10/09/2009

O Serviço Nacional de Saúde - 30 anos

A poucos dias do Serviço Nacional de Saúde (SNS) completar 30 anos, Lei 56/79 de 15 de Setembro, também chamada de lei Arnaut, quando era titular da pasta o Dr. António Arnaut e quando em vésperas de eleições é questionado por algumas forças políticas o seu formato ou até mesmo a sua existência nos actuais moldes, desperta-nos a atenção um debate extremamente importante que se está a travar no outro lado do Atlântico, com o Presidente Obama a prosseguir os seus esforços de implementação de um Serviço de Saúde universal, que abranja os cerca de 50 milhões de americanos que não têm nenhum apoio nesta área.
É neste contexto que mais uma vez a América poderá dar uma lição a muita gente.
Não faz de facto sentido que uma nação com os Estados Unidos só tenham um Serviço de Saúde assegurado pelas Companhias de Seguros, deixando de fora tanta gente carenciada.
Do sucesso de Obama junto dos Congressistas depende levar por diante o seu programa eleitoral.
Esperemos pois e aguardemos, pois qualquer desenvolvimento no lado de lá do Atlântico tem sempre repercussão na Europa.
Uma coisa é certa, neste aniversário do SNS, com erros, falhas, etc. podemos afirmar que foi uma grande conquista, resta-nos saudar este acontecimento e desejar que este Serviço se mantenha por muitos e bons anos se possível melhorado.

Sem comentários: