09/02/2010

Dia da Internet segura

Hoje é o dia dedicado à "Internet segura", claro que não é possível a existência de uma Rede completamente segura, mas com alguns cuidados e acções preventivas talvez minimizemos a insegurança.
Aqui deixo então algumas normas a respeitar na utilização da Internet.



-->
Uso do E-mail
Protejam o vosso computador. Não abram mensagens de correio electrónico sem garantir a identidade do remetente e confirmar o assunto. Caso duvidem da origem da mensagem de correio electrónico apaguem-na de imediato sem executar qualquer ficheiro ou anexo que conste da mesma. Ao receberem mensagens de pedidos de ajuda para crianças (por ex.) tenham atenção, porque a maior parte das vezes constitui fraude, mas se mesmo assim entenderem que tem credibilidade, ao enviarem para os vossos contactos, apaguem os endereços que acompanham a mensagem e além disso mandem para a mensagem em Bcc escondendo os endereços dos vossos amigos, muitas vezes estas mensagens são enviadas por Hackers com o intuito de ficaram de posse do maior numero de endereços possível.
Uso de Firewall
Este programa consiste numa protecção que permite reduzir os riscos de intromissão indesejados via internet, nomeadamente a partir de Hackers e Vírus. Alguns sistemas operativos já incluem firewall, se não tiverem é aconselhável instalar Antivírus com este programa
Acessos a Contas
Nunca acedam a links de Instituições bancárias ou outras através de sites duvidosos, digitem sempre o nome do site a aceder no navegador da internet.
Antivírus
Usem o antivírus diariamente actualizado.
Conversas, Redes Sociais na internet
Nunca divulguem o nome ou morada verdadeiro em conversações em chats ou jogos, ou em redes sociais, nem forneçam as vossas palavras-chave (especialmente os mais jovens).
Phishing
Nunca forneçam os vossos dados pessoais como BI, etc a pedido por e-mail mesmo que vos pareça absolutamente correcto, muitas das formas de utilização indevida de cartões de crédito ou acessos multicanal a bancos é por esta via que são obtidos.
Trojans
Os cavalos de Tróia são um tipo de software malicioso que se instala nos computadores via ataque directo ou e-mail, o fim é o mesmo, controlar o computador a partir de um ficheiro depositado no mesmo, o combate além de acção preventiva, nomeadamente nos cuidados com o e-mail, deve ser corrido o maior número de vezes possível (ao arrancar com o computador) o software antivírus e antispyware.
Wi-Fi
Com o desenvolvimento das Redes sem Fios é possível alguém estar muito próximo da nossa casa e “apanhar” a nossa rede “caseira”, pelo que se não queremos intromissão nos nossos computadores e rede é absolutamente aconselhável a utilização de palavra-chave complexa para evitar surpresas.


3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Chico. Para quem percebe pouco destas coisas as informações são uteis.
Jorge Saldanha

Anónimo disse...

obrigada.
maria

Luis Santana disse...

Muito bem, Chico. Sao utilissimos estes conselhos. Estas sempre em cima do acontecimento.Obrigado e um abraco.