31/10/2009

Os 50 anos da Escola secundária de Peniche



-->
Quando fui para a Escola Industrial e Comercial, a “escola do alemão”, esta havia sido inaugurada dois anos antes, em 1959.Tratava-se de uma escola moderna para a época, bem equipada, no aspecto de meios colocados à disposição dos alunos e professores, quer em máquinas ferramentas no sector de Oficinas de Mecânica, Laboratórios de Física e Química bem equipados, no sector da Electricidade, tanto as Oficinas com os equipamentos fundamentais como o Laboratório para as aulas de Laboratórios de Electricidade, salas de Desenho de Máquinas e Esquemático, era de facto uma escola muito bem equipada, um avanço importante para a época em que estávamos. Não era por isso de estranhar que os alunos finalistas do Curso Industrial conseguiam facilmente colocação em estágios, nomeadamente na Casa Hipólito.


Relembro a obrigatoriedade de usar gravata a partir do 3º Ano, (usávamos muito uma com elástico, que não dava trabalho nenhum, era só esticar), mas por vezes, nos dias de Inverno rigoroso, sabia bem trazer camisola de gola alta ou chegada ao pescoço, pois bem a dita Senhora Directora, colocava-se à porta da sala e todos tínhamos de mostrar o pescoço para ver a gravata e quem não tinha gravata, ficava à porta, ou seja, ia para o recreio. Neste particular quero realçar ainda a pintura de branco que a Directora mandou dar nos vidros divisórios, que separavam (naquele tempo) o corredor de passagem para a secretaria, vestiário, papelaria, do nosso recreio, assim não podíamos ver as nossas colegas quando ali passassem, os recreios eram separados, rapazes para um lado, raparigas para outro.
No âmbito do equipamento da escola, chamo a atenção para o Ginásio, cujo soalho brilhava e que nós, pelo menos no meu tempo nunca usufruímos e que simplesmente servia para um espectáculo anual em que nos punham a cantar fardados e também para exames.
Lembro os nossos colegas dos arredores, Ferrel, Serra del Rei, Atouguia da Baleia, até da Lourinhã. Muitos deles vinham de bicicleta e nós, apesar da nossa grande amizade, pregávamos tanta partida com as bicicletas, éramos mauzinhos, mas no bom sentido. Mas eu sempre os admirei muito, quer com sol ou chuva e vento, ali vinham eles de bicicleta todos os dias, era muito duro, e havia alguns de Ferrel que não tinham bicicleta, chegavam a vir a pé pela praia, grandes homens, nós éramos privilegiados nesse aspecto.

Hoje passados 50 anos da inauguração da primitiva escola, a actual Escola Secundária de Peniche, foi modernizada, as zonas das antigas oficinas está completamente revolucionada, espaços para estudo e consulta, informática, zonas amplas e luminosas, anfiteatros, etc. Claro que se perdeu toda a panóplia de máquinas, tornos mecânicos, frezadoras, engenhos, mas isso faz também parte do sinal dos tempos e das reformas do ensino.
Este pequeno apontamento serve para dar os parabéns à minha (nossa) Escola pelos seus cinquenta anos de vida, lá andaram os meus três filhos, possivelmente lá irá andar a minha neta, quem sabe.
Desejo por isso dar os parabéns a todos os que contribuem para que a escola se mantenha em níveis altos tanto pedagógicos como de equipamento interno e da parte estrutural, para que ela nos continue a encher de orgulho por lá termos andado, aos meus colegas da altura os vivos e uma palavra de saudade para os que infelizmente já não se encontram connosco.

24 comentários:

jorge disse...

Foi uma ESCOLA que eu tive o previlegio de lá andar, assim como mais 130 ou 140 alunos, antes de ser inaugurada. Daí eu ter dito numa mensagem anterior e pelo facto de teres um sitio na net, que não me importava de te ajudar a fazer um almoço comemorativo dos 50 anos, mesmo que fosse....com um leve atrazo. Por exemple no proximo ano. Ninguem levaria a mal, pois a ESCOLA, tambem foi inaugurada depois de usada.

FGV disse...

Agradeço os comentários Jorge, mas em relação a almoço comemorativo dos 50 anos da escola, penso que se tiver ser feito ele será concerteza organizado e coordenado pela comissão que penso existir, não ficaria bem nem é o meu papel, nem quero imiscuir-me nisso.

Cumprimentos

jorge disse...

Lá terás as tuas razões. Como não tenho conhecimento que haja alguma comissão coordenadora e tu tens um sitio na net pensei que pudesses, divulgar, arranjar alguns colaboradores, fazer alguma coisa para mostrar que a Escola ainda está viva. Pelo menos serviria para o pessoal mais antigo saber noticias. Lembrei-me de te falar nisto apenas porque descobri o tei sitio há pouco tempo e foi o unico que falou na Escola. Desculpa se te de uma forma ou de outra te ofendi. Sabes que não era essa a minha intenção.
Desculpa qualquer coisinha
jorge saldanha

FGV disse...

Jorge

Por favor não me peças desculpa de nada, nem há aqui ofensas a ninguém, o que eu te disse numa forma objectiva é que uma comemoração de 50 anos de uma escola pode obedecer a uma comissão ou qualquer coisa semelhante e um almoço comemorativo passaria por esse tipo de organização.

Um abraço

Albino disse...

A nossa Escola na altura era muito limpinha,isto porque tinhamos uma Directora que estava sempre atenta a tudo...assim como o inesquecivel "Setenta"(quem se lembra dele?)..muitas mais estorias desse tempo se passaram na Escola e era giro mesmo que alem das que tu fizeste relembrar podesse haver mais antigos alunos a contar acontecimentos atravez desta pagina...tenho saudades desse tempo e foi bom teres-te lembrado disto...Vai ser mesmo uma pena nao poder estar ai para os 50 anos da escola que certamente ira acontecer penso que para o fim do ano...a data gostava de saber...
Abraco

FGV disse...

Olá Albino

Saudades daquele tempo sim, quando passavamos a maior parte do dia a rir com as diabruras, pode ser que parte da malta do nosso tempo veja esta página e diga qualquer coisa, o Filipe Jorge deve estar a aparecer.

Abraço

Anónimo disse...

Olá a todos!
Caros ex-colegas da Escola Industrial e Comercial (era assim que se chamava a nossa escola)prometo durante os próximos dias trazer aqui toda a informação sobre os 50 anos da nossa escolinha.
Posso desde já informar que sim! Há quem esteja na escola responsável pelo evento.
Abraços a todos!
Dilene

jorge disse...

Diz a Dilene, que não tenho o prazer de conhecer, que há na Escola alguem responsavel pelos 50 anos. O certo é que até agora nada foi divulgado, nem sequer quem é o responsavel. Era bom que se divulgasse o mais rapidamente possivel porque grande parte dos antigos alunos não estão sequer na zona e tambem teem direito a informação.
Um Abraço maoir que os cinquenta anos
Jorge Saldanha

Manuel Leonardo disse...

com a cortesi


Respeitem os resultados Eleitorais
Parte 2
Povo de Peniche tenhamos direito á Indignação !!
Todos somos poucos para exigir o respeito pelos resultados eleitorais .
Na Eleição para eleger os membros para formar a Presidencia da Assembleia Municipal de Peniche o Povo de Peniche com a sua votação delegou como Partidos Vencedores dessa Eleição os Partidos Politicos , Partido Social Democrático e o Partido Socialista , ambos na Oposição ,como delegados seus para presidirem e delegarem membros para a composição dessa Assembleia Municipal de Peniche .
Este Partidos vencedores por 14 , catorze votos a favor , contra 13 , treze votos ficaram assim em maioria para poderem eleger entre si a mesa da Assembleia Municipal de Peniche .
O eis Presidente da Assembleia Municipal de Peniche eleito no mandato anterior está a usurpar um cargo que os eleitores do Concelho de Peniche , Democratica e Legitimamente lhe retiraram esse Poder .
A todos aqueles que tentarem impedir essa exoneração serão considerados culpados de exercerem um acto punivel pela Lei Portuguesa que incrimina todos aqueles que de algum modo tentem alterar o sentido exercido nas Mesas de Voto , com as Liberdades e Garantias do Povo Português .
Para motivo de meditação e reposicão da Verdade Democrática assina com o Grito de a Luta Continua até á Vitória
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Bilhete de Identificação N- 6545682 LX
a do oesteonline.com

FGV disse...

Sr Manuel

Por favor, eu não filtro os comentários, deixando-os livres, mas agradecia que se cingisse ao tema em questão para colocar os seus comentários. Este tema é sobre a escola secundária, não tem nada a ver com o assunto que o senhor traz, para isso existía um post anterior.
Este procedimento não custa nada.

Cumprimentos

FGV disse...

Sr Manuel

Por favor, eu não filtro os comentários, deixando-os livres, mas agradecia que se cingisse ao tema em questão para colocar os seus comentários. Este tema é sobre a escola secundária, não tem nada a ver com o assunto que o senhor traz, para isso existía um post anterior.
Este procedimento não custa nada.

Cumprimentos

Albino disse...

Voltando ao tema desta pagina...(nao compreendo bem o comentario anterior)a Escola Industrial e Comercial de Peniche assim se chamava antigamente e que frequentei desde 1961 e 1966,portanto 5 anos cheios de boas memorias...tendo obviamente existido tambem coisas menos boas...eu prefiro recordar as boas..realmente as alcunhas dadas a grande maioria da malta do nosso tempo foram da nossa autoria e claro muito nos nos riamos a toda a hora fosse no recreio ou na sala de aulas...as correrias do Feliciano e do Vitor atras de nos quando afinavam com as ditas alcunhas,ate as partidas que pregavamos aos propios professores...o tijolo na pasta do Charneca...hehe,nas oficinas de serralharia tantas foram os acontecimentos que mas que alguns fui esquecendo...enfim memorias inesqueciveis do nosso tempo e gostava sinceramente de haver mais malta a comentar e reviver esses que foi uma passagem da nossas vidas...vou ficando a espera a informacao sobre a data dos 50 anos...
Abraco

Manuel Leonardo disse...

Exmo Sr.
Francisco Germano Vieira
Como deve reparar sou um fiel e assiduo leitor do seu Blog Pinturas em Peniche que admiro a sua dedicacao e arte de contar pela fotografia Historias de Peniche e nao so'
Porem como sera' visivel a todos que visitam o seu blog as nossas ideias acerca de o Bem para Peniche e Suas Gentes sao apresentadas de diversas maneiras e ideias diferentes , deste modo ate'concordo com o seu comentario que escreveu a' minha intervencao de vir para si abusivamente, interferir no cinquentenario da Escola Secundaria de Peniche.
Como o assunto invocado por mim e' actual e merecedor de uma meditacao imparcial e honesta , vim requerer a sua publicacao em tudo que e' publicado na net e em referencia a Peniche .
Se o Sr. tivesse na sua pagina central uma seccao de novos comentarios como muita parte das publicacoes inseram ai sim fazia sentido voltar a' pagina cuja referencia poderiamos visitar o novo comentario ,de outra maneira quasi ninguem vai consultar comentarios postados ha' quasi um mes acerca de qualquer assunto .
Faco notar que os outros blogs como se pode confirmar com facilidade nao questionam estas minhas intervencoes publicando- as sem mais comentarios .
Como nao ha regra sem excepcao este comentario ate foi bloqueado pelo " jornal de Peniche on line " e "Peniche quem te viu e quem te ve " os quais so' publicam quando querem os meus comentarios ...
Deste modo quando for de Utilidade Publica para Bem de Peniche e Suas Gentes vou continuar a enviar para todos aquilo de eu acho que deveria ser publicado.
Como donos dos seus blogs publica quem quer .
Obrigado por me ter permitido mais este comentario que acho justo.
Com os melhores Cumprimentos do Manuel Joaquim Leonardo
P.S.
Como a maioria dos politicos de Peniche passaram por essa Escola seria interessante fazerem em qualquer altura uma Tertulia para classificar a actuacao desses politicos que ao longo dos tempos teem servido Peniche ..
Tambem se fazem retratos e pinturas escrevendo Historias Verdadeiras

Anónimo disse...

Tem que se abrir uma "petição
on-line" para o presidente da câmara deixar o homem (snr. Manoel) regularizar o terreno como ele quer, reparando assim o conto do vigário em que ele caiu.

jorge disse...

Olá Chico!
Se calhar, sem intenção criei-te problemas. Tambem não pensei que este teu sitio e o assunto ESCOLA, se pudesse transformar num lavar de roupa suja politico. E quando alguem que sabe alguma do que se está a passar, como parece ser o caso do Anónimo, não deveria trazer este assunto para aqui. Fale directamente com o Sr. Aquilo que eu gostava de ver aqui, é como te tenho dito, mais noticias sobre os 50 anos da ESCOLA. Agora mais entusiasmadi fiquei por saber que há uma comissão a tratar do assunto, segundo aquilo que diz a Dilene.
Um abraço
Jorge Saldanha

estrela disse...

Olá,
Tive a sorte de estrear a nossa escola, iniciando o curso de Formação Feminina, mas neste momento estou afastada de Peniche, mas já há algum tempo vi neste blogue uma noticia dum almoço comemorativo de antigos alunos e tive o cuidado de enviar os meus dados directamente para a escola, esperando assim ser contactada para qualquer evento que se realize, pois tenho muitas saudades do meu tempo na Escola.
Fico a aguardar mais notícias,
Cumprimentos, Belmira Camarão

Elvira Carvalho disse...

Que bom que assim seja amigo. Há tantas pelo país, que estão tão degradadas.
Um abraço

Filipe Jorge disse...

Olá rapaziada!
Então, vai haver almoçarada, irei estar atento sobre a data do convivio para comunicar à rapaziada amiga que se encontra por estes lados da capital de forma a estarem presentes.
Quero acrescentar que a inauguração oficial da Escola Industrial, como era conhecida na época, se verificou no dia 3 de Janeiro de 1960, no mesmo dia em que se deu a fuga dos presos politicos do Forte de Peniche.
Saudades! quem é que as não tem, agora contentamo-nos a relembrar os muitos episódios passados nessa época, eles são tantos que é moroso estar a descrevê-los.Já foram aflorados aqui alguns, as coisas que se faziam ás bicicletas dos nossos colegas residentes nas diversas localidades do concelho, cada um de nós certamente tem meia duzia de peripécias para contar, eu apenas relembro a ida do Albino para casa a pé, pois o seu Calhambeque,(uma espécie de mota) ficou sem gasolina, depois de um treino, ainda hoje está para saber quem foi o autor da brincadeira.Na altura estavamos na época oito, de há uns anos a esta parte estamos na época oitenta.
Vou aguardando por notícias.
Cumprimentos
Filipe Jorge

Jorge disse...

Então não sou só eu que estou a espera duma almoçarada onde apareçam o maior numero de pessoas possivel, com os mais antigos a reviverem tambem os tempos que passaram, sobre tudo no ano de inauguração, porque a ESCOLA já funcionava desde Outubro do ano anterior. Aguardo só que a Dilene diga qualquer coisa, para mesmo com atrazo se fazer a merecida comemoração dos 50. Bonita idade!!!!

Umo Abraço
Jorge Saldanha

Anónimo disse...

Olá!
Conforme o prometido aqui estou a dar notícias sobre os 50 anos da escola.
Não vou dar grandes promenores pois esses ficam à disposição de todos no sítio da Escola muito em breve.
Existem três professores (Irene Escada, Ana Varela e Manuel Martins) indigitados pela Direcção da Escola para organizarem as "festas".
Já existe uma articulação com um grupo de antigos alunos de há 50 anos para colaborarem na organização dos eventos.
O elo de ligação com o exterior é feito pela Profª Ana Varela que está disponível para todas as sugestões que lhe queiram fazer chegar.
Tenho informação segura que entre hoje e amanhã tudo sairá na página da escola na Internet.

Desculpem não dar mais promenores mas não vou tirar o impacto ao acontecimento.
Dilene Leiria

Anónimo disse...

Só me esqueci de dizer que sim! Também vai haver almoço...
Dilene Leiria

Anónimo disse...

Olá
Já está na página da escola.
Chico, podes ajudar e pôr aqui um link directo para lá?
Obrigada
Abraço
Dilene Leiria

Albino disse...

Servico publico em accao...bonito mesmo e me confesso verdadeiramente sensibilizado pela participacao imediata. um muito obrigado...sinto mesmo a necessidade de apanhar o primeiro aviao ate ai sabendo que nao sera possivel....irei estar com todos vos no coracao..Filipe essa especie de mota penso que pertencia a serralharia onde o meu pai trabalhava...e como lembro-me mais das coisas boas( queria saber quem me pregou essa partida)sinceramente nao me recordo...mas que cai uma vez perto da Praca isso me lembro...quem tinha uma bicicleta na altura era considerado um priviligiado(eu tive uma)Onde estarao essa malta mais chegada a nos para fazer os seus comentarios...creio que nao sera necessario mencionar nomes pois irei enviar uns emails de vez em quando para alguns a dar a conhecer e participar....desculpem-me mas quem esta tao longe da nossa terra precisa de sentir e reviver o passado,sabendo muito bem que o futuro ira ser melhor olhando para o que nos eramos e o que nos somos hoje....
Um forte abraco para todos

Anónimo disse...

Isto sim são assuntos que nos interessam.
Bonito ver a amizade que há entre todos, embora alguns por vários motivos se tivessem perdido uns dos outros.
É verdade que quando se está ausente da nossa terra se sente mais a palavra fraternidade, e recordar é viver.
Quanto ás fotos antigas que vão sendo publicadas são deveras o máximo, obrigado.
VIVA A AMIZADE.