13/11/2009

Acerca das Novas Oportunidades


Concluí o Ensino Secundário – 12º ano - através do sistema RVCC, no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Peniche conforme já aqui tinha colocado em Março.
Esta possibilidade de conclusão do Ensino Secundário através deste meio, sempre a considerei uma boa medida e como tal a apoio. Quantos dos actuais frequentadores deste sistema não tiveram de sair da escola mais cedo pelos mais diversos motivos, incluindo as dificuldades económicas por parte da família para poder suportar os estudos, outros porque uma certa irresponsabilidade própria da juventude os fez abandonar os estudos, arrependendo-se já em adultos do passo dado.
Custa-me por isso quando por vezes vejo ou oiço denegrir este método de ensino, esquecendo-se que os adultos que estão inseridos neste processo e trabalham no seu enriquecimento escolar também são afectados por essas afirmações.
Criticar o modelo ou a forma como é implementado numa forma construtiva é o que me proponho fazer com esta meia dúzia de linhas, no sentido de “ajudar” com a minha opinião.
Se alguma sugestão eu posso fazer, no sentido da melhoria e tendo por base a necessária critica positiva, pela minha experiência (Nov-2007 a Mar-2009) é de que tal como aconteceu com o Inglês (ou língua estrangeira opcional), em que todos os candidatos (no CNO da Escola Secundária de Peniche) foram sujeitos numa prova para aferição de conhecimentos, tendo depois os menos aptos, formação específica nesta área, teria também na minha opinião interesse o mesmo procedimento para a disciplina de Matemática – avaliação de conhecimentos, pelo menos ao nível do 9º ano -, sendo que, aqueles que não tivessem o mínimo de aptidão, ser-lhe-ia fornecida formação especifica na área de Matemática, com a consequente prova final a exemplo do que se passou no Inglês. Não faz sentido concluir o Curso Secundário sem saber pelo menos alguns dos fundamentos mais importantes da Matemática, admitindo que por exemplo o adulto já teria feito o 9º ano através das Novas Oportunidades, pois para mim é uma das lacunas deste tipo de ensino.
Para mim, o Português, a Língua estrangeira e a Matemática, são fundamentais e complementam a formação e a Certificação e Validação de Competências baseada na experiência de vida do adulto.
Também no aspecto da idade, penso que a nível do 12º ano Via Ensino só deveria ser admitido adulto com idade igual ou superior a 23 anos (actualmente é acima dos 18 anos) pois na minha singela opinião acho que um jovem de 18 anos não tem, salvo casos excepcionais, experiência de vida profissional para que lhe sejam validadas competências, a não ser para a Via Profissional que fosse aberta essa oportunidade para os adultos mais jovens.
Para terminar abordo aqui a questão do tempo necessário para a conclusão da Certificação, no meu caso durou 17 meses o que foi demasiado, desmotivando por vezes alguns dos adultos que me acompanhavam, neste momento penso que o processo está a ser mais rápido, penso que o máximo de tempo seria de 12 meses.

1 comentário:

Albino disse...

Li tudo e concordo plenamente em todos os aspectos...segui embora longe atraves de constantes contactos o projecto de 17 meses e conseguiste o que penso para a maoria muito dificil...talvez mais pela idade..podes-te sentir orgulhoso e sei que familiares e amigos sentem o mesmo...
Well done my friend...
Abraco