13/03/2010

A minha primeira Escola Primária


Escreve-me o Jorge Serpa (de que eu ainda não me estou a lembrar muito bem) desde Inglaterra, que quando apresentei a fotografia da entrada de Peniche de Cima não referi a Escola Primária do Professor Serpa onde ele andou com o Luís Santana, o Matias Charrinho, o Sales, etc, eu penso que ele se está a referir a este primeiro andar que se vê na fotografia e que é o segundo prédio a contar da esquerda.
Ele tem toda a razão foi ali também a minha primeira Escola Primária, ali fiz a 1ª Classe cujo professor era o Sr. Oliveira (que depois abandonou o ensino), na minha turma lembro-me bem que havia uma fila encostada à janela com alunos da 3ª Classe. O nosso recreio era nas muralhas e as Guaritas serviam para as necessidades, outros tempos. Naquele edifício, aquela porta larga era a taberna do Ramiro, a segunda porta onde hoje é a loja da Anita era a Barbearia do Sr. João Barbeiro (um activista da oposição, chegou a ser preso pela PIDE) e a porta a seguir era para ir para a escola que era todo o 1º andar.
No outro ano a seguir fui para a Escola Velha para o Professor Ribeirinho.


2 comentários:

Anónimo disse...

Tem toda a razão o Jorge Serpa, que eu não conheço, mas conheço a escola, onde também fiz a 1ª classe, com o prof. Serpa, que era ou é Açoreano e tive como companheiros de turma, se a mamória não me falha, o Belmiro Pereira, O Carlos José Leiria, o Carlos Alves(Borralha), o Elisio Pinto (já falecido) penso que o Carlos Charrinho, o Bulhões e outros que já não me lembro. Penso que o pessoal de "Penixima", pelo menos grande parte dele, passou por lá na 1ª classe. Na 2ª segui-se o Ribeirinho. Seria sina daquela Escola? È realmente o primeiro andar a que te referes, penso que jà há alguns anos é casa de Habitação.
Um Abraço
Jorge Saldanha

Luis Santana disse...

Chico. a foto do Jorge Serpa esta no blog, vai as mensagens antigas e la esta o Jorge entre o Filipe e o Valdez, tenho a certeza que o conheces. Esta na equipa de juniores de 65/66. Ja agora aproveito para enviar um grande abraco ao Jorge, pois ja nao o vejo desde que sai de Peniche.