09/03/2010

A "polémica das Bicas"

Bica que está em S. Marcos e que seria a nossa?


Bica instalada no Largo dos Navegantes em Peniche de Cima e que pelo aspecto é demasiado recente para a idade inscrita.
Polémicas à parte deixemos as coisas estarem como estão, aquele cantinho em S. Marcos também está bonito e nós temos a nossa Bica, mesmo sem água lá a recolocaram depois de uns anos de ausência. A única coisa que não queremos é que nos tomem por tolos, de resto tudo bem. Este post vem na sequência de comentários anteriores bastante divertidos acerca do tema.

8 comentários:

Anónimo disse...

Não é assim que me lembro da bica! Há qualquer coisa na torneira......
Um abraço
Jorge Saldanha

Albino disse...

Essa Bica nao e a antiga quase tenho a certeza...a original antigamente servia como posto de abastecimento para muitas casas que nao tinha agua canalizada..uma delas era a dos meus avos...penso que so houve agua canalizada e nao me recordo a partir dos anos 60??...Talvez alguem podia ajudar a responder...outra coisa me lembro era o tranporte da agua em bilhas de barro ate casa..lembram-se disso??
Era bem duro porque era na cabeca que a transportavam..
Abraco

Anónimo disse...

Ela estàva ai nesso sitio ou encostàda à muràlha ?

Carlos Pacheco

Anónimo disse...

Ela estàva ai nesso sitio ou encostàda à muràlha ?

Carlos Pacheco

Francisco Germano Vieira disse...

A bica estava neste sítio, mas era um pouco maior, não posso dizer se era a de S. Marcos ou não e isso neste momento é irrelevante, com respeito a acarretar as bilhas ás costas Albino, fala comigo, porque eu só tive água canalizada a partir de 1967 assim como energia eléctrica, lembras-te com certeza que eu tinha a incumbência de abastecer o aparador das três bilhas em minha casa, lá tinha que ao fim do dia andar com a bilha às costas.
Abraço

Unknown disse...

Foram uns sortudos, porque eu no Paço, p/além de acarretar os canecos de àgua p/casa ainda tinha de tirá-la a balde do poço e não era pouca pois tinhamos muitos animais e p/terem uma idéia uma vaca leiteira poderia beber cerca de 20 litros.
P/além deste petisco tinhamos o tempo de pulverizar as vinhas e àrvores em que percorriamos kM c/dois canecos às costas p/alimentar os Srs que andavam a pulverizar.
Que bom ter mudado p/melhor!

Um Abraço
Tito Caetano

Anónimo disse...

Claro que a bica é irrelevante, se fosse muito importante, tinha-se feito um pé de vento tremendo. Só a comentei porque aparece a foto de uma bica, que a mim me parece que não é a que estava lá. Quanto à agua "acartada" em bilhas para casa de cada um.....para a minha tqmbém era, a unica diferença é que não era eu quem fazia isso. Era a Argentina, infelizmente já desaparecida, a quem os meus pais pagavam, não sei quanto, por cada bilha. Tempos em que a vida não me corria tão mal, mas são outras estórias.
Um abraço
Jorge Saldanha

Francisco Germano Vieira disse...

Olá Tito

Sim, tu no campo tinhas outra actividade mais intensa devido ao trabalho nas terras e com os animais que vocês possuiam, aliás existem três actividades que sempre me impressionaram e ainda hoje são difíceis apesar da evolução dos tempos, a vida de pescador, do agricultor e dos mineiros.

Abraço