Ainda em relação aos 50 anos da Escola Industrial e Comercial de Peniche, lembrei-me das disciplinas que tínhamos no Curso de Formação de Electromecânico, quando eu andava no 2º Ano de Formação deste Curso, uma espécie de 8º ano, por alturas de 1964/65, tínhamos nada menos de 14 disciplinas, se a memória não me atraiçoa, a saber:
Mecânica Geral
Física e Química
Matemática
Orçamentos
Tecnologia Eléctrica
Tecnologia Mecânica
Electricidade
Português
Desenho de Máquinas
Desenho Esquemático
Oficinas de Electricidade
Oficinas de Serralharia
Laboratório de Electricidade
Religião e Moral
Tínhamos um horário extraordinariamente carregado, normalmente das 8 H da manhã às 18 H e ainda aos sábados, Oficinas das 8 H às 12 H.
Aquelas aulas de Oficinas de Serralharia de 4 horas a limar para executar os ajustamentos eram um petisco, até os Sábados eram preenchidos.
Para quem actualmente houve falar na televisão que os jovens estudantes têm uma “grande carga horária” (e eu não ponho em causa), no meu tempo aquilo era mais “carga de trabalhos”.
Uma coisa porém era certa, quando acabávamos aquele curso sabíamos interpretar um desenho de uma peça, trabalhar com um torno mecânico, executar uma ligação eléctrica, coisa que neste momento não é fácil saber aos 16 ou 17 anos, como nós naquele tempo.
Enfim outros tempos.
5 comentários:
E depois de todo esse trabalho intenso durante a semana e tambem aos sabados havia a Mocidade Portuguesa que penso teria sido obrigatorio se queriamos estar no bom lado da entao Directora...e quem nao se lembra dessa senhora...Obrigado Chico por voltar a lembrar o passado escolar e dar a conhecer aos mais jovens de hoje o que acontecia na altura...
Abraco
Olá Albino!!!!
Será que te lembras de mim?
Um abraço
Não se esqueçam que as quatro horas de oficinas ao sábado de manhâ tinham como segunda opção o ir para a praia de peniche de cima jogar à bola e não era falta colectiva porque haviam alguns que não iam!
Aniceto
Ola Aniceto
O teu nome nao me e estranho,e penso se tiveres oportunidade atavez desta pagina de dizer alguma coisa que se tivesse passado entre nos,seria um comeco....sabes foram muitos anos que se passaram,embora a minha memoria continua viva preciso mesmo de a activar ao maximo....
Sera que moras em Peniche?...na proxima vez que for a Portugal gostaria de te ver...talvez depois do campeonato do Mundo..
Isso de faltar as horas de oficina penso que teria tambem participado provavelmente...
Abraco
Albino.
Eu lembro-me de ti vagamente e se não andaste na minha turma deve ter sido na seguinte. Sou do ano do Germano, Martiniano, Batim, Joaquim Artur etc,apesar de ser mais velho porque chumbei dois anos. Não te lembras do filho do pasteleiro o Silva dos bolos? que morava em frente à pastelaria roma? O Germano entretanto vai pôr umas fotos dessa malta e depois verás! Espero que desta vez quando cá vieres eu possa estar presente.
Um abraço
Aniceto
Vou estar com atencao a essas fotografias e talvez me vou recordar Aniceto....claro que todos os nomes que mencionaste andaram comigo ate ao ano que vim para a Africa Do Sul,precisamente em Marco de 1966....portanto eras de certeza meu colega de escola...dificel agora ja"VELHOTES" e vendo as fotos da festa ainda tenho que puxar pela memoria..hehe
Abraco
Enviar um comentário