25/01/2011

Rádiogoniómetro Ben-Ten - Modelo 2202 - ano 1973

O Rádiogoniómetro BEN-TEN, Modelo 2202 de 1973 de fabrico Japonês, era composto por um receptor normal com uma antena vertical e uma antena de quadro com um sistema de servomecanismo, tratava-se de um aparelho automático de recepção (ADF= Automatic Direction Finder) e o utilizador (mestre) só tinha de sintonizar a estação de costa ou navio, de resto o aparelho transmitia à rosa a direcção do sinal, indicando assim ao mestre o rumo a seguir.

O princípio de funcionamento é simples, um radio farol ou uma estação transmissora fixa ou móvel (outra embarcação) irradia um sinal radio-eléctrico circular e o nosso receptor a bordo, que está ligado a uma antena direccional obtém a origem do sinal, ou seja determina a direcção do transmissor indicando no quadrante a sua direcção, assim o mestre verifica a diferença entre a posição do emissor e a proa do navio. Este aparelho também servia para determinar a sua posição (pouco utilizado na nossa costa) desde que sintonizasse duas estações fixas determinadas, achando a sua posição face às mesmas.

Serviu como auxiliar de navegação nas décadas de 60 e 70 do século XX (entretanto foram surgindo aparelhos mais sofisticados), na pesca artesanal, cerco e também longo curso. Era um aparelho caro pelo que foi utilizado por poucas embarcações na pesca do alto e algumas poucas “campeões de pesca” de cerco. Por vezes estes aparelhos eram usados para detectar a posição das embarcações que estavam a apanhar peixe.

O primeiro aparelho deste modelo a ser instalado em Peniche foi no barco de pesca de longo curso “Trio Ribamar” no ano de 1973.


------Radiogoniómetro com antena automática--------



--------Diagrama Bloco--------


------Aspecto geral---------


Especificações:

Marca - Ben-Ten

Modelo - 2202 ADF

País - Japão

Ano - 1973

Antena - Rotativa (tipo Loop)

Frequências - 190 – 420 Khz

535 – 1400 Khz

1400 – 3200 Khz (onda marítima)

SSB

Sem comentários: