02/03/2010

Acidente no C. Carvoeiro em 24 de Março de 2005

A propósito do acidente ocorrido há dias neste mesmo local com consequências trágicas, recebi do amigo Carlos Caetano, que se encontra em Itália, estas fotografias que dão conta de um acidente em 24 MAR 05 presenciado por ele quando estava no terraço do Restaurante "Nau dos Corvos", em que três espanhóis que desceram até à "Lage dos Pargos", foram apanhados por uma onda.
Dois deles conseguiram, sem auxílio, escalar as rochas e colocar-se a salvo. O terceiro foi apanhado pelas correntes e só se salvou graças à pronta intervenção do salva-vidas do ISN.
Pode ver-se na Foto 3 a distância a que o jovem foi parar levado pela corrente e aparentemente o mar estava calmo.


Nunca é portanto demais alertar para os perigos inerentes à descida destas arribas.






03 MAR 10
P.S.- Por lapso e com as devidas desculpas ao Carlos Caetano e agradecimentos ao Nuno Leitão troquei a data do acidente, a nacionalidade do acidentado possivelmente foi devida a informação errada obtida pelo Carlos. Aqui estão as devidas correcções.

2 comentários:

Nuno Leitão disse...

Uma rapariga de 27 anos, natural da vila do Bombarral, foi resgatada com vida pelo salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos de Peniche, depois de ter caído ao mar na zona do cabo Carvoeiro, no passado dia 24 de Março ao final da tarde.

O alerta foi dado para os bombeiros voluntários de Peniche, pelas 17h18, informou o CDOS de Leiria, tendo estado no local 13 bombeiros apoiados por três viaturas.

O comandante dos bombeiros voluntários de Peniche, Carlos Garcia, relatou que senhora foi resgatada com vida pelo ISN e transportada pelos bombeiros ao hospital. Mesmo assim foi accionado o Grupo de Resgate em falésia dos voluntários de Peniche, como medida preventiva.

Segundo fonte, a vítima, apresentava sinais de "hipotermia, um braço partido e pequenas escoriações no corpo".

Para resgatar a vitima o salva vidas do ISN teve pela frente ondas de três a quatro metros, o que não impediu o sucesso do resgate. As operações terminaram pelas 18h50, sendo a vítima classificada como ferido ligeiro.

http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=8787&oro=2&pesquisa=cabo+carvoeiro

Jaconto Neves disse...

É verdade! pois fui eu com a minha Guarnição do ISN-Peniche que salvei a rapariga de 27 anos, no dia seguinte a mala que tambem caiu ao mar, foi dar à costa na Figueira de Foz, o cão é que nunca mais foi visto.
Mesmo com um braço partido, conceguiu aguentar-se muito bem, tudo isto porque era praticante de natação,passado um mês no hospital, veio agradecer há tripulação do Salva-vidas de peniche pela missão bem sucedida.
Eu proprio pedi oa Sr. Presidente da Camara para se colocar uma placa sinalética no acesso às escadas para informar o perigo ali escondido, ou então colocar uma corrente, assim existe um aviso!
Devido às correntes maritimas quem ali cai normalmente não aparece, pela experiencia adquirida conclui.