18/12/2009

Momentos da Escola Industrial e Comercial de Peniche

No almoço dos 50 anos da Escola Industrial e Comercial de Peniche realizado no dia 13/DEZ o meu amigo Luís Aniceto trouxe-me umas fotos do nosso tempo e que aqui publico.

 

Nesta fotografia pode ver-se talvez um misto de duas turmas (?), faltam alguns elementos, junto ao portão principal da escola e vamos descrever o pessoal:
4ª Fila - Carlos Antunes, ??, ??, Luís Viola, Victor Vitória, Idinho, Carlos Rosa, Jorge Marteleira.
3ª Fila - Artur, Norberto Oliveira, Joaquim Veríssimo, José Manuel Viola, Chico Dias, Joaquim Artur.
2ª Fila - Batim, José Maria Martiniano, Filipe Jorge, Colaço, Herculano, Nuno, Aniceto.
1ª Fila - Francisco, Gil Bombas, Horácio, Professor, Engº Rodrigues, João Silvino, Aníbal, José Manuel Ribeiro, Faria.

Esta fotografia e todas as outras que se seguem excluindo a última foram tiradas ou no último dia de aulas do 4º ano ou no último dia de exames no ano de 1965, sei que fomos todos descontrair tirar fotografias e beber qualquer coisa. Nesta foto podem ver-se eu (um autentico levezinho) lá em cima da pirâmide, o Joaquim Artur e o Hermenegildo Bombas, depois em baixo o Rui Torneiro, o Victor Vitória, o José Maria Martiniano e o Aniceto. O que pensará aquele miúdo de calções e suspensórios daqueles malucos? Foto tirada na praia dos barcos.

A bordo da traineira "Violeta", o Joaquim Artur, eu, o Victor Vitória, o Batim tem um carapau na mão, o Rui Torneiro e sentados o Gil Bombas e o Zé Maria Martiniano, o miúdo não sei quem é.

Esta foi enviada agora pelo Rui Torneiro, é a mesma malta da fotografia anterior, foi no mesmo dia e estamos na "chata" da traineira "Violeta", dávamos uma grande tripulação, não haja dúvida, hehe.


Nesta foto de cima é a mesma rapaziada das fotos anteriores tirada penso eu nas pedras ao pé do Forte das Cabanas (?).


No jardim do baluarte em equilíbrio num banco de jardim.
Em cima: Zé Martiniano, Joaquim Artur, Rui Torneiro, Carlos Rosa, Engº ou Aniceto (?)
Em baixo: Faria, Gil Bombas, Zé Barros, Victor Vitória

O Aniceto e o José Maria Martiniano.
O Aniceto e o Professor de electricidade (penso eu) de que não me lembro o nome.

O mesmo professor com o Batim, o Joaquim Artur, o Aniceto e o Zé Maria, na muralha.

Fotografia de grupo no "jardim da cascata". Nestas fotografias há nomes que podem não corresponder à verdade pelo que agradeço comentários.
Da esquerda para a direita e de baixo para cima:
Augusto Glória, Aniceto, Gil Bombas, Batim, Rui Torneiro
Victor Lemos, Filipe Jorge e Artur Patriarca
Germano, Professor, Carlos Rosa
Engº "Caracol", Joaquim Artur, Zé Barros

Nesta fotografia pode-se ver a turma possivelmente no intervalo de Oficinas devidamente equipada com o fato de trabalho à porta da escola o que naquele tempo era proibido.
Uma vez fomos todos com os fatos de macaco vestidos com divisas feitas a giz a marchar até ao centro da vila, fomos todos parar ao posto antigo da PSP.
Eramos muito unidos.

37 comentários:

jacinto borges disse...

Gostei de ver as v/fotos, embora eu não me consiga lembrar de nenhum de voçês.Estou a comentar porque não há muito tempo em conversa com o Aniceto para voçês,Luís Filipe para mim no Núcleo do Sporting em Torres Vedras eu falei -lhe no seu blog que achava interessante e respondeu-me ele que estava reformado há pouco e que estava farto de computador, mas ficou com o endereço e afinal até já está a fazer comentários, mal sabia eu que sem o saber lhe estava a falar dum amigo dos tempos da escola. é caso para dizer que o mundo é pequeno.

Aniceto disse...

Olá Jacinto!
Obrigado por me dares a conhecer o blogue do Germano.Esta malta é um pouco mais nova que tu por issso não te lembras, no entanto lê o
meu próximo comentário.

Aniceto disse...

Germano!
Fico agradecido por expores as fotos que te facilitei, no entanto lamento que não te tenha facilitado alguns dos nomes que me lembro na trazeira das mesmas.
Aquele que aparece nas fotos e que tens dúvias é o Gil Bombas Pacheco.
1ª Fila -- de trás para frente: Carlos Antunes, Filipe Jorge, Luis Viola,Victor Vitória Carlos Rosa.

Aniceto disse...

2ª Fila -- Norberto(de Ferrel),Viola Cabeçudo.Rui Torneiro, Joaquim Artur. Rui Patriarca,Marteleira -3ª Fila -- Batim, Martiniano, Filipe Jorge, Herculano, Aniceto.4ª Fila -- Gil Bombas,Canhoto, Engenheiro, João Silvino e Faria.(os que me lembro).Repara que nas fotos tambêm há (emplastros).Na foto do banco jardim estão tambêm o Faria e o Carlos Rosa.
Na foto nª9,tambêm temos o Eng."CARACOL", lembras-te? Quando chegava atrazado à aula dizia"Desculpem o atrazo mas o dispositivo automático do meu despertador não funcionou".
Espero que esta malta tenha a oportunidade de ver estas fotos.

Aniceto

Aniceto disse...

Alô Albino!
Lembras-te desta malta?

Um abraço.

FGV disse...

É verdade amigo Jacinto.

Não nos conhecemos mas graças a si conseguiu pôr-me em contacto com os amigos de escola, foi muito importante.
Também vi que conhece a minha prima Otília, afinal o pessoal de Peniche a viver em Torres acaba por se encontrar.
Abraço

Albino disse...

Ola Aniceto, Chico e todos os colegas que certamente eram do meu tempo...voces nao imaginao o que eu tive de tentar lembrar da malta que estao nas fotos e que sao uma reliquia...como e que eu nao estou em nenhuma delas e que eu nao sei....pois muitos eram amigos e andavam tambem no mesmo ano....uma explicacao sera talvez eu ter chumbado esse mesmo ano(passei o tempo de escola a pensar no futebol)e penso que fui castigado a nao poder saido de casa...
Vendo bem de perto e principalmente a foto em frente do portao da Escola pareco ser eu na primeira fila, o primeiro da direita ao lado do Jose Manuel...sera? ..obrigado Aniceto realmente estas fotografias sao mesmo fantasticas e ver esta malta toda quando eramos jovens faz-nos lembrar muitas coisas que so num livro de memorias poderia ajudar ainda mais...
GOSTEI SINCERAMENTE.
Agora ja tenho uma ideia de ti Aniceto e prometo quando ir a Portugal nos encontrar com aqueles nas fotos e fazer mais uma festa...
muitos dos quais ja tive a alegria de os ver..espero que haja mais comentarios para que se consiga saber alguns colegas nas fotos..
Abraco a todos

Albino disse...

Dando mais uma vista de olhos pelas fotos ha realmente muita malta que pouco mudou,casos como o Gil,( mesmo em estatura)Vitor,Martiniano,Canhoto,Jose Manuel,Batim,joaquim Artur,Germano,o Rui Torneiro(de que me lembro mas ainda nao o vi)Faria,Carlos Antunes,e mais alguns...sinceramente Aniceto nao consigo reconhecer o filipe Jorge em nenhuma foto,pois na altura era o nosso capitao da equipa de principiantes de Peniche e portanto conheco muito bem...e estive com ele ja varias vezes..podes ajudar?
Penso que na altura devia ter havido duas Turmas talvez outra razao,nao me recordo de eu nao me encontrar em nenhuma delas...podera alguem tentar ajudar?..Chico ,havia realmente muitos mais levezinhos nas fotos...so que tu cresceste..outros nem tanto...
Foi bom ver estas fotos.obrigado
Abraco a todos

FGV disse...

Albino
Na fotografia do "jardim da cascata" penso que o Filipe Jorge está na segunda fila a seguir ao patriarca penso eu, mas isto vai ser tudo esclarecido, já combinei com o Aniceto. O Filipe Jorge também tem de dar o seu comentário.
Quanto a tu não apareceres penso que isto foi no fim do ano em que tu foste para a Africa do Sul, em 1965.

Será?

Abraço

Aniceto disse...

Olá Albino!
Ainda bem que gostaste! Eu penso que sejas tu onde dizes que estás,mas!!.
O Filipe Jorge está entre o Eng. e o Horácio Canhoto ao lado do Martiniano. Entretanto há uma proposta optima do Rui Torneiro para nos encontrar-mos todos, mas depois vais ser informado.
Boas Festas para ti e para todos os teus.
Um abraço.
Aniceto

Aniceto disse...

Alô!!!!
Germano,Rui Torneiro, Zé Martiniano, Filipe Jorge.


Vamos pôr essas cabecinhas a trabalhar descobrir alguns dos nomes que não foram enunciados, e se tiverem contacto com os mesmos peçam-lhes e enviem-nos para o Germano ele faz um ficheiro e quando houver novidades ele informa.
Boas Festas para todos.
Um abraço.
Aniceto

Albino disse...

Ola Aniceto,Chico e toda essa malta que desta maneira fantastica esta a dar o seu contributo para desvendar algumas das caras ainda nao citadas....obrigado Aniceto pois o Filipe esta mesmo na foto e ainda na da cascata...
Chico eu so vim para a Africa do Sul em Marco 14 de 1966...e se te lembras tiramos algumas fotos no dia anterior,um domingo dia 13 que jamais irei esquecer..
Sera que essa malta estara atenta a estas fotografias e ira comentar...o Vitor,Hermegildo,Filipe Jorge, enfim todos aqueles que se encontram nas fotos..o Rui tambem se lembra de mim?...serei mesmo eu numa das fotos?..como tu dizes Aniceto vamos por as cabecinhas a trabalhar..
Abraco amigos

Filipe Jorge disse...

Olá Rapaziada!
Ao mostrar estas fotos a uma das minhas,obtive a seguinte pergunta eram só rapazes nesta escola?.
Respondi-lhe que não, era uma escola mista mas com recreios separados, entradas para as aulas diferentes, vidros pintados onde elas passavam, não era permitido no percurso casa à escola ou vice versa o acompanhamento de dois vizinhos de sexos diferentes, enfim, isto, nos temos de hoje seria simplesmente impensável acontecer, mas, efectivamente aconteceu na época destas fotos.Nem oito nem oitenta.
Um simples defeito de quem não tinha nada de perfeito.
Vamos ás fotos
1ª Foto - Fila Cima - Esqª p/Drtª
Carlos Antunes;???;???; Luis Viola; Vitor Victori; Idinho; Carlos Rosa; e Jorge Marteleira.
2ª Fila mesmo sentido.
Artur; Norberto Oliveira;Joaquim Verissimo;Zé Manuel Viola;Chico Dias;Joaquim Artur.
3ª Fila -mesmo sentido
Batim ; Ze Maria Martiniano;Filipe Jorge;Colaço;Herculano;Nuno e Aniceto.
4ª Fila -mesmo sentido
Francisco, Gil Bombas,Horacio,Prof.
EngºRodrigues,João Silvino, Anibal,Zé Manuel e Faria.

Na foto fardados com o fato macaco:
Encostados à parede da Esqª p/Drtª
Anibal;Filipe Jorge;Viegas;Joaquim Verissimo,Gil Bombas,João Silvino;
2ª Fila:
Zé Maria Martiniano;Norberto Oliveira,Colaço, Chico Dias,Aniceto,Horácio e Nuno
Posição deitado:
Quem será? O Carlos Antunes
De pé: Carlos Rosa; Herculano e Jorge Marteleira.
Penso que não errei,se tal aconteceu peço desculpa.
Na 1ª foto os dois primeiros penso que um deles é o Humberto que era dos Casais Mestre Mendo o outro não sei se era o Zé Gloria de Ferrel.
Abraço
Filipe Jorge

Albino disse...

As duvidas estao tiradas na foto a frente do portao....e o Faria mesmo e nao eu quem esta ao pe do Jose Manuel..obrigado Filipe.
penso que na cascata estara o Albertino atras do autor do blogg o Chico...sera?..
Abraco a todos

jacinto borges disse...

Mais uma vez aqui estou a falar da v/festa, dá gosto ver a amizade que vos une desde os tempos da escola, é bonito de ver. O Aniceto deve andar tão empenhado nisso que nem tem ido ao núcleo. Agora quero dar uma palavrinha ao Filipe Jorge, ainda tens uma excelente cabecinha não só nestas fotos, como noutras que têns mandado para o Germano ainda te consegues lembrar da rapaziada toda. E de mim ainda te lembras? se calhar já não, pois há muitos anos que não nos vimos, nem a ti nem ao Elísio,se calhar se passarmos uns pelos outros já não nos reconhecemos. Bem continuem assim com com esta óptima amizade desejo-vos um Santo e feliz Natal para voçês todos.Um abraço Jacinto

Filipe Jorge disse...

Jacinto.
Ainda há pouco tempo nos vimos em Peniche,ías no carro com o teu irmão e não me reconheces-te, lembras-te?.
Reconhece que tenho uma memória visual bastante boa, espero que ela se mantenha por muitos e bons anos.
O Elisio está em França há muitos anos, ele tambem é vizita assidua deste blog.
Feliz Natal e um 2010 cheio felicidades.
Um abraço
Filipe Jorge

FGV disse...

Filipe Jorge

Quero a tua colaboração na foto do jardim da cascata, que é para começar a colocar os nomes respectivos nas legendas.

Abraço

jacinto borges disse...

Filipe Jorge.
Agora estou a recordar-me desse episódeo, não te reconheci mesmo,pois eu parei para me meter com o marido da Graciete,tu estavas ao lado dele e eu não te disse nada,ao falares agora nisso ,consegui saber quem é que o meu irmão me quiz explicar que eu conhecia muito bem e se admirou de eu não dizer nada, só que ele não me soube dizer o teu nome e eu fiquei curioso mas sem saber que eras tu, mas se calhar não te conheci porque tens um aspecto formidável pareces um menino e eu já estou velhote por isso é que acontecem estas coisas, mas este ano encontrei aí o Edinho e a esse conheci-o logo está muito barrigudo como eu. Bem desculpa lá isso.
Um abraço e boas festas Jacinto

FILIPE JORGE disse...

Chico.
Para mim está tudo correcto, excepto o Varela,penso que te referes ao Jaime Varela,mas não é, eu penso que é o Gil Bombas e o que está lá atrás, leva-me a crer que é o Joaquim Artur, isto porquê?. Se reparares nas outras fotos tiradas no mesmo dia quem está de plouver branco é o "QUIM" e como o grupo não era muito extenso, daí a minha dedução.
Cumprimentos
Filipe Jorge

Aniceto disse...

Olá Filipe Jorge!
Tens razão,é o Gil Bombas. O Varela em referência não é o Jaime, mas sim o outro Varela de Peniche de cima, mas não pode ser,ele fazia parte do ano do Raul Batista, do Tápia, etc.

- Germano, tens uma lupa? Vê as fotos com ela.

FGV disse...

Está quase tudo identificado, falta a do banco de jardim.

Aguardo

Filipe Jorge disse...

Foto Banco Jardim.
Fila baixo: Faria; Gil; Zé Barros e Vitor Victoria.
Em Cima; Martiniano;Joaquim Artur;Rui Torneiro. Em desequilibrio Carlos Rosa e Aniceto? ou o Engº? esta a minha unica duvida.
Um abraço para todos.
Filipe Jorge

Albino disse...

Ola malta.
para mim quem esta no meio do Gil Bombas e o Vitor Victoria e o Carlos Antunes...oram vejam bem melhor...isto porque fotos tiradas por me anos antes revelam a mesma fisonomia...
Abraco

Francisco Germano Vieira disse...

Olá Albino

O Filipe Jorge tem razão, é o Zé Barros, só tenho duvidas no que vai a cair porque o Aniceto naquele dia tinha camisola e este tem casaco.

Abraço

Aniceto disse...

Olá, pessoal.
Então como foi esse Natal?

Continuando a saga de quem é que está nas fotos,nesta do banco do jardim o Filipe Jorge tem razão,c penso que sou eu,apesar de quase sempre ser o fotógrafo,e ser muito raro andar de fato inteiro( só tinha um).
Germano,repara que não há mais fotos com as roupas que traziamos nesse dia.Já estive a ver com a lupa e pareço ser eu.Ok! muito já se descobriu, agora vamos tentar entrar em contacto com eles, pedir morada ou telemovel e guardar até combinarmos um encontro para 2010.

Um abraço para todos, um Bom Ano, e até breve.

Filipe Jorge disse...

Então Rapaziada!
Na vespera de Natal contactei com o Batim e com o Joaquim Artur e à momentos acabei de contactar com o Gil Bombas, dei-lhes a conhecer este meio de comunicação para eles tecerem alguns comentários e poderem estar atentos a um próximo convivio.
Bom 2010 para todos.
Um abraço.
Filipe Jorge

Albino disse...

Ola rapaziada amiga..
Embora poderei estar errado,e provavelmente que sim visto que voces ai sempre tiveram uma relacao mais proxima,o sorriso do que voces dizem ser do Ze Barros parece-me ser do Carlos Antunes..
Isto porque se repararem o Ze Barros na foto da Cascata a de certeza diferenca....a face do Carlos foi sempre mais redonda
...ao contrario do Ze Barros mais alongada...(eles devem estar com ouvidos a zoar hehe)....
Penso que se estiverem com os dois pois eles residem em Peniche tirarao as duvidas....perguntando-lhes..se nao chamamos os Inpectores Patilhas e Ventoinha para desvendar isto....
Bom 2010 para todos vos
Abraco

Aniceto disse...

Olá pessoal!!!!
Já que estamos na época dos vinhos e dos doces, que tal se nos juntarmos e formos beber um abafado ao Silvano e depois comer uns bolos"à borla" a casa do Aniceto?
Lembram-se disto?? Que saudades.
Mais uma vez um bom ano.
Aniceto.

Filipe Jorge disse...

Albino.
Tira essa da ideia, eu tenho a certeza absoluta que é o Zé Barros que deves em quando te marcava uns golitos nos treinos,ou já te esqueceste daquele cabedal.
O Carlos Antunes de que falas não aparece em nenhuma foto,o que identificamos numa ou noutra foto é outro Carlos Antunes correcto?
Um Abraçote
Filipe Jorge

Albino disse...

O Ze Barros esteve presente no ultimo convivio nos meados de Julho 2009 e que tu nao parcicipaste( ainda estou para saber porque)e falou muito...mesmo muito,claro as bebidas com muito alcool tambem ajudaram..ele penso que se divertiu assim como todos(uns 25)..para 2010 de certeza que havera oportunidade para aqueles que se queiram juntar ao grupo...depois do Campeonato do Mundo irei dar uma ideia da minha vinda a Portugal...a nao ser que facam antes..
Chico sera que, e volto a perguntar essa malta nas fotos estao a ver o teu blog?..Faria,Gil,Joaquim Artur,Ze Barros,Vitor Vitoria,J.Martiniano,Rui Torneiro..etc..?
Abraco

Francisco Germano Vieira disse...

Albino
dos nomes que apontas penso que o Zé Barros vai ver de vez em quando apesar de não de manifestar, o Rui Torneiro vai agora, os outros penso que não.

Abraço

Aniceto disse...

Germano!
O Zé M.Martiniano,a minha irmã Ana Maria, o Tápia e outros mais que vou encontrando dou-lhes o teu blog e "obrigo-os a ir lá.Podem não dizer nada mas vão lendo.Dentro de poucos dias vou a Peniche, depois aviso-te.
Abraço
Luis Aniceto

Albino disse...

Ola Aniceto
Para dar uma resposta a tua sugestao de ir ao Silvano beber os tais vinhos doces e especialmente o 'Abafado'Lembro-me perfeitamente...dos bolos de borla e que nao...sabes que o meu pai tinha uma taberna na Rua Tenente Valadim mesmo na esquina das escadinhas,fazendo concorrencia aos ainda existentes 'Canhoto e Joao Henriques'(penso que com novos donos)...e sabia que o Silvano era o fornecedor desses Licores para muitas tabernas incluida a do meu pai...muitas vezes quando ele se ausentava la bebia uns pequenos copos a borla...penso que tambem tu teras tido essa oportunidade com os bolos deliciosos que o teu pai fazia.....dizes bem..Saudades da nossa infancia
Abraco

Aniceto disse...

Albino!
A esquina das escadinhas que falas não era da rua onde existia a "parreirinha"?
Referente aos bolos que o meu pai fazia, não fizeste parte da turma que consta nas fotos e que por hábito quando saiamos da escola lá íamos visitar os dois locais.
Eu morava naquela casa de 1ºandar em frente à pastelaria Roma onde tambêm tinhamos a fabrica dos bolos,ao lado do consultório do Dr.Fortes no largo bispo de mariana.Lembras-te?
Abraço.
Luis Aniceto

Albino disse...

Aniceto o local da taberna do meu pai era na Rua Tenente Valadim a que da para a Torre do Relogio e onde mesmo ao lado agora esta um grande palco mandado erigir penso que pela Camara....e penso tambem que o nosso amigo Hermegildo Bombas Pacheco murou,mais tarde chegou a ser o escritorio dos fiscais da camara...O nome 'Parreirinha' assim onde tu moravas e onde existia a fabrica de bolos do teu pai lembro-me vagamente...sabes foram muitos anos depois da minha saida e voltar de novo apos 18 anos a Peniche...e mesmo natural Aniceto..
se Deus quizer nos vamos encontrar no fim do ano ou ate antes..
Abraco

Anónimo disse...

Albino!
"Parreirinha" era o nome da taberna que (não sei se ainda existe)existia nessa rua e que o nome do dono era Anibal pensov eu, como dizes já lá vão tantos anos.
Apróxima vez que for a Peniche vou confirmar.
Abraço.
Luis Aniceto

Albino disse...

Ola Aniceto.
Existia na altura e estou agora a lembrar na outra esquina..ou seja ao lado da Torre do Relogio um Cafe do Apio??..penso que foi demolido a uns anos atraz e que esta vedado dando um mau aspecto na dita Rua...fazia naquele tempo concorrencia ao meu pai claro....realmente havia muitas tabernas assim como hoje tambem...a malta e que era mais fixe penso eu..
Abaco