-->
Esta fotografia enviada pelo amigo Jacinto Borges e a que chamou “os 15 de Peniche na tropa”, foi tirada em Agosto de 1965 no R. I. 5, quando há já 45 anos assentaram praça e integrados todos no mesmo pelotão (caso para dizer, um pelotão penicheiro), tendo seguido mais tarde após a especialidade quase todos para a Guerra Colonial.
Seguem os nomes tal como eles se conheciam, também aí estão o Alferes e os Cabos Milicianos que não eram penicheiros.
Na 1ª fila Tomé, Gamelas, Américo Farricha, Jacinto Borges, Viola, ?, João Alcha e José Alcha.
Na 2ª fila Cabo Miliciano, Cabo Miliciano, Funileiro, Albertino, Jorge Nazareno, Elísio Paulino, Aurélio, Cabo Miliciano, Alfredo e Ricardo.
À frente do Elísio está o Alferes comandante do pelotão.
10 comentários:
É verdade amigos passaram 45 anos, parece que foi ontem tinhamos todos 20/21anos e agora estamos na chamada terceira idade, mas muita sorte tivemos nós em cá chegar, o mesmo não aconteceu com o Alfredo pois deixou-nos muito jovem.
Um desses elementos é de Peniche de Cima o Viola, penso que primo do João Manuel Viola o amigo acérrimo bairrista, muito orgulhoso da sua penixima nos seus comentários.
Um abraço Jacinto
olá amigo jacinto borges sim o joaquim mesquita viola é meu 2º primo o meu avô paterno era irmão do pai dele.........esta foto também me diz muito é que foi tirada catorze anos antes de eu iniciar aqui também no RI5 (hoje escola de sargentos)a minha vida militar ( a qual cumpri sempre com um sentimento de revolta)..........quanto ao meu bairrismo de peniche de cima (já estou a sorrir) deve continuar a ser uma referência para todos nós e a merecer todo o nosso esforço e dedicação...........vou-lhe dar um de muitos exemplos que podia aqui escrever.............
estive ligado a uma empresa de pesca de peniche "UNICOOPESCA" onde trabalhei de 1977 a 2007 como técnico oficial de contas, que no seu pique (1984) chegou a ter 600 pescadores divididos por 16 traineiras de cerco e 12 barcos de pesca artesanal, destes 600 pescadores cerca de um terço eram de peniche de cima e a diferença era muito grande em relação aos outros dois terços (respeito - honestidade - atitude no trabalho)eu costuma dizer aos meus oito colegas de escritório (entre os quias o actual presidente da camara com quem tenho tido algumas quesílias por causa do que não é feito em peniche de cima, por exemplo o filtro amarelo de 1935 (outra nossa referência) já está ha dois anos para ser reparado)o pessoal lá de cima até a jogar fora (porque a sua actividade era em peniche de baixo) é diferente,e vou acabar este pequeno já longo comentário deixando aqui o nome de um homem pelo qual em tenho o máximo respeito e consideração e por sinal também é de peniche cima que é o senhor ARMÉNIO (atador) que foi para mim a referência máxima desta empresa (unicoopesca)e o ultimo a fechar o armazem de redes desta empresa................
um abraço a todos e em especial ao amigo Jacinto Borges o qual vou ter de certeza a oportunidade de o conhecer pessoalmente um dia destes....
joao manuel viola
Ensinaram-nos a matar, querendo fazer-nos crer que defendíamos a Pátria, essa grande porca que tem filhos e enteados.
Oh Jacinto!
O militar que está a seguir ao Viola não é o Idalécio?
Cumprimentos
Filipe Jorge
Ola Jancinto
o rapaz que esta au lado do Violinha
meu visinho do casal dos Violas aonde eu cresci ate os meus 15 anos
devia ter ido para a regiao de lisboa
aonde o pai foi tranferido como faroleiro!!
na foto falta o Fozica que foi dado como doido depois de eu ser ouvido pelo comandante aonde eu confirmei que na ribeira era dado como anormal e entao foi para casa.
Olá Elísio benvindo aos comentários do blog do Francisco, em boa hora mandei a foto para te ver por aqui a comentar ,há tantos anos que a gente não se vê,eu também me parecia que o colega que está ao lado do Viola já vivia em Lisboa naquele tempo assim como o que nós chamávamos de Funileiro.É verdade o falecido Fózica também pertencia a este grupo e foi quando foi connosco que ficou daquela maneira.Para o Filipe Jorge está dada a resposta não é o Idalécio.Para o Farelhão digo que fomos para lá obrigados e não merecíamos ser tão mal tratados como somos pelos nossos responsáveis.Ao joão Manuel Viola digo que gosto muito desse seu bairrismo, penso que ser bairrista é querer sempre mais para a nossa terra, neste caso para o seu bairro,acho que Peniche de Cima já é hoje uma das zonas mais bonitas de Peniche.É isso qualquer dia temos que conhecer pessoalmente todos os participantes do excelente blog que é o Pinturas em Peniche. Bem já vai longo o meu comentário quero agradecer ao Francisco a publicação da foto assim como a permissão que me tem dado para todos os meus comentários.
um abraço jacinto
Como eu gostava de conhecer essa malta....mas para mim e muito dificel...estava com 15 anos na altura e no ano seguinte parti para a Africa do Sul...a tua cara Jacinto e sabendo que tens mais 5 anos do que eu penso que agora vendo esta foto..me lembro de ti mas claro foram muitos anos...senao tivesse ido para a Africa do Sul..tambem teria sido convocado para a tropa....enfim tive sorte...embora tivesse que pagar uma boa quantia para poder ir a Portugal...
Abraco
Olá a todos.
O nascimento de cada ser humano não é o próprio que o destina, mas sim e no meu caso em particular são as circuntancias familiares que assim o obrigam.
Eu, nasci no Fialho, local que faz parte da freguesia da Ajuda, sinto muito, mas, mesmo muito orgulho ter nascido onde nasci, em ser de Peniche de Cima e nunca por nunca, ocultei a ninguem o local onde nasci, o qual passo a citar "NAS CASAS DO FIALHO EM FRENTE AO FAROLIM NA 4ª PORTA". hoje já não existem, pois deram azo a um parque de estacionamento da praia da Gamboa.
Mas o meu comentário vai direccionado ao João Viola, pessoa pela qual nutre simpatia, mas que não lhe deixe de perguntar se faz sentido nos dias de hoje, o seu bairrismo tão fogaz... só me faz lembrar noutras épocas os confrontos desportivos entre o GDP e os GDN ou CSC ou SCUTV, dizendo-lhe se não será muito mais prospero fortalezermos a união de todos os PENICHEIROS em prol de uma CIDADE única do que estarmos a fazer divisões e contabilizações que um terço.... era superior a dois terços ...em termos de isto ou daquilo.... quando toda gente sabe que em todo o lado há do BOM e do menos BOM,... agora se queremos ver só o nosso lado... então somos mesmo BONS.
O meu GDP é o melhor para mim... mas....
João...Peniche só há um, que eu saiba,... a placa que identifica a Cidade só diz...... PENICHE.
Um abraço
Filipe Jorge
olá Filipe Jorge boa tarde........
respeito na integra o teu comentário......nas perguntas que me fazes eu vou-te responder, se o meu bairrismo faz-te lembar os jogos entre o peniche os nazarenos o caldas e o torreense, então ai o meu bairrismo ganha, ganha porque nessas épocas esses jogos eram assistidos por 2.000 pessoas +- e esta época o caldas teve 222 assistentes e o torreense 188,são pulicadas aqui fotografias desses tempos e todos comentamos, foi publicada a cerca de um mês atras uma foto do gdp de duas épocas atras, equipa essa que ganhou o maior numero de titulos do gdp séniores em toda a sua existência numa só época, e teve só um comentário do Luis..............no que diz respeito ah união de todos os penicheiros estou contigo, mas ai temos que convencer os tecnocratas (os que querem o controle de tudo) de peniche de baixo a estar conosco, porque esses sem se identificarem é que dividem.........em relação a um terço ser maior que dois terços essa resposta vou-te dar pessoalmente no próximo domingo em olivais e moscavide a ver o nosso sempre querido grupo desportivo de peniche............
um grande abraço para ti amigo filipe jorge..........
joao manuel viola
Obrigado Francisco pela retificação, 2010 foi quando esta foto foi inserida no blogue e que deu azo a estes comentários, destes da foto além da partida prematura já descrita do Alfredo partiu já depois da inserção desta mesma o nosso saudoso amigo Américo Farricha,estes comentários têm oito anos,parece mentira pois parece que foi ontem, gostei de reler tudo de novo, opiniões diversas e muito agradáveis num grupo de amigos, continuo a ter a mesma opinião porque não um almoço de amigos deste blogue, andam dispersos mas não é difícil encontrar a maior parte, era giro, se for necessário dou uma ajuda, ao amigo João Manuel Viola que não mais encontrei espero dar os parabéns brevemente pela subida do G.D.P. ao campeonato Nacional de Seniores, prova com a qual não concordo por ser um campeonato sem pés nem cabeça mas que será o prémio de campeão distrital espero eu. Peniche de Cima ou de Baixo, é Peniche somos todos penicheiros é saudável este bairrismo que há séculos tinha um cunho bem mais arreigado, hoje embora seja giro está desatualizado, quando nos reunimos somos todos Amigos de Peniche, eu com muito orgulho já com quase 50 anos de Torres donde a minha mulher e filhas são naturais por muito que goste desta terra adoptiva sou sempre Penicheiro e nunca conseguirei esquecer essa terra para a qual dentro de dias espero ter como residência quase todo o verão, de inverno regresso à toca onde tenho melhores condições. Um abraço a toda a gente deste blogue que convido a voltar aos tempos idos comentando de novo.
Enviar um comentário