09/02/2010

Edificio do Instituto Socorros a Naufragos de cara lavada!

Foi pintado o edifício do Instituto Socorros a Náufragos de Peniche de Cima, de facto tem outro aspecto. Pena que não venha a servir para os fins que seriam os seus e não volte a albergar ainda o Salva Vidas "Peniche", no sentido da preservação da memória, que se encontra a "céu aberto" na Fortaleza.

Foto 1 - Antes da pintura

Foto 2 - Pintado e com outro "ar", apesar de já nem a identificação ISN possuir.

Foto 3 - O velhinho "Peniche" na Fortaleza.

16 comentários:

Luis Santana disse...

Fiqou como nova a casa do salva-vidas, que diferenca! Agora e para completar a tarefa, seria bom ver o Peniche de volta, estou esperancado que isso vai acontecer.Um abraco

Albino disse...

Fiquei muito contente de ver isto,realmente foi um dos reparos em conversa nas caminhadas ate ao Baleal Chico...Agora com a cara lavada ate o Salva-vidas Peniche ficaria feliz de voltar ao abrigo da sua antiga casa....vamos esperar que isso aconteca...assim como a sua Identificacao..pois que para os residentes de Peniche De Cima continua a ser um Monumento com muita Historia...Penso que tal como o tu Chico o Luis e todos os Penichences vao estar atentos....
Abraco

Anónimo disse...

Seria bem para Peniche de cima ter um monumento destes, esta casa tem uma grande historia que era bom recordar e amostrar um pouco do que era esta praia antes de ser tao cheia de turistas !!!

Carlos Pacheco

estrela disse...

Olá,
Fiquei muito emocionada com estas fotos, pois foi aqui nesta casa que meu pai, Domingos Camarão (Canha), acabou a sua carreira de patrão de salva-vidas, também foi aqui que passsei com a minha família alguns fins de semana tão agradáveis na praia, foi aqui que dei a notícia da morte do meu irmão aos meus pais, por tudo isto não pude evitar uma grande emoção. Pelas fotos a casa parece-me linda...tenho que ir a Peniche vê-la de perto...e matar saudades.
Obrigada e um grande abraço, Belmira Estrela

Aniceto disse...

É sempre importante recuperar monumentos que nos fica na memória, principalmente para aqueles que passaram a sua infância em "Peniche de cima"como
lhe chamávamos (eu fazia parte de Peniche central) e que naquele tempo eram muito unidos que eu lembro-me disso.Orestauro é muito importante porque toda a gente sabe que a praia que antigamente era frequentada pelos moradores passou a ser a praia nº1 de Peniche e ainda bem que assim é.
Já agora uma pergunta: aquele terraço ou varanda que está pegado à casa não foi pintado porque?
Abraço.
Luis Aniceto

Francisco Germano Vieira disse...

Aquela espécie de "terraço" era onde existia a rampa do Salva Vidas, que com o tempo e a erosão do mar partiu, então fizeram aquela protecção em cimento e sou da tua opinião Aniceto, devia ter sido pintada para não dar aquele ar de desleixo.
Quero no entanto frisar a minha posição já assumida, de que este edifício que é património de Peniche, devia ser transformado para voltar receber o seu Salva Vidas e contar a história dos diversos acontecimentos aos vindouros, mais que não fosse como homenagem aos que por lá passaram.

Aniceto disse...

Voltando ao assunto: como disse anteriormente esta é a praia nº1 de Peniche, portanto muito frequentada e acho que tambêm existem alguns barcos de pesca pequenos, se houver um acidente longe da praia terá de vir o salva-vidas do porto de pesca? Não deveria ser reactivado este salva-vidas? Já agora aproveito para dizer que esta praia deveria ser embelezada na zona onde foi desactivado o estaleiro e o bar que era um barco antigo. Dava outro ar à entrada do portão.

Luis Aniceto

Albino disse...

Estou completamente de acordo contigo Luis Aniceto..alias assisti ao vivo (tive sorte claro)a limpeza total do velho estaleiro e a do tal barco bar,numa das ferias em Peniche ja uns anos..e nao muito mudou...agora com a cara lavada do monumento pode ser que desta vez vai haver mudanca para melhor..
Abraco

Anónimo disse...

Seria uma boa ideia, aproveitar as experiencias dos homens que passam tardes inteiras no portao e fazer daquela casa o "Museu da Praia de Peniche de cima"

Déve haver força e vontade para isso, nao ??

CP de Penixima

FILIPE da SILVA disse...

boas tardes,

foi ideia também que me passou pela cabeça, criar um museu do mar, mas acho mais interessante um centro de dia e ocupação para aqueles que deram parte da sua vida no mar....se há em PX de cima café dos pescadores...porque não o museu do pescador ou algo parecido...

fica o apontamento

http://setaspeniche.spaces.live.com

Anónimo disse...

Vá-lá ainda manterem o simbolo na fachada, porque a dita casa vai ser dormitorios para os policias maritimos.
Deveria sim de ser uma casa museu e com a componente de no verão estar equipada com meios de socorros a naufragos, para se poder actuar na baia norte com motas de agua e motos 4X4 e central de nadadores salvadores

Anónimo disse...

O Presidente da camara não consegue ver essas situações, só ver surfs.
Deveria de haver um objectivo que coloca-se aquele edificio tão nobre como ele e as suas historias merecem. O Povo de Peniche agradecia e os forasteiros tambem se fosse na nazare já à muito que estava feito.
Isto até dá votos, abra o olho Sr Pres.

Anónimo disse...

O seu a seu dono!
Pelo que tenho lido neste sitio, tudo o que presentemente se faz de mal nesta Cidade a culpa não morre solteira e então arranja-se logo o noivo, o Presidente da CMP.
Se pensarmos bem e sem azias as areas envolventes à zona maritima, como, salva vidas, Porto de Pesca etc,... etc e tal, serão da competência exclusiva da CMP, não haverá outras entidades, igualmente responsaveis como a CMP?.
Pessoalmente não estou dentro deste assunto,para poder afirmar que sim, mas....fico com a minha, poderei estar errado.

Francisco Germano Vieira disse...

O Sr. Anónimo das 10 h 23, talvez tivesse querido dizer " Pelo que tenho lido em alguns comentários neste sítio" e não como por lapso afirmou "pelo que tenho lido neste sítio".
Assim sim o seu a seu dono, como responsável deste Blogue não tenho o hábito de descarregar culpas na Câmara Municipal ou em quem quer que seja, mas sim suscitar dúvidas e questões, apontar problemas mas também apoiar iniciativas.

Cumprimentos

Luis Santana disse...

Por corrigam-me se eu estiver errado, mas sempre houvi dizer que tudo que seja relativo ao mar, sera do foro do ministerio da marinha. Era assim no tempo da outra senhora ( que se mantenha la nos confins do inferno), e acho que se tem mantido neste pe. Por vezes e facil arranjar-se um bode expiatorio e descarregar a nossa ira por da ca aquela palha. Um cordial abraco deste penicheiro.

Luis Pedreira disse...

Que pena uma instituiçâo como o instituto de socorros a naufragos deixar desvalorisar o seu (e o nosso)patrimonio desta maneira, uma estaçâo com esta historia merece mais que uma lata de tinta, nâo fosse so pela memoria dos homems que ali serviram o Pais, entre outros o meu bisavô e o meu pai,

Luis Pedreira