das Obras Públicas de que irá desbloquear o processo de escolha de traçados do IC11, entre Torres Vedras e Peniche, para se avançar com a construção da via.


"Nada cai por terra. Estamos apenas a falar em contratempos e mais demora", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Miguel, que hoje esteve reunido com o ministro das Obras Públicas, no âmbito de mais um encontro da comissão de acompanhamento do Plano de Acção do Oeste, onde a obra está programada para ser iniciada em 2010.

Segundo o autarca, Mário Lino terá garantido que a construção do IC11 é para avançar.

"Ainda está em cima da mesa [por parte das Obras Públicas] a hipótese dos traçados em discussão", referiu Carlos Miguel, adiantando que também se "discutiu a hipótese de novos traçados", com vista a desbloquear o processo.

Se o Ministério da Agricultura vier reconhecer a importância destes solos, a solução passará pela proposta de novos traçados alternativos e, consequentemente, novo estudo de impacte ambiental.

O Ministério do Ambiente deu na semana passada parecer desfavorável ao traçado do IC11, entre Torres Vedras e Peniche, por afectar "extensas áreas agrícolas" em solos valiosos onde se concentram várias explorações hortícolas.

A Declaração de Impacte Ambiental (DIA), emitida a 21 de Janeiro, refere que, apesar de a melhoria das acessibilidades ser uma das justificações para avançar com a nova ligação "estas são já asseguradas pelo IP6, em Peniche, pelo IC1 (A8) em Torres Vedras", enquanto a Lourinhã fica apenas a 15 quilómetros da A8.

Da avaliação do projecto do IC11, que se desenvolve "numa região com uma fortíssima componente agrícola com a presença de extensas áreas de pomares, bem como vinhas e produtos hortícolas", resultou que qualquer das soluções propostas afectaria áreas agrícolas (cerca de 100 hectares) e extensas áreas de solos classificados como RAN (Reserva Agrícolas Nacional).

Aos autarcas, Mário Lino terá dado hoje a garantia de que "não há qualquer objecção [ao IC11] em termos orçamentais", pelo que se poderá vir a estudar como solução a construção de mais viadutos, para minimizar os impactes sobre os terrenos agrícolas.

Carlos Miguel disse ainda que Mário Lino vai reunir-se com o Ministro do Ambiente, a fim de os dois ministérios chegarem a um entendimento.

Fonte do Ministério do Ambiente disse à Lusa que a existência de solos em Reserva Agrícola Nacional foi colocada "por uma entidade da Agricultura [Direcção Regional] que estava na comissão de avaliação de impacte ambiental".

A mesma fonte revelou que, face ao parecer desfavorável do Ministério do Ambiente, que é soberano a todos os outros, o desbloqueio do processo poderá passar mesmo por "novas alternativas de traçado" e "novo estudo de impacte ambiental" pedido pelo promotor do projecto.

FYC.

Lusa/Fim

P.S

Ouvi entretanto na rádio que o sr. presidente da camara da lourinhã, como retaliação vai proibir o transito de pesados na "sua vila", só tenho que lhe tirar o chapéu.