Traineira "Rio Minho" engalanada.
Uma vez mais realizou-se a tradicional procissão do mar, no sábado à noite.
Aqui mostro algumas das fotografias que fiz, a pensar nos nossos conterraneos que estão longe e que por certo matarão algumas saudades.
Aspecto da assistência na Ribeira.
Para ver mais fotografias deste evento clique AQUI.
5 comentários:
Obrigado de teres lembrado de nos Chico.o ano passado estava la e gostei muito do que vi..mantem-se viva a velha tradicao de outrora com muita gente...este ano concerteza nada mudou...como gostava de estar ai.
Abraco
Mais uma vez a nossa
Amorosa Festa
Nossa Senhora da Boa Viagem
Estavamos no Ano de Graca de 1947 ? , ainda nao era casado
Tinha feito enormes sacrificios para juntar uns tostoes para que naquela Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem podesse comprar uma roupa nova para que decentemente podesse agarrar o Andor de Nossa Senhora.
Assim no dia da Festa estava vestido todo de novo dos pes a cabeca e esperei pacientemente para que a Procissao chegasse junto ao Polarinho ao lado do edificio da Camara para ai comecar a levar o Andor .
Chegada a procissao e quando faziam a mudanca para descanso dos fies que transportavam a Imagem agarrei num dos punhos do andor para tomar o meu lugar.
Saiu correndo debaixo do Palio o Sr. Administrador e dizendo que so os homens vestido de fato completo poderiam levar o Andor de Nossa Senhora fez me retirar da posicao que tinha tomado.
Indignado disse para ele e para quiz ouvir ª
Com tanto sacrificio comprei roupa nova para levar o Andor de Nossa Senhora da Boa viagem , e agora nao posso levar o Andor , e gritando mais alto e bom som disse ªª Ainda hei'de ver os pescadores de Peniche vestidos de calcas de serrabeque , camisola grossa e botas de borracha ate a verilha levarem o andar de Nossa Senhora. Alguem ouviu o meu grito de dor e no ano seguinte os Pescadores de Peniche comecaram a levar todos os Andores dos Santos e Santas que desfilavam na Procissao,com o trajo tipico dos Homens do Mar
o que se tornou ao longo de muitos e muitos anos um grande sacrifio que os nossos Pescadores faziam com o calor que normalmente se fazia sentir nos dias da Festa.
Naqueles tempos de repressao e medo era preciso ter grande coragem para se praticar estes actos.
P.S.
Mais um capitulo verdadeiro para a Verdadeira Historia de Peniche.
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
2 de Agosto de 2009
Salvem Peniche Reparem a ETAR e Sereis Salvos
OBRIGADO Francisco !!
So falta os fogueitos !!!
Carlos Pacheco
Obrigada pelas belas fotografias. Mesmo quem está por cá, gosta!
maria
Bom vamos a ver se é desta. É que depois do pc vir da oficina, só por aqui andei umas horitas e foi-se a internet. Ou seja, primeiro tinha internet não tinha pc, e depois vice-versa. Como isto é um casal muito unido um não faz nada sem o outro e daí que eu tenha desaparecido de novo.
Muito bonito. Amigo não quer participar da Blogagem Colectiva de Agosto, falando desta festa?
Lá na aldeia da minha vida, o tema este mês é Festas e tradições da minha terra. Deixo-lhe aqui o link para saber do que se trata e ver se quer participar.
Um abraço
www.aldeiadaminhavida.blogspot.com
Enviar um comentário