Todas as segundas-feiras de Verão, pelas 2 horas da tarde, as traineiras da pesca de cerco, ao bater da hora certa, aí vão mar fora, em busca do pão.
Com um pouco de sorte, pelas 6 da tarde, algumas já trazem algum peixe para a Lota.
É assim na nossa terra, claro que agora são "meia dúzia" de embarcações e também por isso eles podem partir assim, mas há uns anos eram 50 ou 60 traineiras.
Lembrei-me de fixar estes momentos para que fique registado, não vá acontecer que daqui a uns anos não existam barcos para ver.
Para ver mais fotografias da partida das traineiras clique AQUI.
Para ver mais fotografias da partida das traineiras clique AQUI.
17 comentários:
Obrigado Chico por este momento lindo.
Veio-me a lembrança à uns anos atrás no porto da areia sul, uma traineira que prendeu numa rocha e ficou presa, teve que esperar a mare encher para se soltar, se vissem como as outras traineiras foram ajudar estava cá de férias e as lágrimas rolaram-me pela cara por ver como os pescadores que por vezes parecem rudes são solidários nas horas díficeis.
O "Rumo á pesca" foi vendido para Matosinhos, menos um barco a pescar em Peniche.
Essa traineira era a "Igualdade"
O ºRumo a Pesca ª nao era um dos barcos das celebres Cooperativas dos Pescadores de Peniche?
Cumprimentos do
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem Peniche Reparem a ETAR e Sereis Salvos
É amigo pelo andar da carruagem corremos esse risco sim.
Vim avisar que vou estar ausente, pois o pc vai hoje para a oficina.
No entanto se quiser dar uma voltinha pelo Gerês está lá no sítio do costume.
Um abraço e até à volta
MJLeonardo tem razão no ponto de interrogação.
É pena que o neo-cooperativismo penichense ainda seja, por cá, "segredo de estado".
Ninguém pinta ou escreve sobre ele.
Parece que todos temos culpas no cartório...
ZePe
Desculpe mas nao e verdade que ninguem pinta ou escreve . Primeiro .Aqui em Pintar Peniche , pelo que estou a ver de vez em quando sai umas ªaguarelasª impertinentes que infelizmente poucos teem lingua para responderem .
Segundo ,Ha quem escreva ,por exemplo , eu mas a censura pior do que antes do vinte e cinco de Abril nao deixa publicar nada .
A Imprensa escrita ,falada ,ou navegada na net em Peniche e nao so esta exercendo censura em ªdemocracia ª pior ,pois estamos como pomposamente se diz volto a repetir em ªdemocracia ª do que nos tempos do lapis azul .
Deixem'me aproveitar esta ocasiao para mais uma vez gritar ºº
Deixem_me Escrever !!! e Publiquem !!! para bem de Peniche
Peco desculpa mas uma vez mais viciaram o meu computador e os meus escrito saem infelizmente nesta maneira.
Cordiais saudacoes do
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem Peniche Reparem a ETAR e Sereis Salvos
Esta questao do cooperativismo em Peniche não me parece que seja demasiado complicada de analisar e parece-me que com 2 curtos pensamentos podemos resumir o que aconteceu:
1. á grande maioria dos cooperativistas faltava-lhes formação social e humana para poderem entender que teriam que ser eles os donos do seu proprio destino. Afinal de contas nem todos tinham a estatura humana e moral dum Aleixo ou dum Belmiro e preferiam discutir o futuro do Benfica ou do Sporting em conversas de cafe, em que como acontece em Peniche com bastante frequencia, toda a gente opina mas ninguem faz nada.
2. o aproveitamento do que restava das cooperativas pelos abutres do costume, e neste caso os Estaleiros poderao seguir o mesmo caminho, visto que a ave de rapina e a mesma.
Sr. Manuel,
Confesso que inicialmente pensei que a verborreia com que me brindou fosse fruto de alguma análise profunda da realidade ou que as minhas humildes palavras tivessem tanto substrato que lhe permitissem elaborar, entre insultos e ofensas, uma linha de pensamento mais ou menos coerente.
Mas depois de procurar informação adicional, descobri que está perfeitamente identificado o seu problema:
"...o delírio paranóide em que o indivíduo se sente especialmente perseguido e ameaçado por outros – a terrível mania da perseguição que consome e destrói..."
Obrigado pelas suas palavras, mas não vale a pena maçar-se comigo.
A sério, eu não lhe quero fazer mal! Acredite-me...e ignore-me.
Bem-Haja.
Eu não dizia ?
Percebem agora o porquê do silêncio?
E, para quem queira agarrar o tema,
o cooperativismo cá da terra não foi/é só o ligado à pesca. Houve/há mais.
Amigos
Este é um Blogue livre, poderão comentar e discutir ideias, apresentar sugestões, criticar o que aqui se põe, peço no entanto que, mantivessem o respeito, principalmente por quem já cá não está presente.
De resto TODAS as opiniões são válidas no sentido em que poderão contribuir para a História e o conhecimento.
Cumprimentos
Ao Exmo Sr.
Nuno Paiva das Neves.
Peco'lhe desculpa se viu nas minhas palavras ,ofensas terriveis dirigidas a Vossa Excia .
Talvez derivado a minha pouca literacia academica , somente a Quarta Classe com Distincao nos longiquos anos de 1941 posso ser levado a entenderem'me nos tempos modernos de maneira diferente ao que realmente eu quero transmitir nas minhas palavras verdadeiras , saidas do meu coracao com a mais devida reverencia daquilo que me sai nas minhas descricoes da Verdade que as vezes muitos nao gostam ate de sonharem com elas .
Julgava eu , sempre acredito que os humanos sao pessoas saudaveis de mentes sas e sempre dispostas ao dialogo mesmo que as apostas sejam baixas a seu favor porque como sempre e da discussao que sai a luz.
Eu como V.Excia me pediu nao o queria incomodar jamais mas como se deu ao cuidado de tentar saber por terceiros _ espero que nao sejam medicos da nova PIDE _ a minha actual condicao fisica eu venho humildemente pedir o nome do dignissimo doutor que tao amavelmente fez o diagnostico da minha saude mental
E eu que julgava que com os exames fisicos anuais que me fazem que estava numa condicao de saude mental e fisica extraordinaria , fico agora com receio de que por aqui os medicos nao consigam detectar a minha tao destrutiva doenca ......o delirio paranoide em que o individuo se sente especialmente perseguido e ameacado por os outros _ a terrivel mania da perseguicao que consome e destroi .
Como aconselho sempe aos meus Amigos em casos de doenca grave que procurem uma segunda opiniao medica agora eu gostaria de saber quem foi o dignissimo doutor que fez de mim tal diagnostico pois gostaria que os meus medicos que ao longo de tantos anos me tratam tivessemm uma conferencia via net e ver se chegam a alguma maneira de me ajudarem na minha terrivel doenca. Como por ai e quasi sempre anonimo _ o o anonimato e a pior doenca do ser humano _ nestas circunstancias agradecia que quebrassem o anonimato.
A terminar se me permite dou'lhe um conselho , Sempre que queira fazer Historia de algo tente ser o mais veridico possivel. Admita sempre que ha pessoas que sabem sempre de outras coisa veridicas que nos nao sabemos.
P.S.
Como nao sei as suas habilitacoes academicas nao o trato com Doutor, Dr. ou licenciado o que peco desculpa mas volto a repetir que se lembre que eu como Doutorado com Distincao na Quarte Classe da Instrucao Primaria gostaria que tivesse este meu titulo em consideracao.Com os desejos das maiores felicidades , sim acredite que nao lhe quero mal algum ,ja me teem feito e continuam a fazer coisas piores e tenho sempre mantido a minha dignidade perdoando a todos que me teem ofendido
Respeitosamente sou o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
...Ja me ia esquecendo
Salvem Peniche Reparem a ETAR e Sereis Salvos
Amigo e Senhor
Francisco Germano Vieira
O Senhor pede_nos que tenhamos o respeito principalmente por quem nao esta ca.
Se alguem tem ao longo dos anos da sua vida respeitado memorias eu sou um deles .
Eu como modesto comentador critico de algumas personagens Historicas de Portugal e nao so tenho conseguido manter a minha intuicao intelectual paralelamente com a Verdade Historica e as vezes sou obrigado a comentar personagens esquecendo mesmo a simpatia que nutro por eles , tenho que descrever atitudes menos correctas que sempre como humanos fazemos e fizeram .
Fazer estoria , nao quer dizer que e semprea Historia Verdadeira.
Pelo meu lado sempre com o maior respeito pelos mortos continuarei a escrever a Verdadeira Historia esquecendo como sempre a personagem de quem escrevo , na minha modesta contribuicao futura para os nossos vindouros. Ponto final.
Com os melhores cumprimentos sou o Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
O Belmiro merece que a sua alma esteja em descanso e que o seu nome seja respeitado, há que ter moderação em certas palavras, não se deve atacar quem não se pode já defender, o que eu conheci do Belmiro é que era um homem respeitado por todos os pescadores e não só , era um apaziguador por natureza, portanto vamos respeitar quem já cá não está.
Este espaço do amigo Chico tambem merece isso.
Um abraço Sr. Manuel, eu gosto muito de ler as suas histórias e espero que o Sr. as continue a contar.
Tambem quero dizer que concordo em tudo com as palavras do Nuno Paiva das Neves em relação aos meus amigos Belmiro e Aleixo, que as almas deles estejam em descanso.
Como diz o amigo Chico este é um Blogue livre, portanto há que respeitar este espaço que é de todo nós e que tem inclusive servido para juntar alguns amigos que já não se viam há muitos anos, a ele eu devo ter encontrado o meu amigo Luís Santana que já não via desde que ele tinha emigrado.
Depois de ficarem recentemente sem a princesa de Peniche, agora o rumo à Pesca.
Infelizmente temos um primeiro Ministro que nada percebe deste sector e baseia-se em estatisticas feitas por alguém não credivel.
A reportagem feita pela TVI é exemplo da imcompetencia do Ministro das pescas que diz estar desponivel a projectos de pescadores para abrirem barraquinhas de gelados junto ás prais...ridiculo (vejam no site da tvi na grande reportagem).
Esse senhor devolveu fundos comunitários que deveriam ser aplicados na nossa antiquada e carenciada frota de pesca, isto porque haverá outras contrapartidas para o seu ministério, como o a promoção do abate que grande parate do dinheiro vai para os cofres do estado e o não apoio a novas construções ao contrário das nossas regiões autonomas que apoiam e muito os pescadores e armadores.
Infelismente continuamos a ter politicas de 3 mundo onde fumentamos a importação em deterimento das exportações.
Amigo de Sesimbra
Enviar um comentário