07/01/2009

Uma visita à exposição da evocação dos 75 anos da prisão política na Fortaleza de Peniche

Fui visitar a exposição comemorativa dos 75 anos da transformação em prisão política do estado novo.
Apresento assim algumas fotografias que tirei, no sentido de prestar uma pequena homenagem aos portugueses que passaram por estas celas.


Os desenhos de Álvaro Cunhal








 Os famigerados ficheiros






Por aqui passou um amigo meu de juventude, 16 ou 17 anos talvez, o Horácio Rufino, mais tarde, estava eu no serviço militar ele era estudante em Lisboa, depois ouvi dizer que foi preso, ele era de Vila Franca de Xira, dava-nos muito bem, sei que ele esteve aqui neste cárcere, era um jovem talvez com uns vinte anos.
...
Do Centro de Documentação do Museu Municipal de Peniche recebi este documento importante, que constitui a acta da libertação dos presos políticos do Forte de Peniche, no dia 27 de Abril de 1974, no qual consta o nome do meu amigo Horácio Rufino.


 A vista do último piso


 





4 comentários:

Anónimo disse...

Horácio Rufino,foi libertado do Forte de Peniche em 27 de Abril de 1974.Os seus pais viveram em Peniche, na Avenida que hoje tem o nome de "25 de Abril".

Anónimo disse...

Hoje, 19/06/2012, ao "vasculhar" velhos documentos deparei-me com uma fotografia do Horácio num documento de uma campanha eleitoral autárquica.Fomos e somos amigos de longa data.
Tito

FGV disse...

Se puder mandar-me a fotografia agradeço.

Obrigado

Anónimo disse...

A notícia chegou imprevista e dolorosa. Faleceu hoje o Horácio Rufino no Hospital Curry Cabral. Mais um que parte da nossa geração, lutador, coerente, discreto, amigo... Ficou mais um encontro de confraternização por se realizar, fomos adiando sempre, atarefados que andamos, fica para a prózima, diziamos, ficou para sempre!
Vasco Paiva
mvcfp@hotmail.com