19/03/2011

O debate das Freguesias


Conforme verifiquei aqui e aqui, começou o debate para a reorganização das Freguesias no Concelho de Peniche, posteriormente li no jornal "A Voz do Mar" que uma das ideias era fazer uma única Freguesia para a Cidade de Peniche, ou seja o debate vai adiantado.
Porque sou de Peniche de Cima, porque a população e a sua cultura têm especificidades próprias, que não quer dizer que sejam melhores ou piores, que começou em Peniche de Cima o primeiro povoado da futura Cidade, apresento aqui a minha sugestão em relação a este tema.
- A Freguesia da Ajuda é uma freguesia urbana, com uma área de 4,37 Km2 e uma densidade populacional de 1982,7 Habitantes/Km2 segundo Censos de 2001, pelo que está dentro daquilo que poderá designar-se por uma freguesia urbana equilibrada.
- Pelo que atrás disse, penso que esta deverá ficar tal como está independentemente do que tiver de ser feito em relação às Freguesias de S. Pedro e Conceição, essas sim de facto de tamanho reduzido.
- No que diz respeito às Freguesias rurais sugiro a manutenção da Freguesia da Atouguia da Baleia e a junção das Freguesias de Ferrel e Serra del Rei em uma única.
- É evidente que isto que faço aqui é um mero exercício de cidadania, pois que tudo será decidido nos órgãos próprios e com certeza tendo em atenção o sentir das populações.

1 comentário:

António Rocha disse...

Pior que um erro é cometer dois ou mais erros. Primeiro PS e PSD adiaram a Regionalização. Depois para desviar as atenções da crise inventaram esta tolice de mexer nas freguesias. Felizmente que a existir alterações elas vão acontecer nas freguesias urbanas. Qualquer ideia de juntar freguesias rurais é o mesmo que defender um clube único tipo Sporting-Benfica.Na cidade uma, duas ou três?É curioso enquanto a Presidência destas Freguesias esteve a cargo do PS nem o pai nem o filho defenderam este absurdo. Hoje todas as Freguesias do concelho têm meios financeiros e humanos proporcionados pela Câmara Municipal de Peniche.São autarquias que fazem trabalho no dia-a-dia ao serviço das populações.Deviam era acabar com metade dos Institutos existentes em Portugal.Sobraria muito dinheiro para potenciar o Poder Local.Sobre a Voz do Mar está pior que o Belenenses.Curioso o ex-assessor da Câmara PS é o actual chefe de Redacção deste Jornal.Não é de estranhar esta favor político prestado ao Tiaguinho. Isto é tudo muito Xuxas.