O princípio de funcionamento é simples, um radio farol ou uma estação transmissora fixa ou móvel (outra embarcação) irradia um sinal radio-eléctrico circular e o nosso receptor a bordo, que está ligado a uma antena direccional obtém a origem do sinal, ou seja determina a direcção do transmissor indicando no quadrante a sua direcção, assim o mestre verifica a diferença entre a posição do emissor e a proa do navio. Este aparelho também servia para determinar a sua posição (pouco utilizado na nossa costa) desde que sintonizasse duas estações fixas determinadas, achando a sua posição face às mesmas.
Serviu como auxiliar de navegação nas décadas de 60 e 70 do século XX (entretanto foram surgindo aparelhos mais sofisticados), na pesca artesanal, cerco e também longo curso. Era um aparelho caro pelo que foi utilizado por poucas embarcações na pesca do alto e algumas poucas “campeões de pesca” de cerco. Por vezes estes aparelhos eram usados para detectar a posição das embarcações que estavam a apanhar peixe.
O primeiro aparelho deste modelo a ser instalado em Peniche foi no barco de pesca de longo curso “Trio Ribamar” no ano de 1973.
------Radiogoniómetro com antena automática--------
--------Diagrama Bloco--------
------Aspecto geral---------
Especificações:
Marca - Ben-Ten
Modelo - 2202 ADF
País - Japão
Ano - 1973
Antena - Rotativa (tipo Loop)
Frequências - 190 – 420 Khz
535 – 1400 Khz
1400 – 3200 Khz (onda marítima)
SSB
Sem comentários:
Enviar um comentário