Na minha vida tenho um contacto breve mas importante com a indústria naval, com 17 anos após a conclusão do Curso Industrial de Electromecânico, fui para o estaleiro da Lisnave, o que causou um grande impacto na minha vida, aquilo era uma cidade, os seus pórticos gigantes, aquelas docas de 500 000 tons, aqueles 4 000 trabalhadores que laboravam pelos navios, causaram em mim uma grande impressão. Estive no Estaleiro até ir para a Força Aérea no final de 1968, lá tirei o Curso de Soldador e ainda não o esqueci.
Sou por isso muito sensível a esta unidade industrial e é com orgulho que vejo crescer os Estaleiros Navais de Peniche, tendo acompanhado fotograficamente o seu crescimento a partir do exterior nos dois últimos anos.
Quando nesta terra o mais fácil é dizer mal e o mais difícil é dizer bem, de um amigo, de uma obra, de uma empresa, relevo aqui o trabalho que alguém está a fazer em Peniche, na consolidação de um estaleiro naval, bolsa de conhecimento da construção e reparação naval, tanto em fibra como em ferro, capaz de rivalizar já com os maiores do país.
Sem prejuízo de uma abordagem posterior mais aprofundada, a partir da altura em que tenha mais conhecimentos, devo constatar que, com a construção da doca seca e do pórtico, já tem outro aspecto, já pode construir navios de mais de 60 metros e será sem dúvida, gerador de emprego e fixador de um pólo dinamizador, que manterá Peniche, um nome a ter em conta, na indústria naval.
A obra que se está a fazer em Peniche, é para ser acarinhada, numa altura em que não há emprego nem estão a ser criados novos postos de trabalho na cidade, é preciso apoiar este tipo de empreendedorismo, esta será uma industria que fará parte do “BI” de Peniche e que pode conviver perfeitamente com a industria turística.
Não queria um dia abandonar este blogue sem fazer referência aos Estaleiros Navais de Peniche, porque acho que é de inteira justiça.
Da primitiva "carreira" até aos nossos dias.
11 comentários:
Obrigado Chico pelas fotos,da para perceber o que realmente se esta a passar na nossa Cidade e que devemos estar orgulhosos por tudo o que se tem feito....era nessa zona onde esta o estaleiro bem junto ao "molho leste"que dava-mos as nossas banhocas a 50 anos...nos dias de Verao intenso.
Parabens a todos que estao envolvidos nesta grande obra..
Abraco
Sobre o assunto de que trata, não tenho competência para o desenvolver ou apreciar. Mas....não digo o mesmo da sua frase" não queria um dia abandonar este blogue...". Nem pense. Precisamos do seu blogue.
Bom fim de semana.
maria
E sempre positivo tudo o que crie postos de trabalho e contribua para a economia do nosso Peniche. Um abraco.
Também costumo fazer umas visitas para ver as obras do estaleiro.
Destaco também a construção do Modelo que irá, com certeza, criar postos de trabalho para a terra.
Sera mais uma boa achega a construcao do Modelo. Ja agora, onde sera construido? Um abraco
Está a ser construído por traz do Convento.
Abraço
Quando estive ai o ano passado ouvi falar disso...boa noticia para Peniche,sinal que vai haver mais competicao entre os ja existentes super-mercados,o que e bom para nos os consumidores.alem do que disse e muito bem o Luis trazer mais postos de trabalho..penso eu...mais uma opcao para que mora em Peniche de Cima...
Abraco
O Modelo está em construção (em ritmo acelerado) e prevê-se a inauguração em Outubro.
Segundo ouvi dizer, embora não tenha confirmação, está prevista também para esse local (zona do Convento)um McDonald`s.
Serão mais postos de trabalho.
Obrigado pela dica Chico e que tal algumas fotos, se possivel. Desde ja te agradeco. Um abraco
Não sou de Peniche, mas tenho metade das minhas raizes nessa linda cidade, é com muito agrado de que vejo a Cidade de Peniche a desenvolver uma industria mundialmente compativél.
Com a crise em que todos estamos a passar, só me resta dizer "É de Louvar"
Um bem haja, e força são os meus desejos.
Emanuel Sales
Amigo "Xico" àcerca do Estaleiro da nossa terra, embora ainda não o conheça interiormente, tenho falado com várias pessoas que têm trabalhado aí, parece que tem boas condições de trabalho e pelo que também já li é uma empresa de futuro.Tal como tu,embora eu com mais anos ligado a navios (42 anos)vejo com agrado o evoluir desta empresa já com algum nome internacional neste tipo de barcos.Brevemente forneço-te os tais documentos para o tal trabalho a que também espero ajudar-te. Um abraço do Álvaro.
Enviar um comentário