19/03/2009

Conclusão do 12º ano através do RVCC


Terminei no passado dia 17 de Março com a sessão de Júri, o processo de Certificação do 12º Ano pelo RVCC no CNO da Escola Secundária de Peniche (a minha escola).
Consegui o objectivo a que me propus.
Fomos quatro os primeiros a concluir este processo neste Centro. Contrariamente àqueles que, levianamente uns ou por desconhecimento outros, dizem que este é um processo fácil e sem consistência cientifica, estão enganados.
Tratou-se pelo menos connosco, de um processo moroso e muito trabalhoso, basta referir que tive a primeira reunião em Outubro de 2007 e fui a Júri em 17 de Março de 2009. Pelo meio houve apresentações de trabalhos, pesquisa, consultas, discussões, correcções, estudo e muita escrita. Garanto-vos que nunca tinha escrito tanto.
Tenho consciência de que fiz um bom trabalho e compreendo agora as dificuldades que nos impuseram, elevando assim a bitola da qualidade.
Este é um processo novo, com novos métodos, por isso só daqui a alguns anos se conseguirá fazer um balanço positivo ou negativo deste sistema. Lembremo-nos que muitos adultos de hoje, não tiveram oportunidade, no seu tempo, de atingir o 12º Ano, por razões várias.
É possível que volte a este assunto, para dar uma opinião mais concreta sobre este sistema de ensino, defeitos e virtudes, concretamente sobre o trabalho deste Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Peniche.
Agora é tempo de festejar. Parabéns aos meus colegas, à Maria do Carmo, ao Jorge ao Paulo.

Os meus cumprimentos e agradecimentos à Escola (minha antiga escola que eu não frequentava desde 1967) na pessoa do seu Presidente do Conselho Directivo, Professor Américo.

Uma palavra de agradecimento à minha mulher, Liberdade, pois eu muitas vezes passava horas dedicadas a isto e sempre teve uma palavra de estímulo e apoio.

Um beijo aos meus filhos Marco, Andreia e Telma, que sempre me incentivaram.

Uma saudação especial para o Prof. João Moreira, Prof. Guilhermina e Prof. Adelaide sempre com um sorriso de simpatia mesmo nos piores momentos.

Um abraço a todos

Francisco Germano Vieira

13 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns!

Não apenas por ter atingido um objectivo a que se propôs, mas essencialmente pelo exemplo que constitui este seu testemunho.

Anónimo disse...

Parabéns! Parabéns!`Parabéns!
Foi com satisfação que recebi esta boa nova.
Ficas a saber que não te vou perdoar um café ou copo. Quando nos encontrarmos vamos brindar.
Um beijo para ti e para a Liberdade.

Unknown disse...

Parabéns pai!
Esta certificação é muito merecida, pois trabalhaste muito para consegui-la.
Parabéns também por este dia do pai. Obrigada por tudo o que nos ensinaste, pelos valores que nos transmitiste e pelo amor que sempre nos deste sob tantas e tantas formas.

Beijinhos especiais da filha Andreia

Anónimo disse...

parabens por teres conseguido
o que querias tenho orgulho
no primo que tenho
um abraco ate breve

francisco pacheco

Luis Santana disse...

Chico, com muita forca e dedicacao conseguiste o teu objectivo. Parabens e felicidades. Um abraco

Anónimo disse...

Caro Amigo,apesar do pouco tempo que nos conhecemos,sempre o achei uma pessoa com personalidade e forte nas suas convicçôes.
Parabéns por esse esforço que fez,pois com a nossa idade poucos são os que concretizam tal facto.

Um abraço

Sandra Rodrigues disse...

Muitos Parabéns por ter atingido esta etapa... que venham outras... força!!

Beijos

Anónimo disse...

Embora um pouco mais tarde de que alguns amigos e familiares nao vou deixar esta oportunidade de te dar os grandes parabens que realmente mereces pela coragem e dedicacao para atinjir o teu objectivo,e de que partilhavas comigo durante as minhas visitas breves em Peniche...penso tambem que sempre detras dum grande homem esta uma grande mulher o que e bom realcar..
Agora so falta comumerar e vai ser quando for aila para o Verao..
Um forte abraco

Anónimo disse...

Devo dizer que irei celebrar e nao comemerar[esta mal dito] este grande acontecimento este Verao se Deus quizer.
Abraco

Margarete disse...

Muitos parabéns Chico, por teres conseguido o teu objetivo, têns uma
familia maravilhosa,que podem estar
muito orgulhosos, de seres um filho,um marido,e um pai como tu és
Muitas felicidades
Un abraço
Margarete

Anónimo disse...

Pai, muitos parabéns por este capítulo que nunca duvidei que irias escrever, e nunca de forma menos categórica do que o fizeste. Só agora aparece (mas nunca é tarde) porque, tal como alguém de quem gostamos muito diz: "São vidas!". E são essas vidas diferentes que tornam as pessoas diferentes.

Sou um filho orgulhoso do meu pai e amigo e conheço um pai e uma mãe a quem deste motivos de grande felicidade e orgulho, ainda para mais por causa das "vidas".

Bjs,
Marco

Albino disse...

Chico reparei na foto mais uma vez e reparei que estas parecido com o nosso Presidente da Camara de Peniche...REPARA BEM...
ABRACO

leandro guedes disse...

Amigo Vieira, como vai?
Foi com enorme satisfação que li este seu artigo e soube da sua chegada ao 12º. ano. Agora amigo, com o seu saber na informática e o seu canudo do 12º. ano, é ganhar coragem e seguir em frente, tirando um curso superior na sua área, ou noutra.
E se isso acontecer, eu quero no final do curso, estar presente no almoço de comemoração.
Abraços sinceros meu amigo e desejos de tudo de bom para si e para os seus.
Leandro Guedes